domingo, 4 de outubro de 2015

AULA: A ESTÉTICA

Estética – termo grego aisthetiké – perceptível pelos sentidos (agradável e belo).

Alexander Baumgarten (1714-17762): primeiro a utilizar o termo estética: teoria do belo e das suas manifestações através da arte.
Immanuel Kante(1724-1804): estudo das condições e possibildades da percepção pelos sentidos.

Constitui um tipo de conhecer extremo e oposto do conhecimento lógico-matemático, pois se fundamenta na razão para construir um saber.

Seu principal objetivo de investigação é o fenômeno artístico que se traduz na obra de arte.

Na estética contemporânea, é importante salientar duas tendências:
- ontológica-metafísica, que desloca radicalmente a categoria do belo, substituindo-a pela do verdadeiro ou do verídico;
- histórico-sociológica, que estuda a obra de arte entendida fundamentalmente como documento e manifestação do trabalho do homem, analisada no seu próprio âmbito sócio histórico.

Platão, Aristoteles e Plotino – estética estudada junto com a lógica e ética: o belo bom e o verdadeiro formavam uma unidade com a obra (valores morais).

Embora a expressão “estética” tenha uso recente para designar essa área filosófica, ela já era abordada sob outros nomes desde a Antiguidade. Entre os gregos usava-se frequentemente o termo poética (poeisis) – criação, fabricação -, que era aplicado à poesia e a outras artes.
Aos poucos, a estética passou a abranger toda a reflexão filosófica que tem por objeto as artes em geral ou uma arte específica. Engloba tanto o estudo dos objetos artísticos quanto os efeitos que estes provocam no observador, abrangendo os valores artísticos e a questão do gosto.

Contemporaneamente, sob uma perspectiva fenomenológica, não existe mais a ideia de um único valor estético (o belo) a partir do qual julgamos todas as obras de arte. Cada objeto artístico estabelece seu próprio tipo de beleza, ou seja, o tipo de valor pelo qual será julgado. Os objetos artísticos são belos porque são autênticos segundo seu modo de ser singular, sensível, carregando significados que só podem ser percebidos por meio da experiência estética.

Atividades:

1. Definir:
a) O que é estética?
b) O que é belo?
O que é arte?






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