AVALIAÇÃO
DE FILOSOFIA – 1º ANO (1º BIMESTRE 2015)
PARTE 1- CONTEÚDO: FELICIDADE: O BEM QUE TODOS
DESEJAM (1,0 pontos cada questão).
TEXTO - Embora possamos dizer que todo mundo quer
ser feliz, a noção de felicidade já teve muitas conotações desde que a filosofia
se ocupou desse tema que permanece inquietando aqueles que tentam defini-la. (Machado,
Ana Paula. A felicidade, ZH, 29 de
agosto de 2009).
1. Segundo
o texto:
A. É
possível afirmar que todo mundo quer ser feliz apesar da inquietude provocada
pela filosofia.
B. A noção de felicidade não é unívoca.
C. Dentre
as áreas do conhecimento, apenas a filosofia ainda não resolveu o impasse
conceitual acerca da conotação da felicidade.
D. Ninguém
definiu felicidade a contento.
E. Todo
mundo quer ser feliz, apesar da inquietação gerada por aqueles eu tentam
definir a felicidade.
2. A Filosofia possui uma característica peculiar
que é compreender o mundo e agir sobre ele. Forma-se um corpo de conhecimentos para dar sentido ao mundo e desvendar a
realidade. Desenvolver uma consciência
critica é, por excelência, uma das essências da Filosofia, que também tem uma
relação direta com a:
A. Religião.
B. Reflexão.
C. Reminiscência.
D. Revelação.
E. Refutação.
3. Obter
respostas para uma experiência filosófica requer a reflexão e a análise de
processos básicos de investigação. Das alternativas abaixo, marque a que,
sistematicamente destaca esse processo.
A. Estranhamento, questionamento e resposta filosófica.
B. Indagação,
questionamento e resposta filosófica.
C. Felicidade,
deslocamento e filosofia.
D. Experiência,
deslocamento e ética.
E. Estranhamento,
experiência e resposta filosófica.
4. Uma
resposta filosófica não é qualquer resposta, pois filosofar não é pensar de
qualquer maneira. Neste sentido, ao questionamento possibilitado pelo
estranhamento, o filósofo precisa formular uma resposta que seja:
A. Especifica
e passiva.
B. Critica
universal e incoerente.
C. Clara, coerente, elucidativa e que possua caráter universal.
D. Racional,
felicidade e finalidade última.
E. Racional,
coerente e confusa.
5. Os
temas filosóficos são os temas fundamentais da existência humana, mas as
pessoas muitas vezes têm experiências distintas, suas vidas mudam e as
sociedades também. Por isso, costuma-se dizer que a filosofia é uma continua
conversação. Portanto, é correto afirmar que em filosofia:
A. Todas
as respostas são positivas.
B. Nada se
pode comprovar definitivamente.
C. A razão
vem somente depois da emoção.
D. A
racionalidade é algo subjetivo.
E. Não existem respostas definitivas
PARTE 2 – A FELICIDADE: COMO VIVER PARA SER FELIZ
(1 pontos cada questão)
6. Platão, um dos principais filósofos
gregos da Antiguidade, nasceu em Atenas, por volta de 427/28 a.C., foi seguidor
de Sócrates e mestre de Aristóteles. Em resumo, Platão considera que a felicidade é o
resultado final de uma vida dedicada a um conhecimento progressivo que permita
atingir a ideia do bem. Essa definição pode ser sintetizada na seguinte
fórmula:
A. Felicidade > Bem > Conhecimento.
B. Conhecimento > Virtudes > Bem.
C. Conhecimento > Bem > Virtudes.
D. Virtudes > Bem > Felicidade.
E. Conhecimento > Bem > Felicidade.
7. Aristóteles foi um dos pensadores
com maior influência na cultura ocidental. Elaborou um sistema filosófico no qual
abordou e pensou sobre praticamente todos os assuntos existentes, como a
geometria, física, metafísica, botânica, zoologia, astronomia, medicina,
psicologia, ética, drama, poesia, retórica, matemática, e sobretudo lógica. Segundo
Aristóteles, a felicidade só pode ser alcançada pelo homem quando agir conforme
a virtude que o distingue dos demais seres:
A. A
lógica.
B. O
sentimento.
C. A razão.
D. A
paixão
E. O mundo
dos sentidos.
- Epicuro
foi um filósofo grego que teve suas ideias muito
difundidas no Egito e na região da Jonia onde, a partir do século I ganhou
maiores adepto. Segundo esse filósofo para alcançar a felicidade é
necessário fugir da dor. Para isso, é preciso eliminar preocupações
religiosas e as superstições que provocam a angústia e a infelicidade.
Para Epicuro a felicidade é fundamentalmente:
A. Prazer.
B. Ilusão.
C. Conhecimento.
D. Ética.
E.
Moral.
- Estoicismo é uma escola de filosofia helenística fundada em Atenas por Zenão de Cítio no início do século III a.C. Os estoicos
ensinavam que as emoções destrutivas resultam de erros de julgamento, e
que um sábio, ou pessoa com "perfeição moral e intelectual", não
sofreria dessas emoções. O estoicismo afirma que todo o
universo é corpóreo e governado por um Logos divino. Conforme os filósofos
estóicos a felicidade é atingida quando o homem:
A. Busca
incessantemente os prazeres do mundo dos sentidos.
B. Não
tendo conhecimento age apenas pela emoção.
C. Vive de acordo com a ordem cósmica e aceita o
destino.
D. Prioriza
as paixões em detrimento do conhecimento e da razão.
E. Questiona
os sentimentos.
- No grego antigo, várias palavras traduziam
distintos aspectos da felicidade. A principal delas era EUDAMONIA. O que
significa?
A.
Trata-se da felicidade entendida como
um bem ou poder concedidos pelos deuses.
B.
Tratar-se da felicidade entendida como um bem que
advém do pensamento humano.
C.
Tratar-se da felicidade entendida como algo
alimentado pelo ego dos seres humanos.
D.
d) Tratar-se da felicidade entendida como fonte
de angustia e causa de sofrimento.
E. e)
Tratar-se da felicidade entendida como busca de riqueza e aquisição de bens
materiais.
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AVALIAÇÃO DE FILOSOFIA – 2º ANO (1º BIMESTRE
2015)
PARTE 1- CONTEÚDO: O TRABALHO (1,0 pontos cada
questão).
1. A filosofia não procura respostas prontas e
acabadas, porém levantar questionamentos. Assim esse levantar de
questionamentos tem como objetivo:
A. Levar o
indivíduo ao questionamento ingênuo como o das crianças.
B. Formar
pessoas briguentas e desajustadas.
C. Formar cidadão com senso crítico e consciente do seu papel social.
D. Criar
pessoas neuróticas que a tudo criticam sem fundamentos lógicos.
E. Incentivar
a critica sem fundamentação teórica e método rigoroso.
2. A Filosofia possui uma característica peculiar
que é compreender o mundo e agir sobre ele. Forma-se um corpo de conhecimentos para dar sentido ao mundo e desvendar a
realidade. Desenvolver uma consciência
critica é, por excelência, uma das essências da Filosofia, que também tem uma
relação direta com a:
A. Religião.
B. Reflexão.
C. Reminiscência.
D. Revelação.
E. Refutação.
3. É necessária muita preparação para conseguir
desfrutar do que é necessário à sua conservação. Mesmo que todas as condições
existissem para que não houvesse necessidade do homem trabalhar, este precisa
de ocupações, ainda que lhe sejam penosas. Para Kant, o homem é o único animal
votado ao trabalho. Nessa perspectiva, para Kant a ociosidade é considerada:
A. Um tormento para os homens.
B. Uma felicidade.
C. Uma
dádiva dos deuses.
D. Um caso específico de dialética.
E. Uma
rejeição imposta pela sociedade capitalista.
F. Uma
maneira racional de pensar.
4. Para Marx existe sim
o trabalho alienado. Este seria o trabalho que a sociedade industrial criou, a
sociedade dominada pela produção de mercadorias. O trabalho que rompe a ligação
entre o homem e sua atividade vital. Em síntese geral, o termo alienação significa:
A. Racionalidade coletiva em função do ingresso
no mercado de trabalho.
B. Transformação do trabalho em capital.
C. Processo
de transformação da matéria prima em um bem de consumo.
D. Condição psico-sociológica de perda da identidade individual ou coletiva decorrente
de uma situação global de falta de autonomia.
E. Momentos distintos do pensamento filosófico
contemporâneo.
PARTE 1- CONTEÚDO: ALIENAÇÃO (1,0 pontos cada questão)
5.
A Cultura é uma segunda natureza que a educação e
os costumes acrescentam à primeira natureza, isto é, uma natureza adquirida,
que melhora, aperfeiçoa e desenvolve a natureza inata de cada um. Nesse
sentido, podemos considerar o termo cultura,
como:
A.
Resultado da formação ou educação dos
seres humanos.
B.
Perspectiva de liberdade da alienação cientifica.
C.
Parte da realidade social coletiva.
D.
Desenvolvimento da ação dialética.
E.
Manifestação do poder através das instituições.
6.
Ao acúmulo de conhecimento e experiência das
gerações, que propiciaram o avanço tecnológico em várias áreas da atividade
humana, denominamos de:
A.
Razão.
B.
Ciências.
C. Cultura.
D.
História
E. Fenomenologia.
7. Uma das
alternativas abaixo NÃO responde a seguinte questão: “o que diferencia o ser
humano dos outros seres?”:
A. A
cultura, ou seja, costumes, tradições e conhecimentos.
B. A
capacidade de relacionar inteligentemente dados.
C. O hábito de comer e beber todos os dias.
D. A
linguagem inteligível.
E. A
capacidade de agir criticamente.
- Sujeito e Objeto
em filosofia constitui uma relação mútua e de complementariedade. Sujeito,
aquele que pretende conhecer e objeto, o qual será conhecido, de tal forma
à produzir o que chamamos de verdade científica, ou verdade parcial. São
concepções de sujeito:
A. Constituído, ideal, racional e real.
B. Percebido, construído, ideal e real.
C. Biológico, real e parcial.
C. Cognitivo, social e real.
E. Afetivo, biológico,
cognitivo e social.
- A
compensação que o homem tem pelos seus dotes corporais, relativamente
pobres, é o celebro grande e complexo, centro de um extenso e delicado
sistema nervoso, que lhe permite desenvolver sua própria cultura. Por esse
raciocínio é possível concluir que diferente dos outros animais, os seres
humanos não são apenas seres biológicos produzidos pela natureza, são
também:
A. Seres que modificam o estado da natureza;
B.
Seres incapazes de modificar a natureza;
C.
Seres simbolicamente constituído pelo estado inato da natureza;
D.
Seres biológicos limitados pelas externalidades da natureza;
E. Seres sem qualquer distinção dos demais, existentes da natureza.
- Denominamos de Cultura:
A. Os acontecimentos históricos ocorridos ao longo dos tempos.
B. O acúmulo de conhecimento e
experiência das gerações.
C. Os processos técnicos desde seu desenvolvimento na sociedade
primitiva.
D. A capacidade de tecer comparações entre os vários períodos da
história.
E. O desenvolvimento científico acumulado em séculos de pesquisas
e estudos.
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AVALIAÇÃO DE FILOSOFIA – 3º ANO (1º BIMESTRE
2015)
PARTE 1- CONTEÚDO: O PENSAMENTO DO
SÉCULO XX (1,0 pontos cada questão).
- Procurar compreender que do final do século XVIII até
os dias atuais, a contemporaneidade atrai o interesse de muitas pessoas em
razão da emergência e do apelo que as questões históricas e filosóficas
observadas nesse período trazem à tona tem sido a causa de inúmeras
indagações. Em filosofia: doutrinas racionalistas são aquelas que:
A.
Procuram explicar a aquisição do
conhecimento pela razão.
B.
Alimentam a ideia de irracionalidade
dos seres humanos.
C.
Diverge da razão em função do ser
humano ser instável.
D.
Explicam os sentidos.
E. Mostram a maneira do ser humano agir na natureza.
- A
filosofia não procura respostas prontas e acabadas, porém levantar
questionamentos. Assim esse levantar de questionamentos tem como objetivo:
A. Levar o indivíduo ao questionamento ingênuo como o das crianças.
B. Formar pessoas briguentas e desajustadas.
C. Formar cidadão com senso crítico e consciente do seu papel social.
D. Criar pessoas neuróticas que a tudo criticam sem fundamentos
lógicos.
E. Incentivar a critica sem fundamentação teórica e método rigoroso.
3. A Filosofia possui uma característica peculiar que é compreender o
mundo e agir sobre ele. Forma-se um corpo
de conhecimentos para dar sentido ao mundo e desvendar a realidade. Desenvolver
uma consciência critica é, por
excelência, uma das essências da Filosofia, que também tem uma relação direta com a:
A. Religião.
B. Reflexão.
C. Reminiscência.
D. Revelação.
E. Refutação.
4. Observe as afirmações sobre ceticismo e assinale a alternativa
correta.
A. O ceticismo é sempre ingênuo, pois
colocar tudo em dúvida e suspender as certezas já implica uma certeza:
duvidamos e, por isso, existimos.
B. O ceticismo afirma que não podemos
ter conhecimento sobre a natureza e que só uma psicologia empírica poderia
explicar o conhecimento, sobretudo, a partir da noção de hábito.
C. Toda forma de ceticismo se constitui
como uma luta contra posições ideológicas e dogmáticas.
D. O ceticismo é indubitavelmente um
traço mais marcante da filosofia, por não acreditar em nenhuma forma de
conhecimento segura.
E. O ceticismo é uma forma irracional do pensamento
filosófico.
- O racionalismo, contextualizado por uma
filosofia laica surgiu no período que se convencionou chamar de Idade
Moderna (Período que vai de meados do século XV ao século XVIII) mostra de
modo geral, mais otimismo em relação a capacidade da razão de intervir no
mundo, organizar a sociedade e aperfeiçoar a vida humana. Essa nova
tendência que tem o ser humano como centro é denominada de:
A. Teocentrismo
B. Capitalismo
C. Antropocentrismo
D. Feudalismo
E. Nacionalismo
- A revalorização do ser humano e da natureza
ocorrido na Idade Moderna traz consigo inúmeras transformações nas
sociedades europeias, particularmente nos planos econômico, político,
religioso e cultural. O movimento cultural inspirado no humanismo e que
envolveu artistas e intelectuais de várias áreas caracterizadas por essas
ideias, recebeu o nome de:
A. Renascimento
B. Feudalismo
C. Racionalismo
D. Absolutismo
E.
Modernismo
- O Filósofo Descartes
pertence à corrente filosófica denominada
A. Empirismo.
B. Liberalismo.
C. Racionalismo.
D. Existencialismo.
E.
Estruturalismo.
- A
partir do século XV, uma série de acontecimentos deflagrou diversos
processos que levavam a grandes transformações das sociedades europeias.
Entre eles, podemos destacar:
A.
A passagem do sistema capitalista
para socialista.
B.
O enfraquecimento da burguesia
europeia
C.
A eliminação da imprensa em função
das ideias renascentista.
D.
As ideias racionalistas dão lugar ao
movimento neoliberal.
E. A passagem do feudalismo para o
capitalismo.
- A nova metodologia cientifica adotada por
Galileu Galilei pode ser sintetizada da seguinte forma:
A.
Realização de experimentação,
orientação e observação.
B.
Experimentação e uso da matemática
como instrumento capaz de enunciar as regularidades observadas.
C.
Observação dos fenômenos e
orientação.
D. Observação, experimentação e uso da matemática como instrumento
capaz de enunciar as regularidades observadas.
E. Orientação e uso da matemática como instrumento capaz de enunciar
as regularidades observadas.
10. Método indutivo é um processo mental que, para chegar ao conhecimento ou
demonstração da verdade, parte de fatos particulares, comprovados, e tira uma conclusão genérica. É um método baseado na indução, ou seja, numa
operação mental que
consiste em se estabelecer uma verdade universal ou
uma referência geral com base no conhecimento de certo número de dados singulares. Um dos filósofos considerado como
fundador desse método é:
A.
René Descartes.
B.
Francis Bacon.
C.
Nicolau Maquiavel.
D.
Michel de Montaigne.
E.
Galileu Galilei.
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