terça-feira, 23 de junho de 2026

Governança de TI na administração pública

O termo Governança, embora seja explicado de maneiras diversas, pode ser entendido como um sistema pelo qual as organizações são dirigidas e monitoradas, abrangendo os relacionamentos entre todas as partes interessadas. Ou seja, está atrelada à capacidade gerencial, financeira e técnica da organização de identificar metas e os respectivos meios para alcançá-las.

Assim, diante da democratização da tecnologia da informação, muitos processos de negócios foram injetados com ferramentas de tecnologia de TI para operar e medir resultados, fazendo com que os órgãos públicos e empresas privadas precisem, cada vez mais, alinhar seu planejamento estratégico à estrutura de TI vigente em seu organograma.

A Governança de TI (Tecnologia da Informação) surge, então, como uma quebra da Governança Corporativa e abrange um conjunto de normas, práticas, ações, competências e responsabilidades necessárias para alinhar os recursos de TI à estratégia organizacional. Gestão e Governança de TI de forma geral, são conceitos complementares que garantem o uso da tecnologia para atingir os objetivos de uma organização.

Governança, conjunto de frameworks que gerenciam como as organizações otimizam o uso das operações de TI para apoiar os objetivos de negócios, define o direcionamento estratégico, as politicas e as regras, enquanto a gestão é responsável por planejar, executar e monitorar as atividades para colocar essas diretrizes em pratica.

Na administração pública, a Governança de TI define o direcionamento estratégico, as políticas e os objetivos da tecnologia, sendo responsabilidade da alta gestão. A Gestão desta, por sua vezé a execução tática que planeja, implementa e monitora as operações e projetos para atingir as metas estabelecidas pela governança. Ambos os conceitos são essenciais para transformar a prestação de serviços públicos. Busca, em síntese, maximizar os benefícios dos investimentos tecnológicos enquanto minimiza potenciais impactos negativos.

Nos últimos anos houve um grande avanço do setor público, especialmente se tratando de novas tecnologias. Com as novas legislações que favorecem esse cenário, estamos presenciando melhores processos, desburocratização, serviços mais alinhados à realidade dos cidadãos e até mais transparência. 

Para continuar com todo esse progresso, é fundamental ter um controle efetivo sobre a TI, especialmente quando tratamos da administração pública que investe muito capital público para atender às crescentes demandas. Nesse contexto é a Governança de TI que apoiará a auditoria em relação a regulamentações internas e externas.

Assim, a Governança de TI, por se alinhar ao planejamento estratégico do negócio, opera diretamente em pontos nevrálgicos da organização, abarcando inúmeros objetivos e benefícios, como: garantia da segurança das informações; desenvolvimento da comunicação interna; aprimoramento na aplicação de recursos; atenuação de riscos; fornecimento de suporte para tomada de decisões; controle de processos internos e maior credibilidade por parte dos clientes.

De forma geral, além do objetivo de alinhamento entre as estratégias da organização, a governança de TI tem a finalidade de deixar mais transparentes as questões vinculadas a riscos, investimentos e, sobretudo, à tomada de decisão em aspectos que a envolve no dia a dia das instituições, particularmente as públicas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário