domingo, 23 de fevereiro de 2014

Educação e novas tecnologias: a escola do século 21


(…) a minha questão não é acabar com a escola, é mudá-la completamente, é radicalmente fazer que nasça dela um novo ser tão atual quanto a tecnologia. Eu continuo lutando no sentido de pôr a escola à altura do seu tempo. E pôr a escola à altura do seu tempo não é soterrá-la, mas refazê-la.(Freire, 19961).

 

 

            As palavras do renomado educador parece ecoar nos dias atuais no momento em que a escola começa a ser moldada para a realidade imposta no século 21. Afinal, os princípios da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB, diz claramente que a escola precisa evoluir para adaptar-se ao local onde está inserida, assim como ao seu tempo.

           A realidade atual demanda novos rumos para a educação. Para trilhar esse novo caminho a escola como instituição necessita ser recriada uma vez que novas ferramentas, além do livro didático lhe são imposta. A tecnologia, principal atributo desse século é uma delas. o entanto, apenas dotar a escola de tecnologia não vale apenas, uma vez que o principal agente desse processo é o professor que não está preparado para essas demandas.
           O fato é que o mundo globalizado cada vez mais impõe a necessidade de formar pessoas, cidadãos preparados para o mundo do trabalho. E o trabalho hoje, qualquer eu seja, exige o mínimo de conhecimento de uso das novas tecnologias. Como porém, visualizar um cenário de escolas onde a tecnologia seja uma ferramenta voltada ao ensino e aprendizagem do alunos se os professores não foram preparados para isso?

            Salvo esforços isolados de alguns docentes, quando se pergunta por que as escolas estão entulhadas de parafernálias tecnológicas sem uso, são unânimes na respostas: não sabem como utilizar pedagogicamente essa ferramenta. a demanda atual para a qual os gestores públicas deveriam estar preocupadas era capitar esses docentes para atuar na escola de forma atualizada, com inovação, criatividade e domínio das tecnologias. assim seria possível tornar a escola atrativa para o aluno que no seu cotidiano utiliza muito bem esse recurso.