quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Amazônia e as mudanças globais


Vivemos uma mudança global, que afeta todos os lugares do mundo, essas transformações afetam até os lugares mais distantes dos grandes centros mundiais, por exemplo, os moradores de comunidades tradicionais que ainda não convivem com o processo de urbanização, sofrem pelas mudanças do aquecimento global, mesmo que de forma imperceptível por eles.
Dos muitos fatores intervenientes na dinâmica natural, alguns processos são visíveis na Amazônia, entre os quais, o avanço do capital na agricultura, sobretudo, no agronegócio. A expansão da produção de soja envolve tanto as transformações técnicas do território, como possibilita a inserção de novas relações no campo e nas cidades, cujo destaque centra-se na nova fase de expansão agrícola.
Diante de tais desafios a Amazônia começa a se integrar no processo da economia global com uma produção cada vez mais agressiva na agricultura, pecuária tropical, tecnologia florestal, piscicultura, química de produtos naturais, microbiologia de solos e de águas, com a imensidade de microrganismos a descobrir para colocá-los a serviço dos homens, etc.
Em todos os contextos, se faz necessário ater-se uma espécie de critério que propicie a outras pessoas do planeta utilizar os recursos da floresta desde que haja uma contrapartida para os brasileiros, amenizando, dessa forma, os impactos da globalização, sendo contrário ao uso desse discurso, para que se viole a soberania nacional sem haver nenhum benefício para país. O que se deve ter em mente é que a relação globalização e a Amazônia já é presente, mas ela será o que fizermos dela e entre o que é e o que pode ser, vai a margem de flexibilização, de alternativa e liberdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário