Estética – termo grego
aisthetiké – perceptível pelos sentidos (agradável e belo).
Alexander
Baumgarten (1714-17762): primeiro a utilizar o termo estética: teoria do belo e
das suas manifestações através da arte.
Immanuel
Kante(1724-1804): estudo das condições e possibildades da percepção pelos
sentidos.
Constitui um tipo de conhecer
extremo e oposto do conhecimento lógico-matemático, pois se fundamenta na razão
para construir um saber.
Seu principal objetivo de
investigação é o fenômeno artístico que se traduz na obra de arte.
Na estética contemporânea, é
importante salientar duas tendências:
- ontológica-metafísica, que desloca radicalmente a categoria
do belo, substituindo-a pela do verdadeiro ou do verídico;
- histórico-sociológica, que estuda a obra de arte entendida
fundamentalmente como documento e manifestação do trabalho do homem, analisada
no seu próprio âmbito sócio histórico.
Platão, Aristoteles e
Plotino – estética estudada junto com a lógica e
ética: o belo bom e o verdadeiro formavam uma unidade com a obra (valores
morais).
Embora a expressão
“estética” tenha uso recente para designar essa área filosófica, ela já era
abordada sob outros nomes desde a Antiguidade. Entre os gregos usava-se
frequentemente o termo poética (poeisis) – criação, fabricação -,
que era aplicado à poesia e a outras artes.
Aos poucos, a estética
passou a abranger toda a reflexão filosófica que tem por objeto as artes em
geral ou uma arte específica. Engloba tanto o estudo dos objetos artísticos
quanto os efeitos que estes provocam no observador, abrangendo os valores
artísticos e a questão do gosto.
Contemporaneamente, sob uma perspectiva fenomenológica, não existe mais a ideia de
um único valor estético (o belo) a partir do qual julgamos todas as obras de
arte. Cada objeto artístico estabelece seu próprio tipo de beleza, ou seja, o
tipo de valor pelo qual será julgado. Os objetos artísticos são belos porque
são autênticos segundo seu modo de ser singular, sensível, carregando
significados que só podem ser percebidos por meio da experiência estética.
Atividades:
1. Definir:
a) O que é estética?
b) O que é belo?
O que é arte?
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