domingo, 26 de abril de 2015

RESUMO DA AULA: O PENSAMENTO DO SÉCULO XX: FILOSOFIA PÓS MODERNA

Pensadores das últimas décadas
Produção marcada pela crítica e pela diferença em relação ao projeto de modernidade.
A razão tecnocientífica favorece a emancipação humana.
Traça comum entre os filósofos pós modernos:
Compreensão e de transformação conjunta da vida social.

Cenário desalentador: miséria, desigualdades sociais extremas, catástrofes ambientais, guerras, dominação dos países desenvolvidos...

Visão fragmentada:
Denuncia as formas de opressão da vida cotidiana
Analise preocupada com as singularidades, as particularidades e as diversidades do real.
O mérito seria a valorização das pluralidades culturais.

Michel Foucault:
As sociedades modernas apresentam uma nova organização do poder – micropoderes.

Jacques Derrida:
Toda filosofia produzida no ocidente partilha a ideia de construção e unificação teórica.
Logocentrismo: Deus, homem, verdade (antítese).
Desconstrução principalmente da noção de razão e de sujeito – estrutura essencial da cultura.

RESUMO DA AULA: O CRITICISMO

Doutrina filosófica que tem como objeto o processo pelo qual se estrutura o conhecimento.
Estabelecida a partir das críticas ao empirismo e ao racionalismo.
Tentativa de superação entre o dogmatismo e o ceticismo.

Para Kant:
O ser humano é dotado de razão e liberdade;

A filosofia deve responder a quatro questões fundamentais:
O que posso saber?
Como devo agir?
O que posso esperar?
O que é o ser humano?

Caracteriza-se por:
Considerar que a análise crítica da possibilidade, da origem, do valor, das leis e dos limites do conhecimento racional é o ponto de partida da reflexão filosófica.

Objetivo principal: a critica das faculdades cognitivas do homem, no sentido de conhecermos os seus limites.

Em consequência dessa «crítica», foi levado à negação da possibilidade de a razão humana conhecer a essência das coisas. 

 

RESUMO DA AULA: DÚVIDA METÓDICA

Para Descartes:

Metódica: ampliando passo a passo de modo ordenado e lógico;
Radical: ponto extremo em que não é possível ter certeza de nada, nem mesmo de que o mundo existe.

 Primeiras Determinações: analisar as ideias ou crenças básicas que fundamentam as opiniões.

O argumento dos erros dos sentidos:
O conhecimento originado das percepções sensoriais não é confiável, pois muitas vezes elas nos enganam.

O argumento dos sonhos:
Nada pode garantir que o que percebe ao seu redor não seja uma ilusão onírica.

Dúvida sobre as ideias que nascem da razão:
Ideia que não desperta dúvida – não depende de objetos externos (matemática).

O argumento do Deus enganador:
Qualquer ideia dos sentidos ou da razão pode ser enganosa.

A certeza:
Penso logo existo.

 

RESUMO DA AULA: O PENSAMENTO DO SECULO XX – FILOSOFIA ANALITICA

PENSAMENTO DO SECULO XX – FILOSOFIA ANALITICA - 3º ANO

FILOSOFIA ANALÍTICA (Sec. 20): procura esclarecer o sentido das palavras, expressões e seu uso no discurso cientifico e filosófico.
Precursor: Johann Gottlob Frege (Matemático alemão).
Vertentes de investigação filosófica:
a)      Positivismo lógico – centrado nos fatos e na lógica;
b)      Filosofia da linguagem – linguagem informal e cotidiana.
FREGE propôs a constituição de uma linguagem formal que restringisse os inconvenientes e as imprecisões da linguagem comum.

ANALISE LÒGICA DA LINGUAGEM (BERTRAND RUSSEL – Filosofo e matemático britânico).
Principia Mathematica – mais importante contribuição à lógica desde os trabalhos de Aristóteles.
Toda matemática pura advém dos princípios da lógica.
AMPLIAÇÂO DA TESE – fundamentos lógicos do conhecimento em geral.
Pressupostos lógico da racionalidade.
Muitos problemas filosóficos advém de falsos problemas – erros de linguagem
(Análise lógica). – Necessário investigar os termos lógicos, conceitos e proposições linguísticas.

JOGOS DE LLINGUAGEM (LUDWIG WITTGESTEIN – filosofo e matemático Austríaco).
- Analise lógica
- Jogos de linguagens.
1ª Fase: Estrutura da linguagem – deveria corresponder a realidade.
2ª Fase: A linguagem passa a determinar a concepção da realidade.

QUESTÕES:
O que é existencialismo.
Descreva as concepções da filosofia analítica.

 

 

RESUMO DA AULA: GNOSIOLOGIA


GNOSIOLOGIA: 2º ANO

POSSIBILIDADES – O que podemos conhecer?
Quais as possibilidades do conhecimento humano?
Correntes filosóficas:
- Ceticismo
- Dogmatismo.

VERDADE: relação entre o que se pensa e a realidade.
- Conhecimento verdadeiro.
- Como o objeto é – sua essência.

DOGMATISMO: Doutrina que defende a possibilidade de atingirmos a verdade.
Dogmatismo ingênuo: confia nas possibilidades do nosso conhecimento (senso comum).
Dogmatismo critico: possibilidade de conhecer aa verdade com o esforço dos sentidos e da inteligência.

CETICISMO: Doutrina que duvida ou nega a possibilidade de conhecer a verdade.
Ceticismo absoluto: Impossível conhecer a verdade devido duas fontes de erro: os sentidos e a razão.
Ceticismo relativo: Nega parcialmente a possibilidade de conhecer a verdade.
Doutrinas que manifestam o ceticismo absoluto:
a)      Subjetivismo – A verdade é uma construção humana (Pitágoras).
b)      Relativismo – verdades relativas a tempo, espaço social e contexto histórico.
c)      Probabilismo – Não se pode atingir a certeza plena, apenas a verdade provável.
d)     O Pragmatismo – Verdadeiro é o que é útil, que serve as pessoas em sua vida pratica.

QUESTÕES:
1.      Conceituar Dogmatismo.
2.      Ceticismo
3.      Criticismo
 

 


FILOSOFIA RESUMO DA AULA: A DÚVIIDA

A DÚVIDA - 1º ANO

INDAGAÇÕES: O ato de perguntar e sua importância – Por que perguntar.
DÚVIDA FILOSOFICA – Explicação racional para algo da existência humana que se tornou incompreensível.
- Não tem resposta única.
-Favorece o exercício da inteligência humana, do espírito e da razão.
CONDIÇÂO PARA DUVIDAR – Suspensão do juízo.
Suspensão do juízo: interrupção temporária do fluxo de ideias prontas.
Escapar dos limites impostos por nossos preconceitos.
Outras percepções e reflexões – escutar e emitir opinião – justificativas racionais.
RAZÃO – Método
- Forma sistemática e organizada de investigar.
DÚVIDA METÓDICA – Descartes
-Extremo do ato de duvidar. Exercício da dúvida sobre tudo o que considerava verdadeiro.
METÓDICA OU HIPERBÓLICA: A dúvida vai se ampliando passo a passo (ordenado e lógico).
RADICAL: Atinge um ponto extremo onde não é possível ter certeza de nada.
CERTO E DUVIDOSO – Principio da evidencia.
Uma ideia e evidente quando se apresenta com clareza e distinção ao intelecto.
ERRO DOS SENTIDOS: As percepções sensoriais nos enganam.
ARGUMENTO DO SONHO: Nada garante que o que esteja ao redor não seja uma ilusão onírica.
AS IDEIAS QUE NASCEM DA RAZÃO: Não depende de objetos externos – a matemática.
ARGUMENTO DO DEUS ENGANADOR: Qualquer ideia vinda dos sentidos ou da razão pode ser enganosa.
DÚVIDA GENERALZADA: (gênio maligno)
Qualquer pessoa se iluda e se engane sobre tudo.
PRIMEIRA CERTEZA: Penso logo existo.
- Existir como coisa que pensa enquanto pensa.

QUESTÕES:
1.      Texto dissertativo sobre dúvida metódica.
Filosofia - Duvida hiperbolica de Descartes - Passo-a-passo