quarta-feira, 2 de julho de 2014

OFICINA METODOLOGIA DE PROJETOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Prof. Ms. Osmair Oliveira dos Santos¹
e-mail: osmairsantos@gmail.com

1.    Introdução
Os processos educativos construídos em todas as etapas do aprendizado, quer seja formal ou informal, abrem horizontes, tornam as pessoas críticas sobre o ambiente de forma geral e ao mesmo tempo possibilitam ações para permitir a inclusão social. A inclusão social é possível de várias formas e uma delas é disponibilizar conhecimento para todos independentes de classe social ou faixa etária.
Fazer com que crianças e adolescentes entendam a importância da sua responsabilidade na manutenção e preservação do meio ambiente é um desafio no contexto atual da sociedade consumista e degradadora. Dessa forma, as ações de Educação Ambiental procuram realizar esse processo, com atividades que tornem o conhecimento mais acessível, utilizando uma linguagem adequada para as diferentes situações.
Neste sentido, é pertinente dotar as pessoas formadoras de opinião dos conhecimentos necessários sobre como trabalhar a temática ambiental na educação formal de forma planejada e articulada com as demais ações desenvolvidas no âmbito da escola. Dentre estas pessoas, o professor tem um papel preponderante, por atuar diretamente com o público juvenil que uma vez assimilando os conhecimentos e percebendo a necessidade de cuidar do seu ambiente, serão os protagonistas do amanhã.
A oficina Metodologias de Projetos de Educação Ambiental, a partir dessa nova realidade, será desenvolvida junto à Comunidade docente, tendo em vista a necessidade de desenvolver esta ação em todas as escolas da rede municipal de ensino de Porto Velho, com vistas à criação de espaço para criar e desenvolver atividades que venham de encontro com a realidade socioambiental do local onde a escola está inserida.

1.    Justificativa
O Desenvolvimento Sustentável necessita ser compreendido e incorporado ao mundo que cada pessoa constrói, em seu domínio de condutas, com as demais pessoas com quem convive. Isto leva a uma necessidade de qualificação das pessoas e isto nada mais é do que um processo educacional. A Educação Ambiental surge, então, como um esforço pedagógico de articular conhecimentos, metodologias e práticas ditadas pelo paradigma da sustentabilidade.
A Educação Ambiental pode ser vista como a estratégia inicial do Desenvolvimento Sustentável através da qual as pessoas não só se qualificam, mas se sensibilizam para reencontrar suas pertinências e afinidades com a natureza e o Universo, ponto de partida substantivo do paradigma da sustentabilidade. (SILVA).
A escola precisa contextualizar na sua proposta pedagógica e no seu conjunto de ações as praticas de educação ambiental, tendo em vista as novas demandas sociais e a necessidade de uma educação que promova a sustentabilidade das suas próprias práticas pedagógicas. O professor, agente de transformação social não pode alienar-se do cotidiano dos alunos e do ambiente onde vivem.
Nesse sentido, há uma necessidade pertinente de envolvê-los estimulá-los a buscar  novos conhecimentos para o desenvolvimento das novas práticas pedagógicas voltadas as questões ambientais e com vistas a sustentabilidade das ações demandadas pela escola e de forma geral, no planeta.

2.    Resultados esperados
O principal resultado esperado é o empoderamento dos professores através do conhecimento, proporcionado pelo desenvolvimento de estratégias pedagógicas o desenvolvimento de atividades de educação ambiental na escola. Espera-se também:

a)    Aumentar a efetividade e eficiência da gestão das políticas públicas de desenvolvimento sustentável, neste caso das políticas educacionais de educação ambiental;
a)      Desenvolver estratégia cognitiva na sala de aula de sensibilização e o resgate da ligação do homem com a natureza, produzindo mudança de valores, percepções e sentimentos que deverá possibilitar a transformação dos hábitos da comunidade escolar.
b)      Produzir, dentro do processo de gestão da escola a inserção de ações continuadas de educação ambiental estimulando a participação qualificada da comunidade escolar. 

3.    Objetivo Geral:
A Oficina Metodologias de Projetos de Educação Ambiental tem a proposta de trazer para a realidade dos docentes a observação de fenômenos que ocorrem na escola e permitir que se sintam fazendo parte deles, com capacidade de análise crítica e ação sobre os mesmos.

4.    Metodologia:
Os docentes realizarão no período de 2 horas várias atividades práticas e de forma transdisciplinares com a temática educação ambiental, quais sejam:

4.1              Muro das lamentações (O Muro das Lamentações é um painel criado pelos participantes da oficina. Cada um dos participantes escreve ou desenham em pedaços de cartolina o que não funciona corretamente no seu espaço escolar e o que precisa melhorar. As discussões podem ser socializadas no ambiente).

4.2              Arvore dos Sonhos (Para realizar essa atividade os educadores, podem escrever ou desenhar seus sonhos de futuro e colar no painel.

4.3              Painel do realizável (Agenda 21) Ao final das duas atividades é montado painel do realizável ou agenda 21 que são as ações que podem ser realmente realizável no ambiente escolar. Essa é uma atividade que serve de diagnóstico da percepção que os professores têm do meio e da situação do seu ambiente escolar.

4.4              Projeto O painel realizável poderá levar a várias discussões que darão suporte para a realização dos projetos. Mediante votação pela maioria dos participantes do melhor tema realizável, se passará a montagem de um projeto.

4.4.1        Desdobramento 1 (dividir os professores em grupos de 5 ou 10 pessoas escolher os temas conforme os resultados que foram apresentados no painel, solicitar que façam uma breve discussão do assunto e idealizar um projeto para ser desenvolvido na escola. Cada equipe deverá, após discussão sobre o assunto, escrever um dos item do projeto: justificativa, objetivos, metas, metodologia, cronograma de execução e avaliação O grupo deverá escolher um relator(es) para apresentar o projeto aos demais participantes da oficina. Ao final tem-se o projeto montado.

4.4.2        Desdobramento 2 Paralelo à atividade anterior cada equipe desenhará uma parte do corpo humano – cabeça, olhos, orelha, boca, braço, mão, perna direta, perna esquerda, pé, tronco). Após montar o esqueleto observar que o objetivo dessa atividade é mostrar que um projeto tem que ser planejado com todos os envolvidos no ambiente escolar.

5.    Bibliografia
ODUM, Eugene P.- Ecologia - Ed. Guanabara, 1988- RJ
CASSINO, Fabio; JACOBI, Pedro; OLIVEIRA, José Flávio - Educação, Meio Ambiente e Cidadania - Reflexões e Experiências - Secretaria de Meio Ambiente /SP - 1998.
FIX, Mariana. Parceiros da Exclusão: duas histórias da construção de uma “nova cidade” em São Paulo: Faria Lima e Água Espraiada – São Paulo; Bom tempo, 2001.
INSTITUTO ECOAR PARA CIDADANIA, Desafio das Águas- Agenda 21 do Pedaço. Fórum de Educação Ambiental /Encontro da Rede Brasileira de Educação Ambiental - 1997-RJ.
Educação e Desenvolvimento Sustentável - Brasília: SESI-DN-1997
MARGALEF, Ramón – Ecologia – Ed. Omega – Barcelona – Espanha – 1989.
LABOURIAU, Maria Léa Salgado – História Ecológica da Terra – Ed. Edgard Blüchar – 1994.
ERICKSON, Jon – Nosso Planeta está morrendo – Ed. Makron Books – 1992 – SP. COIMBRA, José de Avila Aguiar – O outro lado do meio ambiente – CETESB – 1985 –SP.
LOVELOCK, James – As Eras de Gaia – Ed. Campus – 1991 – RJ.
SILVA, Jorge Xavier; SOUZA, Marcelo J.L. - Análise Ambiental - Ed. Universidade Federal do Rio de Janeiro - 1988 - RJ

ANEXOS

Materiais necessários para a oficina:
Papel A4
Caneta esferográfica
Lápis preto
Borracha
Régua 30cm
Papel craft
Pincel atômico (cores)
Pincel para quadro branco
Computador
Data Show


MURO DAS LAMENTAÇÕES

(escrever tudo o que você pensa que está errado na escola, o que não funciona bem)
Exemplo: violência, drogas, lixo na rua, esgoto a céu aberto e moradias.

ÁRVORE DOS SONHOS

(escrever seus sonhos de uma escola melhor, o poderia fazer para melhorar)
Exemplo: melhoria na limpeza pública e nas moradias, mobilização social, assistência à saúde e policiamento.

PAINEL DO REALIZÁVEL

(escrever o que é possível fazer para melhorar)
Exemplo: mobilização social e informação sobre os problemas do lixo

PROJETO

(dentre todas as sugestões escolher um tema possível de ser realizado na escola e fazer um projeto).
Exemplo: cada grupo faz uma parte do projeto – um item.

DESENHAR E RECORTAR O ESQUELETO (PARTES DE UM CORPO HUMANO

(demonstrar a necessidade do planejamento, articulação, discussão e envolvimento de todos na execução de um projeto)

GRUPO 1: CABEÇA COM CABELO
GRUPO 2: ORELHAS (DIREITA E ESQUERDA), OLHOS DIREITO E ESQUERDO.
GRUPO 3: BOCA E NARIZ
GRUPO 4: TRONCO HUMANO COM PESCOÇO
GRUPO 5: BRAÇOS ESQUERDO COM MÃO
GRUPO 6: BRAÇO DIREITO COM MÃO
GRUPO 7: PERNAESQUERDA COM PÉ
GRUPO 8: PERNA DIREITA COM PÉ


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