A Educação
Integral, como formação do ser humano,
agrega-se à ideia filosófica de homem integral, realçando a necessidade de
desenvolvimento integrado de suas faculdades cognitiva, afetivas, corporais e
espirituais, resgatando, como tarefa prioritária da educação, a formação do
homem, em todas as suas dimensões bio-psicossocial-culturais. Nessa perspectiva a educação visaria à
formação e o desenvolvimento global e não apenas o acúmulo informacional. A
educação deve responder a uma multiplicidade de exigências do próprio indivíduo
e do contexto em que ele vive.
A ideia da formação
integral do homem como ser multidimensional exige uma composição de estratégias
e alternativas políticas e pedagógicas
para repensarmos o modo de funcionamento das instituições educativas, com o
objetivo de colocá-las a favor da lógica da inclusão e da formação integral das
crianças e adolescentes.
Fonte: https://escolaparaeducadores.com.br/educacao-integral/
Entende, ainda que,
a Educação Integral remete a um campo de responsabilidades compartilhadas, que
pressupõe trocas e a busca constante de parcerias, comprometidas, direta ou
indiretamente, com a garantia dos direitos da criança e do adolescente. Concebe os
vários espaços como potencializadores do aprender e ensinar e que as ações, por
meio da Educação Integral, podem e devem fortalecer as políticas públicas,
respeitando e cumprindo a legislação vigente, em especial o Estatuto da Criança
e do Adolescente (ECA), que reforça a obrigatoriedade do acesso e permanência
na escola, como instrumento estratégico, garantindo o desenvolvimento integral
de criança, adolescente e jovem.Em
termos conceituais e
legais, devemos considerar que a proposta de Educação Integral se encontra
fortemente influenciada pelas ideias de Anísio Teixeira por sua significativa
elaboração teórica e técnica, visando à ampliação das funções da escola e o seu
fortalecimento como instituição (Nunes, 2007). Essa modalidade escolar teve
grande influência no modelo escolanovista, do qual o educador e filósofo John
Dewey e Fernando Azevedo com os Ginásios Vocacionais promoveram atendimento aos
estudantes do antigo curso ginasial da faixa etária dos 11 aos 14 anos, o qual
seguia o mesmo modelo anterior, onde buscava conciliar a aula teórica com a
prática concreta.
A importância e o
alcance do legado intelectual desses autores são significativos e atingem
diferentes aspectos da educação e do pensamento social brasileiro. A leitura
do livro de Darcy Ribeiro
(1986) sobre os Centros
Integrados de Educação Pública (CIEPs) e as informações
obtidas sobre a experiência dos Centros Educacionais Unificados (CEUs) também
foram objeto de reflexões, considerando os vários estudos realizados acerca de
sua implantação, seus aspectos inovadores e suas fragilidades. A organização
dos tempos e espaços educativos foi necessária, levando-se em conta o fato de
os estudos referentes a esse tema considerarem que a qualidade do ensino
encontra alicerce nessa
relação de ampliação da jornada escolar.
A legislação
vigente permeia a Educação Integral, desde a Constituição Federal de 1988 que,
embora não faça referência literal, preceitua o desenvolvimento integral.
Dentre as normas vigentes pode-se destacar como fundamento legal para a oferta
da Educação em Tempo Integral.
· Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
(LDB) 9.394/96- §2º do artigo 34 e o
§5º do artigo 87 que preveem a ampliação da jornada escolar e valorizam as
atividades extracurriculares;
· Lei Federal nº. 11.788 de 25 de setembro/2008, artigo 10,
que dispõe sobre o estágio de estudantes;
· A Portaria Interministerial nº 17,
de 24 de abril de 2007, que instituiu
o Programa Mais Educação com parceria formal dos Ministérios do Desenvolvimento
Social e Combate à fome, da Cultura,
do Esporte e o da Educação
e fomenta a Educação Integral;
· Programa Dinheiro Direto na
Escola, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (PDDE/FNDE);
· Portaria Normativa nº. 41 do MEC,
tendo em vista o disposto na Lei nº.11.494,
de 20 de junho de 2007, que
regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica,
estabelece as ponderações de repasses de recursos referente as diferentes
modalidades de ensino, ou seja, operacionalizou o funcionamento de suas ações
desde 2008, desencadeando o processo
de adesão das escolas e Rede de Ensino, bem
como determina e regulamenta a Educação Básica em Tempo Integral nos Anos Iniciais e Finais
do Ensino Fundamental (art.10,
§ 3º), indicando que a legislação decorrente deverá normatizar
essa modalidade de educação;
· Decreto nº 6.253/07, ao assumir o
estabelecido no Plano Nacional de Educação, definiu que se considera “educação
básica em tempo integral a jornada
escolar com duração igual ou superior a sete horas diárias, durante todo o
período letivo, compreendendo o tempo total
que um mesmo estudante permanece na escola
ou em atividades escolares” (art. 4º);
· Decreto nº 7.083/2010 regulamentou
o Programa mais Educação como estratégia para indução à ampliação do tempo
diário de permanência de estudantes na escola e em atividades educativas coordenadas pela escola;
· Estatuto da Criança e do
Adolescente (ECA), Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, em seu Capítulo
IV, Artigo 53, reforça a obrigatoriedade do acesso e permanência na escola;
· Plano Nacional de Educação (PNE) –
2014 a 2024
· Resolução/CD/FNDE nº 50, de 25 de
outubro de 2012, que estabelece
critérios e procedimentos para a participação das Instituições Públicas
de Ensino Superior
– IPES no que diz respeito à
formação continuada e pesquisa no âmbito do Programa Mais Educação, da
Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação;
· Resolução/CD/FNDE nº 30, de 3 de
agosto de 2012, que dispõe sobre a destinação de recursos financeiros, nos
moldes e sob a égide da Resolução nº 7, de 12 de abril de 2012, a escolas públicas municipais,
estaduais e do Distrito Federal, que possuam
alunos matriculados no Ensino Fundamental e
Médio registrados no censo escolar do ano anterior ao do atendimento, com
vistas a assegurar a realização de atividades culturais, por intermédio do Mais
Cultura nas Escolas, de forma a potencializar as ações dos Programas Mais
Educação e Ensino Médio Inovador;
· Resolução/CD/FNDE nº 18, de 21 de
maio de 2013, que dispõe sobre a
destinação de recursos financeiros, nos moldes
operacionais e regulamentares do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE)
Escolas Sustentáveis, as escolas públicas municipais, estaduais e distritais
que possuam alunos matriculados na educação básica, de acordo com dados
extraídos do Censo Escolar do ano imediatamente anterior ao do repasse, a fim de favorecer a melhoria
da qualidade de ensino e a promoção da sustentabilidade socioambiental nas
unidades escolares;
· Lei nº 13.005 de 25 de junho de
2014, que aprova o Plano Nacional de Educação – PNE, com vigência por 10 (de)
anos, com vistas ao
cumprimento do disposto no art. 214 da Constituição Federal.
· Lei nº 2228 de 24 de junho de
2015, que aprova o Plano Municipal de Educação do Município de Porto Velho para
o decênio de 2015 a 2024 - (Meta 6) que propõe: Ampliar a educação em tempo integral em, no mínimo, 60% (sessenta por
cento) das escolas do Sistema Municipal de Ensino, de forma a tender o ensino
fundamental até o final do período da vigência do PME.
· Resolução nº 5 de 25 de outubro de
2016, destina recursos no moldes operacionais e regulamentares do Programa
Dinheiro Direto na Escola – PDDE, as escolas públicas municipais, estaduais e
do Distrito Federais, a fim de contribuir para que estas realizem atividades
complementares de acompanhamento pedagógico, em conformidade com o Programa
Novo Mais Educação, que considera a necessidade de estabelecer políticas
compartilhadas para a ampliação dos espaços educativos no contexto das unidades
escolares, como pressuposta a implantação gradativa da educação em tempo
integral, de forma a atender a meta 6 (seis) do Plano Nacional de Educação –
PNE, aprovado pela Lei nº 13005 de 25 de junho de 2014.
Além das normas destacadas, a
oferta da Educação em Tempo Integral levará, também em conta, as orientações
emanadas do Conselho Nacional de Educação e do Conselho Municipal de Educação
para a organização e funcionamento das Instituições de Ensino onde se propõe a
implantação.