quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Rondônia no caminho do agronegócio


A partir da última década do século XX, vários processos de modernização do território brasileiro foram capazes de inserir conhecimentos técnicos que possibilitaram o surgimento de novos espaços em que atividades agrícolas modernas são realizadas, sobretudo cultivos especialmente voltados para o mercado externo.
O Brasil moderno que estava atrelado ao Sudeste e Sul, a partir da década de 1990 passa conhecer outros espaços agrícolas. A Amazônia passa a ser integrada nesse processo de modernização no campo voltado exclusivamente a exportação.
A agricultura moderna praticada no estado de Rondônia exemplifica este processo, especialmente no que se refere ao cultivo da soja, voltado para o mercado externo e muito pautado no uso intensivo de ciência e de informação. O crescimento do cultivo de soja em Rondônia é recente, ocorrendo sobretudo como resultado da viabilização do transporte de cargas na hidrovia Madeira-Amazonas.
O estado de Rondônia, que até a década de oitenta tinha na exploração madeireira, na pecuária extensiva e na mineração as suas principais atividades econômicas, tem conhecido atualmente, um crescimento significativo da produção de soja, reproduzindo assim práticas análogas ao front da agricultura moderna de exportação que circunda a Amazônia Legal.
O aumento gradativo da produção sojícola no cone sul de Rondônia resulta sobremaneira da vinda de produtores que atuavam no Mato Grosso e que, em busca de novas terras para o cultivo, acabaram por promover a transformação da produção agropecuária local baseada no cultivo do arroz e na pecuária de corte, atraída pelos bons resultados dos experimentos com a soja.


                                     Produtividade da soja em Rondônia (2001-2008)
Fonte: IBGE, Produção Agrícola Municipal, 2007. O dado de 2008 é da
SEAPES-RO, disponível em http://www.seapes.ro.gov.br/Imprensa/06_08/060801.htm,
Acesso em novembro de 2008. Organizado pelo autor.

A inserção de insumos e o uso de técnicas modernas são responsáveis pelo constante crescimento e modernização da produção. O emprego otimizado de fertilizantes, maquinários e a gestão em tempo real das informações necessárias ao trabalho de adubação dos solos e da atividade de plantio são alguns exemplos da tecnologia empregada no agronegócio da soja em Rondônia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário