Nunca me correu que falar sobre o livro didático tivesse tamanha importância diante do momento em que vivemos, onde as novas tecnologias fazem frente às inúmeras ferramentas de trabalho e ensino nas instituições educacionais. Há quem diga que no século 21 não tem mais espaço para o velho livro didático. De velho não tem nada, dizem outros. E a partir da daí nasce a discussão.
O importante é destacar que as ferramentas, ou recursos didáticos com os quais os professores realizam seu trabalho, que são inúmeros, ganham a cada dia novos olhares e perspectivas sobre a forma de utilização. Aí, muitos concordarão que não é o material em si que vai proporcionar um bom desempenho docente e a consequente aprendizagem por parte dos estudantes, mas a forma como esse material é utilizado. A falta de rendimento acadêmico está diretamente ligado a falta metodologia adequada utilizada pelo professor.
Certamente, o livro didático ainda é o melhor recursos a ser utilizado nas salas de aula, no entanto, para que isso ocorra é necessário saber utilizá-lo. Se não há conhecimento sobre uma ferramenta de trabalho é provável que este trabalho também não seja realizado de forma satisfatória. Como alguém pode construir uma casa, pintar uma parede ou qualquer outro trabalho se não conhece a ferramenta que irá utilizar? Como instalar um equipamento se não leu o manual?
Diante destes e de outros questionamentos estão as novas tecnologias com todos os seus discursos de revolução educacional. No entanto, a reflexão que todos os professores devem fazer é pura e simplesmente quanto as metodologias que deverão ser aplicadas na utilização desses novos recursos na sala de aula. Ninguém poderá negar aspectos como atratividade, novidade e inovação que o uso das novas tecnologias proporcionam aos alunos. O desafio é a forma como essas ferramentas entrarão no contexto do dia-adia da sala de aula.
Nesse oceano de discussões, o velho livro didático continua sendo o amigo de todas as horas. Uma fonte inesgotável de conhecimentos que certamente nunca sairá da pauta do dia e do planejamento do mais catedrático dos professores.
Diante destes e de outros questionamentos estão as novas tecnologias com todos os seus discursos de revolução educacional. No entanto, a reflexão que todos os professores devem fazer é pura e simplesmente quanto as metodologias que deverão ser aplicadas na utilização desses novos recursos na sala de aula. Ninguém poderá negar aspectos como atratividade, novidade e inovação que o uso das novas tecnologias proporcionam aos alunos. O desafio é a forma como essas ferramentas entrarão no contexto do dia-adia da sala de aula.
Nesse oceano de discussões, o velho livro didático continua sendo o amigo de todas as horas. Uma fonte inesgotável de conhecimentos que certamente nunca sairá da pauta do dia e do planejamento do mais catedrático dos professores.
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