A BR-319, no Estado de Rondônia tem uma
extensão muito pequena, de 64,80 km. Inicia na divisa do AM/RO até o
entroncamento da BR-364 em Porto Velho, conhecido como Trevo do Roque. Constitui
a partir da Ponte sobre o Rio Madeira a importante função de interligar o
Estado de Rondônia ao Estado do Amazonas, possibilitando, principalmente, que o
Estado do Amazonas se interligue com os demais estados brasileiros através da
BR-364.
Além dos fatores pertinentes a trafegabilidade
de pessoas e veículos, a economia de forma geral será beneficiada significativamente,
tanto pelos retornos econômicos decorrentes dos investimentos como pelas melhores
condições e rapidez do transporte de cargas e das atividades socioeconômicas em
geral.
Única ligação por terra
entre Porto Velho e Manaus, a BR-319 é fruto do projeto de integração nacional
promovido pelos governos militares nas décadas de 60 e 70. O projeto decorre da construção de rodovias em escala
nacional e em incentivos à migração, cuja intenção do governo era possibilitar
a ocupação da Amazônia de forma a garantir o controle estratégico sobre a
região.
Neste contexto, a rodovia ligando Porto Velho/RO a
Manaus/AM, foi construída entre os anos de 1968 e 1973. O asfaltamento da
estrada foi concluído às pressas - chegaram a ser usadas coberturas de plástico
para proteger o piso durante a época de chuvas, em que normalmente as obras são
suspensas.
Oficialmente sua inauguração
aconteceu em 27 de março de 1976 no governo do presidente Ernesto Geisel.
Referencias:
Asfalto na Floresta: A história
da BR-319 na Amazônia. Disponivel em; <http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2009/10/091022_asfaltoflorestahistoriaebc.shtml?print=1>. acesso em 21 de setembro de 2017.
FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE RONDÔNIA – FIERO
Projeção para Nova Dimensão Econômica e Integração Comercial: Rondônia/Bolívia/Peru/
coordenado por William José Curi; colaboradores Antônio Rocha Guedes . . . [et
alii]; revisão técnica por Márcio Fontes Nascimento. Porto Velho: SEBRAE, 1999.
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