segunda-feira, 23 de novembro de 2015

FILOSOFIA - RESUMO QUARTO BIMESTRE

1º ANO – ENSINO MÉDIO

 ARGUMENTAÇÂO
1. A Lógica é uma área da filosofia em que se estudam:
ü  Os raciocínios ou argumentos;
Raciocinar ou Inferir quer dizer:
ü  Chegar a algum juízo ou ideia a partir de outros juízos ou ideias
ü  Processo mental.
2. A estrutura básica dos argumentos é constituída de duas partes:
ü  Premissas e conclusão;
3. Os três princípios lógicos fundamentais são:
ü  Princípio da Identidade;
ü  Princípio da não contradição;
ü  Princípio do Terceiro excluído;
4. Silogismo:
Argumento constituído por três termos que são respectivamente denominados:
ü  Premissas 1;
ü  Premissas 2;
ü  Conclusão.
5. Tipos de argumentação:
ü  Indução – do particular para o geral.
ü  Dedução – do geral para o particular.

METAFÍSICA
Metafísica: Ciência doo ser enquanto ser.
ü  Busca a realidade fundamental das coisas.
Cosmogonia: origem ou formação do universo.
Problemas da realidade:
ü  O ser – qualquer coisa que existe.
ü  Devir ou vir a ser – processo de transformação das coisas.
ü  Substancia: realidade necessária e constante do ser.
ü  Causa e causalidade: (o porquê das coisas).
ü  Fim ou Finalismo: (Para que?)
  
2º ANO – ENSINO MÉDIO

A Filosofia Moderna século XV ao XVII proporciona reflexão sobre:
ü  Questões do conhecimento.
ü  Questões da razão.
ü  Questões da experiência.
ü  Questão do capital comercial.
 Renascença ou renascimento podemos afirmar que foi:
ü  Pensamento humano em caminho de libertação das crenças cristãs medievais.

O Renascimento designa o movimento de renovação artístico e intelectual iniciado na Itália no século XIV, atingindo seu apogeu no século XVI e expandindo-se por toda Europa - releitura filosófica dos gregos.
 A visão teocêntrica (que tem Deus como centro) que havia predominado ao longo de toda a Idade Medieval passo a ser substituída por outra tendência que tem o ser humano como centro. Essa nova tendência é denominada de:
ü  Antropocentrismo;
A disposição de regras certas e fáceis que, observadas corretamente, levarão quem as seguirem a atingir o conhecimento verdadeiro de tudo o que for possível, Descartes denomina de:
ü  Método
Francis Bacon Bacon - o método:
ü  Indutivo;
 Galileu Galilei - o método:
ü  Matemático-experimental, cuja metodologia tinha como base: Observação, experimentação e valorização da matemática como instrumento capaz de enunciar as regularidades observadas nos fenômenos.
René Descartes – Dúvida metódica.
ü  - Penso logo existe (base da sua filosofia) – ser humano pensante.
ü  - Para conhecer a verdade é preciso colocar todos os nossos conhecimentos em dúvida.
ü  - Questionar e analisar.
Baruch Espinosa:
ü  Racionalismo radical caracterizado pela crítica às superstições:
ü  Religiosas:
ü  Políticas e;
ü  Filosóficas.
ü  A fonte de toda superstição é a imaginação incapaz de compreender a ordem do universo.

3º ANO - ENSINO MÉDIO

A estética constitui um tipo de conhecer que é o extremo oposto do conhecimento lógico-matemático.
Alexander Beaumgarten -Teoria do belo e das suas manifestações através da arte.
A arte como a prática de criar formas perceptíveis expressivas do sentimento humano tem como valor essencial é: A capacidade de transmitir os sentimentos mais autênticos da natureza humana.
Platão era um defensor da Teoria Idealista.
David Humefilósofo materialista-empirista:
O belo é subjetivo, ou seja, beleza não está propriamente nos objetos mas, depende do gosto individual, da maneira como cada pessoa vê e valoriza o objeto.
Tradicionalmente, a estética está ligada à questão do belo:
Porque o uso da palavra estética, seja no cotidiano, seja em filosofia da arte, desde a Grécia Antiga, implica um único valor: a beleza.
Como ciência e teoria do belo, a Estética pretende alcançar o conhecimento pelos sentidos.
Immnuel Kant:
A estética é uma intuição de ordem: Subjetiva.
Para o filosofo alemão Georg W. Friedrich Hegel, o entendimento do que é belo depende:
Do momento histórico e do desenvolvimento cultural.
Para Friedrich von Schiller, Educação estética.
- Forma de harmonizar e aperfeiçoar o mundo e de o indivíduo alcançar sua liberdade.
- O belo desperta o bom no indivíduo – menos pressão e insatisfação.
- EDUCAÇÃO – INDIVIDUO MELHOR
Arte ideal: servir à necessidade do espirito humano e não mercado do século.
Industria cultural: interesse do capitalismo (Theodor Adorno) como qualquer outro produto do mercado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário