quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Rondônia e a globalização


Como você percebe a sensação atual é que passamos por um período com intensas transformações em todas as esferas da vida social. São movimento produzidos pela dinâmica societária global, pelos avanços conseguidos no conhecimento científico, pelo desenvolvimento de tecnologias e pela expansão do comércio em escala global.
A Globalização é um processo de integração econômica, cultural, social e política. Esse fenômeno é gerado pela necessidade do capitalismo de conquistar novos mercados, principalmente se o mercado atual estiver saturado. A intensificação da globalização aconteceu na década de 70, e ganha grande velocidade na década de 80. Um dos motivos para essa aceleração é o desenvolvimento de novas tecnologias, como por exemplo, no ramo da comunicação.
processo de globalização é a forma como os mercados de diferentes países interagem e aproximam pessoas e mercadorias. A quebra de fronteiras gerou uma expansão capitalista onde foi possível realizar transações financeiras e expandir os negócios, até então restritos ao mercado interno, para mercados distantes e emergentes. No entanto, as transformações e as novidades tecnológicas são apropriadas de forma desigual, gerando a ampliação do fosso social mundial, sendo neste período cada vez mais qualitativo, isto é, de acesso ao conhecimento.
Milton Santos, famoso geógrafo brasileiro, ao fazer críticas ao cenário mundial atual sugeriu uma globalização solidária, que fosse centrada em valores que não fossem ligados à hegemonia. Ele mencionou seus aspectos econômicos, e analisou o papel desempenhado pelas empresas na internacionalização do capital, e também os fluxos financeiros e o impacto que estes causam na cultura local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário