quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Rondônia de olho em novos mercados mundiais


O Estado de Rondônia está estrategicamente posicionado como um portal de entrada para os demais estados da Amazônia e aos países andinos, favorecendo a expansão das atividades produtivas, a elevação do valor agregado da produção e a intensificação das transações comerciais com grandes centros consumidores do país e do mundo, especialmente, o mercado asiático e países da Amazônia.
Detentor do terceiro maior Produto Interno Bruto (PIB) da Região Norte e 21º do Brasil, o Estado contribui com 0,7% do PIB nacional, com R$ 27,8 bilhões. A agropecuária é a mola-mestra do seu desenvolvimento econômico do estado, que tem a carne bovina como principal produto de exportação. A agricultura, sobretudo o cultivo de soja, é também importante fonte da renda local.
A exportação é a atividade que proporciona a abertura do país ou do estado para o mundo. É uma forma de se confrontar com os demais parceiros e, principalmente, assimilar técnicas e conceitos de administração a que não teria acesso em seu mercado interno.
Rondônia tem como destino de seus produtos não apenas os países vizinhos, mas também os Estados Unidos, África, Rússia, Arábia Saudita, Holanda, China, França, Espanha entre outros. Já a Venezuela, Reino Unido, Hong Kong e Malásia são os quatros principais países que importam produtos de Rondônia
A balança de comércio exterior de Rondônia é, historicamente, superavitária. Atualmente, o principal produto exportado é a carne bovina, respondendo em média por 51,2% das exportações. O principal comprador de nossos produtos é a Venezuela, sendo que, em 2013, os principais produtos exportados para o país foram carnes, miudezas e comestíveis.

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