O Parque Nacional de Pacaás Novos está localizado no estado de Rondônia. Foi criado em 1979 e possui mais de 700 mil hectares de território abrangendo os municípios de Presidente Médici, Costa Marques, Guajará-Mirim, Porto Velho, Jaru e Ouro Preto do Oeste. A região é de difícil acesso e constitui uma das maiores Unidades de Conservação em Rondônia. A UC tem como objetivos preservar amostra representativa de transição entre o Cerrado e a Floresta Amazônica, além de proteger as cerca de duas mil nascentes de três principais sub bacias hidrográficas do estado de Rondônia.
Figura 20.6: Parque do Pacaás Novos – Guajara/ROFonte: http://www.wikiparques.org/wiki/Parque_Nacional_de_Paca%C3%A1s_Novos
O Parque contribui também para a integridade do Mosaico Central de Rondônia, protegendo espécies da fauna e da flora ameaçadas de extinção e as belezas cênicas da região, dentre elas o Pico do Tracoá, ponto mais alto do estado, com 1.230 metros. Abriga um importante patrimônio cultural indígena. No Parque Nacional da Pacaás Novos se encontram os índios da tribo Uru-Eu-Wau-Wau e Uru-pa-in. O nome Pacaás Novos teve origem com os seringueiros que encontravam muitas pacas na beira do igarapé. Em decorrência da ocupação acelerada e desordenada de Rondônia pela abertura da BR-364 tornou-se necessário proteger parte de seus recursos naturais que tem grande potencial atrativo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário