quarta-feira, 28 de abril de 2021

Do pensamento espacial ao raciocínio geográfico: perspectivas da BNNC para o ensino de Geografia na Educação Básica

 A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que define os conteúdos mínimos a serem trabalhados na formação básica dos alunos, estabelecidos como direitos de aprendizagens. O objetivo é a promoção e garantia do pleno desenvolvimento cognitivo, social e cultural dos estudantes em todas as etapas da educação básica. O documento também é uma ferramenta importante para o alcance da qualidade da educação ao estabelecer os níveis de desenvolvimento que todos os alunos têm o direito de acesso em todas as regiões do país.



Na área de Ciências Humanas onde está organizado o componente de Geografia, percebe-se uma coerência teórica metodológica com os princípios do documento na sua totalidade, assumindo como direcionamento, o pressuposto que considera as relações do homem com o mundo numa relação de existência, ou seja, o ser humano, como protagonista de sua existência.


Da mesma forma, a área de ciências humanas ao definir os componentes que se relacionam, chama atenção para o entendimento de que o ensino das Ciências Humanas acontecerá ao longo de toda a Educação Básica. Traz consigo a ideia de ensino menos fragmentada desde os primeiros anos de escolarização. Preconiza a continuidade no processo de aprendizagem, considerando as etapas e o desenvolvimento cognitivo, sem abrir mão de que o conhecimento se constrói de forma integrada e na articulação entre espaço, tempo, relações sociais, políticas, culturais, simbólicas e religiosas de cada ser e seu grupo.


Cinco unidades temáticas norteiam o ensino de Geografia na BNCC. Os temas estão estruturados para possibilitar que o ensino do componente não seja apenas baseado na transmissão de informações ao aluno. Todos os estudantes do Ensino Fundamental ao Ensino Médio devem ser incentivados a ampliar suas visões de mundo e a compreenderem de maneira crítica as relações que compõem a realidade local e global. 


Nesse contexto, o ensino de Geografia passa a incorporar desde os anos iniciais do Ensino Fundamental, uma mudança estrutural importante na sua abordagem dando ênfase sobre o pensamento espacial e o raciocínio geográfico, além dos conteúdos procedimentais que precisam ser apropriados pelos docentes, como forma de aproximação dos objetivos de aprendizagem que permeiam todo o documento.


Ao trazer novas dimensões para a realização dessa leitura de mundo, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) reforça a ideia da Geografia como um componente importante para entender o mundo, a vida e o cotidiano e acima de tudo perceber e analisar criticamente a realidade. Na pratica, essa nova concepção de ensino traduz-se na necessidade de estimular as crianças e jovens a pensarem de que forma o acontecimento presente está relacionado com outros ao longo do tempo.


Nessa nova perspectiva, os conteúdos não devem ser aprendidos de forma descontextualizada, mas entendidos como parte de um processo. A aplicação dos princípios desse raciocínio, em sala de aula, também vai preparar o estudante para perceber e questionar tudo o que se materializa no espaço. A intenção que surge desse processo é a de que os estudantes se desenvolvem aprendendo a olhar o espaço por onde passam e vivem, captando informações diversas por meio das paisagens e dos lugares em que transitam.

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