Em tempos de dengue, zika virus e chikungunya é que o país se vê em meio ao dilema da falta de educação ambiental para todos. Parece irrelevante falar desse tema. Até mesmo sem sentido para muitos que nunca se deram conta da diferença que faz um meio ambiente equilibrado. Se todos pensassem e cuidasse para manter o sei ambiente saudável, certamente esse tipo de doença não tivesse alcançado a dimensão que hoje se encontra.
Quando falamos em educação ambiental recorremos ao seu conceito para podermos fazer uma análise sensata. "Entendem-se por educação ambiental os
processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem
valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências
voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo,
essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade."
Como podemos observar a educação ambiental pode ser entendida como toda ação educativa que
contribui para a formação de cidadãos conscientes da preservação do meio
ambiente e devidamente preparados para tomar decisões coletivas sobre questões necessárias para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável.
Deve-se considerar também que sua aplicação não se restringe apenas ao universo escolar, mas a escola deverá ser o ponto de partida para o necessário entendimento do valor, da necessidade e do dever que todos devem ter com o planeta facilitando assim o entendimento dessas questões e suas
aplicações no dia a dia.
Uma das alternativas para a inclusão da temática ambiental no meio
escolar é "a aprendizagem em forma de projetos". Segundo Capra (2003),
essa é uma proposta alinhada com o novo entendimento do processo de
aprendizagem que sugere a necessidade de estratégias de ensino mais
adequadas e torna evidente a importância de um currículo integrado que
valorize o conhecimento contextual, no qual as várias disciplinas sejam
vistas como recursos a serviço de um objeto central.
Esse objeto central
também pode ser entendido como um tema transversal que permeia as
outras disciplinas já constituídas e consegue trazer para a realidade
escolar o estudo de problemas do dia a dia.
Além disso, as atividades de educação ambiental
precisam extrapolar o âmbito escolar e promover o aprendizado e, até, a
transformação de todos nós. Segundo Nalini (2003), proteger a natureza
precisa ser tarefa permanente de qualquer ser pensante e aprender a
conhecê-la e respeitá-la pode levar uma vida inteira. Não há limite
cronológico, em termos de educação ambiental, para que todos estejam em
processo de aprendizado constante. Entretanto, como a maioria dos temas
transversais, educação ambiental é um muito abrangente e a maioria dos
projetos que se propõem a trabalhar o assunto procuram concentrar-se em
focos mais específicos dentro deste grande assunto.
O fato é que desde a publicação da Lei nº 9.795/99 - Politica Nacional de Educação Ambiental, Inúmeras conferências nacionais e internacionais discutindo sobre essa temática, poucas ações concretas foram feitas, ou seja,pouca importância foi dado ao assunto. Algumas das consequências começam a aparecer, entre elas, a pauta do dia zika virus e chikungunya.
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