Conceito Geral: Em
primeiro lugar, trata-se de um conceito sistêmico, ou seja, ele correlaciona e
integra de forma organizada os aspectos econômicos, sociais, culturais e
ambientais da sociedade. A palavra-chave é continuidade — como essas vertentes
podem se manter em equilíbrio ao longo do tempo.
“Desenvolvimento
sustentável significa suprir as necessidades do presente sem afetar a
habilidade das gerações futuras de suprirem as próprias necessidades”.
ESCOLA SUSTENTÁVEL
Conceito
Geral: Escolas sustentáveis são definidas como aquelas que
mantêm relação equilibrada com o meio ambiente e compensam seus impactos com o
desenvolvimento de tecnologias apropriadas, de modo a garantir qualidade de
vida às presentes e futuras gerações. Esses espaços têm a intencionalidade de
educar pelo exemplo e irradiar sua influência para as comunidades nas quais se
situam. A transição para a sustentabilidade nas escolas é promovida a partir de
três dimensões inter-relacionadas: espaço
físico, gestão e currículo.
· Espaço físico: utilização de materiais
construtivos mais adaptados às condições locais e de um desenho arquitetônico
que permita a criação de edificações dotadas de conforto térmico e acústico,
que garantam acessibilidade, gestão eficiente da água e da energia, saneamento
e destinação adequada de resíduos. Esses locais possuem áreas propícias à
convivência da comunidade escolar, estimulam a segurança alimentar e
nutricional, favorecem a mobilidade sustentável e respeitam o patrimônio cultural
e os ecossistemas locais.
· Gestão: compartilhamento do
planejamento e das decisões que dizem respeito ao destino e à rotina da escola,
buscando aprofundar o contato entre a comunidade escolar e o seu entorno,
respeitando os direitos humanos e valorizando a diversidade cultural, étnico-racial
e de gênero existente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário