sexta-feira, 4 de maio de 2018

Rondônia: Aspectos socioeconômicos e culturais


Quando nos referimos ao termo socioeconômico estamos falando de toda prática que relaciona situações, circunstâncias e aspectos que afetem tanto a ordem social como a economia de um local ou região. Da mesma forma, a diversidade cultural refere-se aos diferentes costumes de uma sociedade, entre os quais podemos citar: vestimenta, culinária, manifestações religiosas, tradições, entre outros aspectos.


Sistema de ensino

O sistema de ensino composto pelas redes federal, estadual, municipal e particular atuam no Estado em todos os níveis e modalidades de ensino, com diferentes características de participação. As diferenças refletem-se, diretamente, nas peculiaridades de distribuição dos espaços físicos, segundo as várias redes e a localização na área urbana e rural. Em relação à capacidade escolar é possível visualizar no quadro abaixo:

Quadro: Total geral de matrículas no Estado de Rondônia em 2013
Níveis de Ensino
Total
Níveis de Ensino/Série
Total
Rede
Estadual
Federal
Municipal
Particular
Educ. Infantil
52.235
Creche
13.841
684
0
9.907
3.250
Pré-Escolar
38.394
728
0
31.680
5.986
Ens. Fundamental
279.314
Anos Iniciais
158.1122
52.335
0
94.530
11.247
Anos Finais
121.202
79.799
0
33.755
7.648
Ens. Médio
64.982

0
57.253
2.915
0
4.814
Educ. Profissional
5.217

0
59
473
0
4.685
Educ. Especial
1.815

0
186
0
30
1.599
EJA. Presencial
47.487

0
33.048
0
12.715
1.724
EJA. Semipresencial
17.131

0
16.778
0
323
30
Total
468.181

0
240.870
3.388
182.940
40.983
Fonte: CEPIE/SAE/GE/SEDUC/2013

A Rede de Ensino do Estado de Rondônia, somado todos os sistemas, conta com 468.181 estudantes, com destaque para a rede estadual que atua em todos os 52 municípios e atende 51% das matrículas na Educação Básica.

Percentual de estudantes matriculados.
Fonte: Plano Estadual de EducaçãoPEE/RO, 2014 – 2024.
No cenário educacional rondoniense é importante também considerar as atendidas, como a Educação de Jovens e adultos, profissional, Indígena, Especial e Educação do Campo, além da expansão da oferta do Ensino Superior que coloca o estado entre os melhores do Brasil no que se refere a proporção de habitantes e o quantitativo de estudantes.

Quadro: Sistemas educacionais instalados – capacidade 2015.
Rede
Nº de instituições
Nº de alunos matriculados
IES Federal
9
3.388
IES Particular
34
48.491
Estadual
437
240.870
Municipal
933
182.940
Particular
229
40.983
Fonte. Censo Escolar – Mapa das escolas, INEP, 2016


Sistema de saúde

Os níveis de atenção à saúde podem ser classificados, conforme a densidade tecnológica, em: primária, secundária e terciária. O financiamento das ações e dos serviços de saúde compete às três esferas de gestão pública: municipal, federal e estadual. Os recursos federais destinados às ações e aos serviços de saúde são organizados e transferidos na forma de blocos de financiamento, da seguinte forma:
  • Atenção básica;
  • Atenção de média e alta complexidade ambulatorial e hospitalar;
  • Vigilância em saúde;
  • Assistência farmacêutica;
  • Gestão do SUS.
Rondônia ampliou significativamente a rede básica e os serviços de complexidade secundária e terciária na saúde. Isso se deve ao contínuo crescimento populacional e da diversificação da necessidade de assistência, decorrente dos novos e complexos problemas advindos da urbanização e transição demográfica e epidemiológica vivenciada pelo Estado.

Mapa: Índice de Acesso à Atenção Básica, Média e Alta Complexidade Rondônia 2010
Fonte: SESAU/RO

Levantamento realizado em 2013, para identificação das novas demandas verificaram o crescimento da oferta, porém ainda deficitário em relação ao crescimento populacional. Foram identificados 3.358 leitos hospitalares SUS, dos quais 3.029 estavam em unidades públicas e 329 em entidades privadas ou filantrópicas.

Quadro: Número de hospitais e distribuição de leitos
Tipo de instituição
Quantidade de instituições
Quantidade de leitos
Hospitais especializados públicos
2
201
Hospitais gerais públicos
29
2.255
Unidades mistas públicas
29
573
Entidades privadas ou filantrópicas
-
329
Fonte: TCU, 2013.

Aspectos culturais

A cultura é representada pelas tradições e hábitos familiares e coletivos, pelas crenças e rituais religiosos, pelas atividades literárias e artísticas e pelas obras arquitetônicas ou de engenharia. A cultura do povo de Rondônia é resultante dos povos aportados na região em vários momentos da história: portugueses, indígenas, trabalhadores da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, nordestinos e sulistas com culturas herdadas de imigrantes europeus.
Além dos povos tradicionais como o caboclo, o ribeirinho, os quilombolas, os seringueiros e outras diversidades culturais, na imensidão da Amazônia vive também, quase metade da população indígena brasileira, com cerca de 220 povos e portanto, há muitas lendas e tradições que são passadas por gerações, que enriquecem o folclore da região.

As manifestações folclóricas são, acima de tudo, um espetáculo de lendas. Todas em sua maioria, com influência indígena e amazonense, como por exemplo:
  • Arraial Flor de Maracujá – apresentação de quadrilhas, bumba-meu-boi e uma diversidade de comidas típicas da região. Realizada na capital Porto Velho;
  • Festa do Divino – Tradição de origem portuguesa, realizada no Vale do Guaporé desde 1899;
  • Jerusalém da Amazônia – cidade cenográfica onde se encena a Paixão de Cristo durante a Semana Santa. Fica a 21 km do centro de Porto Velho na BR 364 – km 15 – sentido Cuiabá;
  • Festival Folclórico da Pérola do Mamoré, em Guajará-Mirimmanifestação popular revestida de expressão coregráfica, plástica e artística.
  • Festival Cultural do Distrito de Nazaré, na região do baixo Rio Madeira – manifestação da cultura ribeirinha realizada no mês de junho.
A expressão cultural do Estado também é rica na gastronomia, na beleza do artesanato e na medicina popular, a cura com remédios e ervas naturais. O artesanato, de forte influência indígena, é produzido de forma colorida, vibrante e com uso de recursos ecológicos.


Religião

No Estado de Rondônia é possível visualizar três grandes estruturas religiosas: a indígena, a africana e a cristã. Cada estrutura contribuiu com elementos religiosos de sua crença: os indígenas com os aspectos que consideravam sagrados da natureza terrena mineral e vegetal. Os africanos com as crenças nas manifestações dos fenômenos atmosféricos da natureza e de sua ancestralidade. O colonizador com as crenças e práticas oriundas da concepção de sagrado judaico-cristã.
Na atualidade a cultura religiosa se expressa, predominantemente, por intermédio da religião cristã representada pela igreja Católica. E, pelas igrejas oriundas da Grã-Bretanha, Alemanha e dos Estados Unidos que constituem o Protestantismo Histórico: igreja Presbiteriana, Batista, Metodista, Anglicana e Luterana.
E por fim pelas igrejas pentecostais: Assembleia de Deus, Congregação Cristã no Brasil, Evangelho Quadrangular, Igreja de Deus Pentecostal do Brasil, Deus é Amor e muitas outras menores. E, pelas neopentecostais: Universal do Reino de Deus, Mundial do Poder de Deus, Sara Nossa Terra e um universo de igrejas menores. As representações do culto afro-ameríndio é representada pelos centros e terreiros.