QUESTÃO 11
(ENEM 2009 – questão 60)
Segundo Aristóteles, “na cidade com o melhor
conjunto de normas e naquela dotada de homens absolutamente justos, os cidadãos
não devem viver uma vida de trabalho trivial ou de negócios — esses tipos de
vida são desprezíveis e incompatíveis com as qualidades morais —, tampouco
devem ser agricultores os aspirantes à cidadania, pois o lazer é indispensável
ao desenvolvimento das qualidades morais e à prática das atividades políticas”.
VAN ACKER,
T. Grécia. A vida cotidiana na cidade-estado. São Paulo: Atual, 1994.
O trecho, retirado da obra Política, de
Aristóteles, permite compreender que a cidadania:
A) possui uma dimensão histórica que deve ser
criticada, pois é condenável que os políticos de qualquer época fiquem
entregues à ociosidade, enquanto o resto dos cidadãos tem de trabalhar.
B) era entendida como uma dignidade própria dos
grupos sociais superiores, fruto de uma concepção política profundamente
hierarquizada da sociedade.
C) estava vinculada, na Grécia antiga, a uma
percepção política democrática, que levava todos os habitantes da polis a
participarem da vida cívica.
D) tinha profundas conexões com a justiça, razão
pela qual o tempo livre dos cidadãos deveria ser dedicado às atividades
vinculadas aos tribunais.
E) vivida pelos atenienses era, de fato, restrita
àqueles que se dedicavam à política e que tinham tempo para resolver os
problemas da cidade.
QUESTÃO 12
(ENEM 2011 – questão 21)
TEXTO I
A ação democrática consiste em todos tomarem parte
do processo decisório sobre aquilo que terá consequência na vida de toda
coletividade.
GALLO, S.
etal. Ética e Cidadania. Caminhos da Filosofia. Campinas: Papirus,1997
(adaptado).
TEXTO II
É necessário que haja liberdade de expressão,
fiscalização sobre órgãos governamentais e acesso por parte da população às
informações trazidas a público pela imprensa.
Disponível
em: http://www.observatoriodaimprensa.com.br. Acesso em: 24 abr. 2010.
Partindo da perspectiva de democracia apresentada
no Texto I, os meios de comunicação, de acordo com o Texto II, assumem um papel
relevante na sociedade por:
A) orientarem os cidadãos na compra dos bens
necessários à sua sobrevivência e bem-estar.
B) fornecerem informações que fomentam o debate
político na esfera pública.
c) apresentarem aos cidadãos a versão oficial dos
fatos.
D) propiciarem o entretenimento, aspecto relevante
para conscientização política.
E) promoverem a unidade cultural, por meio das
transmissões esportivas.
QUESTÃO 13
(ENEM 2011 – questão 38)
Acompanhando a intenção da burguesia renascentista
de ampliar seu domínio sobre a natureza e sobre o espaço geográfico, através da
pesquisa científica e da invenção tecnológica, os cientistas também iriam se
atirar nessa aventura, tentando conquistar a forma, o movimento, o espaço, a
luz, a cor e mesmo a expressão e o sentimento.
SEVCENKO,
N. O Renascimento. Campinas: Unicamp, 1984.
O texto apresenta um espírito de época que afetou
também a produção artística, marcada pela constante relação entre
A) fé e misticismo.
B) ciência e arte.
C) cultura e comércio.
D) política e economia.
D) astronomia e religião.
QUESTÃO 14
(ENEM 2010 – questão 29)
A política foi, inicialmente, a arte de impedir as
pessoas de se ocuparem do que lhes diz respeito. Posteriormente passou a ser a
arte de compelir as pessoas a decidirem sobre aquilo de que nada entendem.
VALÉRY, P.
Cadernos. Apud BENEVIDES, M. V. M. A cidadania ativa. São Paulo: Ática, 1996.
Nessa definição o autor entende que a história da
política está dividida em dois momentos principais: um primeiro, marcado pelo
autoritarismo excludente, e um segundo, caracterizado por uma democracia
incompleta. Considerando o texto, qual é o elemento comum a esses momentos da
história política?
A) a distribuição equilibrada do poder.
B) o impedimento da participação popular.
C) o controle das decisões por uma minoria.
D) a valorização das opiniões mais competentes.
E) a sistematização dos processos decisórios.
QUESTÃO 15
(ENEM 2010 – questão 44)
Na ética contemporânea, o sujeito não é mais um
sujeito substancial, soberano e absolutamente livre, nem sujeito empírico
puramente natural. Ele é simultaneamente os dois, na medida em que é um sujeito
histórico-social. Assim a ética adquire um dimensionamento político uma vez que
a ação do sujeito não pode mais ser vista e avaliada fora da relação social
coletiva. Desse modo, a ética se entrelaça, necessariamente, com a política,
entendida esta como a área de avaliação dos valores que atravessam as relações
sociais e que interliga os indivíduos entre si.
SEVERINO,
A. J. Filosofia. São Paulo: Cortez, 1992 (adaptado).
O texto, ao evocar a dimensão histórica do processo
de formação da ética na sociedade contemporânea, ressalta:
A) os conteúdos éticos decorrentes das ideologias
político-partidárias.
B) o valor da ação humana derivada de preceitos
metafísicos.
C) a sistematização de valores desassociados da
cultura.
D) o sentido coletivo e político das ações humanas
individuais.
E) o julgamento da ação ética pelos políticos
eleitos.
GABARITO:
Questão 11: B
Questão 12; B
Questão 13: B
Questão 14: C
Questão 15: D
Nenhum comentário:
Postar um comentário