quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

O SILÊNCIO

O silêncio que faz uma parte de mim calar

Por um momento me fez gritar.

Minha voz triste no infinito ecoou

E calmamente no vazio logo se apagou.

Uma parte de mim quer no silêncio ficar

Enquanto a outra insiste em mais alto falar.

Aos prantos me ponho a sorrir

Mesmo estando sem alguma dor a sentir.

Esse silêncio que faz uma parte de mim entristecer

Novamente me fez instintamente viver

Lembranças de um passado sofrido

Que a tanto tempo havia no silêncio esquecido.

A dor que me trazes mais uma vez no peito

Apesar das súplicas que tanto tenho feito

Jamais conseguirei de mim afastar

Enquanto o silêncio insistir em me calar.

O silêncio que tanto me fez calar

Por um momento também me fez sonhar.

Pois se uma parte de mim quer por força entristecer

A outra parte me faz insistentemente viver.

Esperançoso sigo na vida a caminhar

Mesmo com as lembranças atônitas triste a vagar.

Como se num mar de lágrimas vivesse triste a sorrir

Pela imensa dor que outrora me fez no peito sentir.

Da vida não almejo nada comigo levar

Quando nos meus últimos dias suspirar.

Apenas suplico com lágrimas a sorrir

Que no silêncio, um suspiro de paz eu posso sentir.

AMAZÔNIA RIBEIRINHA: CONCEITOS

Fonte: (Foto: Divulgação/José Carlos Sáhttp://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2012/06/populacao-do-distrito-de-nazare-ro-reclama-da-falta-de-seguranca.html

Souza (2013, p. 21) define a Amazônia como lugar de múltiplos fenômenos físicos e sociais de muita complexidade. Neste sentido, é necessário entender as razões dos múltiplos descompassos existentes e que perduram desde o seu povoamento. Para Loureiro (2001, p. 9), quando de trata da Amazônia a grande causa a ser desvendada é o contraponto sociedade e natureza para assimilar, compreender e exprimir tal complexidade.

Ribeirinhos é uma denominação geralmente usada para caracterizar os pequenos produtores que têm nas terras de várzea o seu espaço social organizado. Diferencia-se do pequeno produtor da terra firme, não só por ocupar um espaço físico diferente, mas também por sua relação com a terra e com a água (CHAVES, 1990).

A partir do Decreto nº 6.040, de 7/02/2007, as comunidades tradicionais foram entendidas como grupos culturalmente diferenciados e que se reconhecem como tais. Possuem formas próprias de organização social, ocupam e usam territórios e recursos naturais como condição para sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica, utilizando ainda conhecimentos, inovações e práticas gerados e transmitidos pela tradição e não apenas meros transmissores dos modos de vida na beira do rio.

Frente a esses paradigmas a educação nas comunidades ribeirinhas precisa ser profundamente repensada. O modelo de educação utilizado nas áreas urbanas apresenta problemas graves e, quando transportado para o mundo ribeirinho, a situação adquire contornos trágicos. Para Santomé (1998), o mundo rural e ribeirinho costuma ser silenciado nas intenções e ações pedagógicas. Então, há necessidade de rever velhos conceitos,
persistentes paradigmas e antigas atuações pedagógicas e anunciar novas formas de atuação nestes espaços concretos e ricos de experiências, conhecimentos e possibilidades.

Nesse sentido, as conquistas da educação escolar nessas comunidades, inspirada nos princípios da Constituição Federativa do Brasil de 1988 (BRASIL, 1988) e da Lei nº 9394/96, voltada para a construção de uma nova filosofia de desenvolvimento local e regional poderá possibilitar um horizonte educacional de grande valia para inspirar os gestores a refletirem sobre novas possibilidades de pensar o currículo escolar além do rotineiro processo educacional vivido na maioria das realidades educacionais de nosso país.

MATRIZES DE REFERÊNCIA DA LÍNGUA PORTUGUESA E SUA IMPORTÂNCIA PARA A REALIZAÇÃO DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ÊNFASE NA PROVA BRASIL

           As avaliações padronizadas já vêm sendo realizadas pelo Ministério da Educação (MEC) durante alguns anos, a exemplo do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA), Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Provinha Brasil e Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Esta última é uma avaliação diagnóstica conhecida como Prova Brasil,desenvolvido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), e aplicada nas escolas com critérios definidos, desde o ano de 2005. 

A partir dos resultados alcançados nas provas e questionários socioeconômicos dos estudantes, associado aos dados demográficos, perfil profissional e condições de trabalho dos professores, diretores das turmas e escolas avaliadas, cria-se possibilidades para que as secretarias de Educação dos estados e municípios estabeleçam ações estratégicas ao combate às desigualdades existentes nas instituições educacionais.

                                                                                 Além desse diagnóstico, as médias de desempenho nessas avaliações determinam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e as taxas de aprovação nas instituições avaliadas. Para isso utilizam-se como escopo os resultados obtidos pelos alunos do Ensino Fundamental e Médio nas disciplinas de Português e Matemática. Estes resultados são representados em uma escala de desempenho que descreve, em cada nível, as competências e as habilidades que os alunos são capazes de demonstrar.

            A leitura do desempenho escolar é viabilizada pela utilização de testes elaborados a partir das Matrizes Curriculares de Referência, construída tomando como base em descritores que são uma associação entre conteúdos curriculares e operações mentais desenvolvidas pelos alunos. Dessa forma, diante do valor que essas avaliações representam para a qualidade da Educação Brasileira, este artigo tem como objetivo refletir sobre a importância das Matrizes de Referência de Língua Portuguesa para a realização das avaliações externas, com destaque na Prova Brasil, assim como analisar as concepções de texto-enunciado e gênero do discurso nessas Matrizes.

           Neste sentido, remetidos à importância que o tema traz para o contexto educacional atual no Brasil, esse é um tema relevante que merece ser debatido e refletido não somente para a aferição da qualidade do ensino, mas também para a abertura de visão para outras possibilidades dos sistemas de ensino traçarem diagnósticos de suas redes e desenvolver novas estratégias para o enfrentamento dos problemas que possam impedir o desempenho dos estudantes.


 

UMAS PALAVRAS

Fonte: https://pixabay.com/pt/photos/bom-dia-indon%C3%A9sio-paisagem-2547774/

Gostaria de falar algo novo, tão novo que, quem ouvisse pudesse dizer: isso é maravilhoso, nunca ouvir algo assim, nem pensava que alguém tivesse tamanha imaginação, mansidão e suavidade com as palavras.

Que fosse algo agradável, romântico, sonoro para os ouvidos e sensibilizador para todos os sentimentos do coração e da alma. Que todos, ao ouvir sorrissem, e ao mesmo tempo chorassem de tanta alegria e emoção.  

Mais que fosse um choro contido, silencioso, cheio de emoção e paz interior, por ouvir algo tão extraordinário, tendo a certeza de que jamais ouviu palavras tão lindas.  

A criança que estivesse por perto parasse de brincar e dissesse aos seus colegas, à sua mãe e ao seu pai, vamos, vamos depressa ouvir o que ele fala.  É muito lindo, é maravilhoso como uma orquestra, como o canto dos pássaros, e ao mesmo tempo, como uma história, daquelas contadas pela mãe ao seu único filho. Daquelas que o faz dormir e sonhar com um mundo perfeito.  

E nesse momento, em meio a muitos sorrisos, sonhos e aspirações se encantassem com minhas palavras.  

Que a doçura da minha fala fizesse o seu coraçãozinho pulsar um pouco mais acelerado e, ao mesmo tempo tão suave, ao ponto de lhe encher de amor e entusiasmo para uma vida de realizações que apenas está começando.  

O jovem adolescente com suas inquietações e em meio a tantos anseios parasse para prestar atenção nas minhas palavras, e depois de ouvi-las, renovado espiritualmente, dissesse: como não havia pensado nisso antes? ele tem razão... 

E nesse momento prometesse a si mesmo ouvir mais os outros e a acreditar mais na sua capacidade de superação e de transformação. E assim, entendesse que o ser humano ainda é capaz de se emocionar, sensibilizar-se e conscientizar a si mesmo e aos outros.  

O casal sentado no banco da praça na ocasião suspirasse profundamente e embebidos por minhas palavras pudessem esquecer-se dos seus problemas. 

E sorrindo como nunca sorriram juntos pensassem: puxa que besteira que estamos fazendo da nossa vida, criando problemas e com tanta pressa para resolver as coisas, olha como a vida é linda, vale apenas viver, amar e sonhar....  

E olhando para o infinito se embalassem em sonhos, na certeza que o amanhã será bem melhor, prospero e repleto de realizações e de felicidade.  

O senhor e a senhora, depois de uma vida cheia de lutas, sofrimentos, encontros e desencontros, quando justamente pensavam que nunca mais seriam capazes de se emocionar, ao ouvir minhas palavras sussurrassem com suas vozes cansada, mais altiva e cheia de sentimento: quem é esse que fala assim tão bem? São as mais lindas palavras que já ouvi...  

E na suavidade das minhas palavras refletissem profundamente, pensando nos momentos maravilhosos vividos juntos, e sorrindo um para outro como num passe de mágica dissessem com o mais sincero dos sentimentos e com toda a força que vem do coração: eu te amo e sempre irei te amar... 

E, de mãos dadas e um largo sorriso no rosto, sentindo a intensidade do seu amor para com o outro saíssem caminhando doce e lentamente.  

Ambos desfrutando de uma paixão incomum que evidenciasse a grandeza, beleza e graciosidade do amor e ao mesmo tempo dizendo: foi bom ter conhecido e vivido ao seu lado todos esses anos, faria tudo de novo e ainda amaria com mais intensidade. Minha vida não teria sentido se não tivesse sido vivida com você... 

Gostaria que minhas palavras ao serem ouvidas pelo casal que entrou no hospital por causa de uma enfermidade ocorrida com a mulher, de repente, parassem e se sentissem aliviados de qualquer dor, e logo se abraçassem com tamanha emoção que seus corações pudessem bater no mesmo compasso.  

E assim todo sofrimento, angústia ou rancor fossem afastados de suas vidas, e uma nova caminhada de alegria, felicidade, harmonia e muito amor neste momento, juntos iniciassem.  

O enfermo, até mesmo aquele que fora desenganado por algum médico, que na tentativa de fazer o melhor de si não obteve sucesso devido ao nível elevado da doença.  

Neste momento, ao ouvir minhas palavras, emocionado e agradecido dissesse: vivi tudo o que a vida me proporcionou, estou em paz comigo e com todas as pessoas que fizeram parte dela, agora só quero repousar na certeza de que fiz o melhor para os meus semelhantes, e por isso sigo em paz comigo mesmo e com todos os que conviveram ao meu lado.  

Gostaria que minhas palavras se transformassem em livro, romance poema, poesia, conto, filme. Que fosse letra das mais lindas canções que ninguém jamais sonhou que um dia pudesse existir.  

Até os animais, os mais temíveis do planeta se encantassem com minhas palavras. 

Apenas ao ouvi-las se tornassem mansos, amáveis e num gesto demonstrasse que tudo o que precisam é de carinho para compartilhar toda a maravilha que existe na natureza.  

Gostaria que minhas palavras tivessem força e emoção, para que até o mais temível dos seres humano que fora encarcerado, depois de uma vida de crimes brutais, ao ouvi-las pudesse dizer: que besteira que eu fiz! 

Como não percebi que o sentido da vida é amar e fazer o bem sem esperar nada em troca!  

Gostaria tanto, de que as minhas palavras, ao serem ouvida por aquela moça triste e desiludida da vida pela perda do seu primeiro amor, se tornasse a mais alegre e otimista das moças que já conheci.  

Que voltasse a ter sonhos e a se encantar com o mundo, como fazia nos tempos de crianças, quando ao brincar ficava pensando em contos de fadas e príncipes encantados.  

Gostaria de falar as mais belas palavras que a humanidade precisa ouvir para pensar e fazer de cada dia, um novo dia de certezas, e assim pudessem os homens, viver cada dia como se fosse o último dia de sua vida fazendo somente o bem.  

Gostaria que minhas palavras tocassem tão forte o coração das pessoas, ao ponto de fazer com que deixassem de pensar ou fazer guerras, destruições, causar tristezas e maldades.  

A fome, ah, quando alguém falasse de fome, todos pudessem sorrir a pensar que essa foi uma palavra deixada de ser pronunciado há muito tempo pela humanidade.  

Que hoje todas as mesas são fartas e as pessoas dividem o seu pão com quem precisa...  

Gostaria de falar de forma simples, mas que na simplicidade minhas palavras encantassem as pessoas e as aliviasse de todo sofrimento, angústia decepção e solidão, para que um mundo novo e de paz pudesse existir.  

Um mundo cheio de sonhos e realizações onde todas as pessoas pudessem ter a certeza de um novo amanhã. 

Que ao acordar com o sorriso das crianças, saíssem de suas casas, e ao passar por um jardim cheio de flores na varanda olhassem o sol nascendo e dissessem: que maravilha ter acordado cedo para contemplar toda essa beleza.  

Gostaria que a sinceridade das minhas palavras tocasse o coração de todas as pessoas, até aquelas que deixaram de acreditar na capacidade de amar e ser amado e na existência e um mundo melhor... 

Que minhas palavras, chegassem a todos os lugares, e todos quantos a ouvissem pudessem se emocionar e repeti-las por todos os tempos, passando de geração em geração como uma oração...  

Como a mais sublime das orações, tão angelical que as pessoas ao ouvi-las sentissem a alma elevar-se...  

Gostaria apenas, que minhas palavras tivessem a capacidade de fazer as pessoas sonharem e a se amarem sem distinção.  

E assim, se amando uns aos outros, pudessem compartilhar de forma irmanada um mundo de paz, certos de que o amanhã será bem melhor.

Enfim, só gostaria que minhas palavras pudessem, nem que seja por um instante, fazer você pensar. Pensar que apesar de todas as decepções, tristezas e maldades, amanhã o sol novamente vai nascer, e sua luz brilhará para todos...  

Mais um dia de esperança, paz e de muitos sonhos