sexta-feira, 9 de março de 2012

Sonhadores do futuro

Minha foto

Professor é uma pessoa que ensina uma ciência, arte, técnica ou outro conhecimento. Para o exercício dessa profissão, requer-se qualificações acadêmica e pedagógica, para que consiga mediar o conhecimento É uma das profissões mais antigas e mais importantes, tendo em vista que as demais, na sua maioria, dependem dela.
Essa é apenas uma das definições que se dá ao profgessor, um profissional que a cada dia perde o valor e consequentemente, a autonomia. Consequência do seculo XXI? Que seja! No entanto, vejo esse profissional envolto no turbulento mundo das novas tecnologias. O mundo tecnológico é surpreendente, motivador e se renova todos os momentos. Exatamente como a juventude aspira.

A escola continua do mesmo jeito que era no século passado, sem atração. Uma escola que não é atrativa e professores pouco motivados é a fórmula exata para o retrato que temos no sistema educacional atual. O que diriam os grandes educadores como: Paulo Freire, Anísio Teixeira, Darci Ribeiro e muitos outros que sonhavam com uma escola capaz de se renovar a cada instante.

O fato é que o professor é um grande sonhador. Sonha com um mundo melhor. Sonha que terá um execelente salário..... Tudo acontece ao seu redor, porém o seu mundo continua o mesmo. Se decepciona quando um alunos que concluiu apenas o ensino médio arruma um emprego onde o salário é maior que o seu. Essa profissão é assim, espinhosa, mas cativante. Quem entra nela, dificilmente sai. É a "droga" dos intelectuais.  Quem experimenta ser professor, será professor por toda a vida.