As formas
de buscar e adquiri conhecimentos se dão de várias maneiras, uma
vez que tal ação rege o percurso de toda a vida humana, mesmo que
inconscientemente. A vontade aliada a realidade vivida de cada
indivíduo é talvez o que determinará o objetivo e o tipo de
informação ou conhecimento que o mesmo quer ou precisa adquirir,
sabendo pois que em detrimento disto, ou seja, em virtude do
empoderamento por determinado tipo de saber, por consequência, em
muitos outros prevalecerá a ignorância.
Em
primeira análise, para falar sobre moral e ética é
necessário fazer
distinções
entre o bom e mau, ou seja, dois conceitos motivadores que dão
significado à vida do ser humano. De forma simplista poderemos dizer
que ética é o conjunto de normas que norteiam a conduta do ser
humano, enquanto moral tem caráter
prático,
e
se refere ao conjunto de regras adquiridas através da cultura, da educação, da tradição e do cotidiano,
e que orientam o comportamento humano dentro de uma sociedade,
podendo
ser evoluída
com o tempo.
Neste
sentido, ética
e educação sempre
caminharam
juntas. A ética enquanto fundamento do agir moral humano,
interpreta, discute e problematiza as normas necessárias para o
convívio na sociedade. Por
sua vez, a educação,
elabora os caminhos para esta formação, conduzindo o ser humano
para uma vida social virtuosa enquanto cidadão responsável no
convívio com o outro.
Assim,
a ética, enquanto princípio formativo, tem
representado,
desde a sua concepção
grega, a ideia
de formação do homem, no sentido de conter seus impulsos e paixões,
com
o propósito
de estabelecer normas que
sejam capazes
de regular a convivência humana no convívio social. A partir desse
pensamento,
é
que a
educação identifica-se com a ética no intuito de educar o
indivíduo para sua relação em uma comunidade, articulada com a
ideia
de bem.
Para
Kant é somente a partir da educação que o homem pode alcançar,
com plenitude, sua humanidade, pois a educação o “constrói”,
fazendo com que ele seja capaz de gozar sua liberdade. A liberdade
plena só pode ser alcançada a partir do momento em que o homem
compreende que deve cumprir a lei moral e é capaz de cumpri-la. O
papel da educação é aperfeiçoar as disposições que o homem já
traz dentro de si referentes a esta lei.
Diante
da premissa Kantiana surge o seguinte questionamento:
no mundo globalizado atual com tamanha diversidade social, cultural e
a dissolução de parâmetros tradicionais milenares, a
educação ainda contribui significativamente para alicerçar valores
morais e éticos na sociedade?
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