O Município
de Porto Velho/RO tem como principal bacia hidrográfica o Rio Madeira que de
acordo com o Plano Diretor da cidade é formada por três regiões: Alto, Médio e
Baixo Madeira. Nessas regiões está distribuído quatorze distritos. Abrange uma
área de aproximadamente 34 km² e mais de 500 km de extensão Leste-Oeste,
abrangendo quase 15% do território do estado de Rondônia. constituída por uma
variedade de ecossistemas e uma diversidade de povos com saberes, habilidades,
costumes e valores próprios que torna a região um espaço inter/multicultural,
cuja diversidade cultural, social e étnica sustentam sua riqueza sócio
histórica. A população contabiliza 5.957 habitantes, distribuídos em 1.421
domicílios (IBGE, 2018).
Porto Velho é a
capital brasileira com maior área territorial, estendendo-se por cerca de 34
mil km² e mais de 500 km de extensão Leste-Oeste, abrangendo quase 15% do
território do estado de Rondônia. Os distritos contam com infraestrutura
constituída por energia elétrica, telefone fixo, televisão com recepção via
antena parabólica e internet. O atendimento educacional é regular, apresentando
dificuldades relacionadas ao transporte escolar, falta de pessoal técnico nas
áreas de supervisão e orientação educacional e funcionários de apoio como
merendeiras e zeladores. As escolas possuem estruturas físicas satisfatórias e
contam com professores habilitados, porém ainda em número insuficiente para
atender todas as disciplinas do ensino fundamental e médio.
Organizados
em associação, os ribeirinhos realizam diversas atividades e festas tradicionais
em várias épocas do ano, atraindo centenas de pessoas para a região. Um cenário de somatórios de ativos materializados em saberes e práticas
culturais intangíveis que segundo Brugnera (2015), reflete a ocupação das
paisagens, resultante de um processo de longa duração da ocupação amazônica por
uma diversidade de identidades culturais.
O modo de
vida é marcado por uma cultura diferenciada, caracterizada principalmente pelo
contato com as águas – cheias e vazantes, terras e floresta. São seres humanos
que decidem o que manter, criar e desenvolver em cada ecossistema, por meio de
um conjunto de recursos, técnicas e estratégias adquiridas ao longo do tempo.
São possuidores de uma vasta experiência na utilização e conservação do espaço,
da biodiversidade e da ecologia dos ambientes onde vivem e trabalham (BARREIRA,
2007).
A escola
existente nesses territórios possui extrema importância para a reprodução
social dessas populações (FABRÉ, et al, 2007). Apesar da peculiaridade e
riqueza das localidades, marcada pela subida e descida das águas, a política de
educação escolar tem sido predominantemente pautada no modelo urbano-cêntrico
reproduzindo fortemente a desvalorização do modo de vida, reforçando o êxodo
rural e consequentemente a falta de desenvolvimento econômico da região.
A
desvalorização, marcada pela pouca atuação do Estado, tem proporcionado um
considerável índice de jovens e adultos não alfabetizados e de pessoas com
tempo de escolaridade inferior a quatro anos. Possui um baixo IDH e índices do
IDEB nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Esses baixos indicadores sociais
e humanos refletem o peso do tratamento subalterno que a população ribeirinha
historicamente tem recebido ao londo do tempo.
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