1º ANO – ENSINO
MÉDIO
ARGUMENTAÇÂO
1. A
Lógica é uma área da filosofia em que se estudam:
ü
Os
raciocínios ou argumentos;
Raciocinar ou Inferir quer dizer:
ü
Chegar
a algum juízo ou ideia a partir de outros juízos ou ideias
ü
Processo mental.
2.
A estrutura básica dos argumentos é constituída de duas partes:
ü Premissas e
conclusão;
3.
Os três princípios lógicos fundamentais são:
ü Princípio da
Identidade;
ü Princípio da não
contradição;
ü Princípio do
Terceiro excluído;
4. Silogismo:
Argumento
constituído por três termos que são respectivamente denominados:
ü
Premissas
1;
ü
Premissas
2;
ü
Conclusão.
5. Tipos
de argumentação:
ü
Indução
– do particular para o geral.
ü
Dedução
– do geral para o particular.
METAFÍSICA
Metafísica:
Ciência doo ser enquanto ser.
ü
Busca
a realidade fundamental das coisas.
Cosmogonia:
origem ou formação do universo.
Problemas
da realidade:
ü
O
ser – qualquer coisa que existe.
ü
Devir
ou vir a ser – processo de transformação das coisas.
ü
Substancia:
realidade necessária e constante do ser.
ü
Causa
e causalidade: (o porquê das coisas).
ü
Fim
ou Finalismo: (Para que?)
2º ANO – ENSINO
MÉDIO
A
Filosofia Moderna século XV ao XVII proporciona reflexão sobre:
ü Questões do
conhecimento.
ü Questões da razão.
ü Questões da
experiência.
ü Questão do capital
comercial.
Renascença ou renascimento podemos afirmar que
foi:
ü Pensamento humano em caminho de libertação das crenças
cristãs medievais.
O
Renascimento designa o movimento de renovação artístico e intelectual iniciado
na Itália no século XIV, atingindo seu apogeu no século XVI e expandindo-se por
toda Europa - releitura filosófica dos gregos.
A
visão teocêntrica (que tem Deus como centro) que havia predominado ao longo de
toda a Idade Medieval passo a ser substituída por outra tendência que tem o ser
humano como centro. Essa nova tendência é denominada de:
ü Antropocentrismo;
A
disposição de regras certas e fáceis que, observadas corretamente, levarão quem
as seguirem a atingir o conhecimento verdadeiro de tudo o que for possível,
Descartes denomina de:
ü Método
Francis
Bacon Bacon - o método:
ü Indutivo;
Galileu
Galilei - o método:
ü Matemático-experimental,
cuja metodologia tinha como base: Observação, experimentação e valorização da
matemática como instrumento capaz de enunciar as regularidades observadas nos fenômenos.
René Descartes – Dúvida metódica.
ü - Penso logo existe
(base da sua filosofia) – ser humano pensante.
ü - Para conhecer a
verdade é preciso colocar todos os nossos conhecimentos em dúvida.
ü - Questionar e
analisar.
Baruch Espinosa:
ü Racionalismo radical
caracterizado pela crítica às superstições:
ü Religiosas:
ü Políticas e;
ü Filosóficas.
ü A fonte de toda
superstição é a imaginação incapaz de compreender a ordem do universo.
3º ANO - ENSINO MÉDIO
A estética constitui um tipo de conhecer que é o extremo
oposto do conhecimento lógico-matemático.
Alexander
Beaumgarten -Teoria do belo e das suas
manifestações através da arte.
A arte como a prática de criar formas perceptíveis
expressivas do sentimento humano tem como valor essencial é: A capacidade de transmitir os sentimentos mais autênticos da
natureza humana.
Platão era um defensor da Teoria
Idealista.
David
Hume – filósofo materialista-empirista:
O belo é subjetivo, ou seja, beleza não está
propriamente nos objetos mas, depende do gosto individual, da maneira como cada
pessoa vê e valoriza o objeto.
Tradicionalmente, a estética está ligada à questão
do belo:
Porque o uso da palavra estética, seja no
cotidiano, seja em filosofia da arte, desde a Grécia Antiga, implica um único
valor: a beleza.
Como ciência e teoria do
belo, a Estética pretende alcançar o conhecimento pelos
sentidos.
Immnuel Kant:
A
estética é uma intuição de ordem: Subjetiva.
Para o
filosofo alemão Georg W. Friedrich Hegel, o entendimento do que é belo depende:
Do momento histórico e do desenvolvimento
cultural.
Para Friedrich von Schiller, Educação estética.
- Forma de harmonizar e aperfeiçoar o mundo e de o indivíduo alcançar
sua liberdade.
- O belo desperta o bom no indivíduo – menos pressão e insatisfação.
- EDUCAÇÃO – INDIVIDUO MELHOR
Arte ideal: servir à
necessidade do espirito humano e não mercado do século.
Industria cultural: interesse do
capitalismo (Theodor Adorno) como qualquer outro produto do mercado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário