quarta-feira, 21 de novembro de 2018

MORAL E ÉTICA NA EDUCAÇÃO


As formas de buscar e adquiri conhecimentos se dão de várias maneiras, uma vez que tal ação rege o percurso de toda a vida humana, mesmo que inconscientemente. A vontade aliada a realidade vivida de cada indivíduo é talvez o que determinará o objetivo e o tipo de informação ou conhecimento que o mesmo quer ou precisa adquirir, sabendo pois que em detrimento disto, ou seja, em virtude do empoderamento por determinado tipo de saber, por consequência, em muitos outros prevalecerá a ignorância.
Em primeira análise, para falar sobre moral e ética é necessário fazer distinções entre o bom e mau, ou seja, dois conceitos motivadores que dão significado à vida do ser humano. De forma simplista poderemos dizer que ética é o conjunto de normas que norteiam a conduta do ser humano, enquanto moral tem caráter prático, e se refere ao conjunto de regras adquiridas através da cultura, da educação, da tradição e do cotidiano, e que orientam o comportamento humano dentro de uma sociedade, podendo ser evoluída com o tempo.
Neste sentido, ética e educação sempre caminharam juntas. A ética enquanto fundamento do agir moral humano, interpreta, discute e problematiza as normas necessárias para o convívio na sociedade. Por sua vez, a educação, elabora os caminhos para esta formação, conduzindo o ser humano para uma vida social virtuosa enquanto cidadão responsável no convívio com o outro.
Assim, a ética, enquanto princípio formativo, tem representado, desde a sua concepção grega, a ideia de formação do homem, no sentido de conter seus impulsos e paixões, com o propósito de estabelecer normas que sejam capazes de regular a convivência humana no convívio social. A partir desse pensamento, é que a educação identifica-se com a ética no intuito de educar o indivíduo para sua relação em uma comunidade, articulada com a ideia de bem.
Para Kant é somente a partir da educação que o homem pode alcançar, com plenitude, sua humanidade, pois a educação o “constrói”, fazendo com que ele seja capaz de gozar sua liberdade. A liberdade plena só pode ser alcançada a partir do momento em que o homem compreende que deve cumprir a lei moral e é capaz de cumpri-la. O papel da educação é aperfeiçoar as disposições que o homem já traz dentro de si referentes a esta lei.
Diante da premissa Kantiana surge o seguinte questionamento: no mundo globalizado atual com tamanha diversidade social, cultural e a dissolução de parâmetros tradicionais milenares, a educação ainda contribui significativamente para alicerçar valores morais e éticos na sociedade? 



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