quinta-feira, 8 de setembro de 2011

EDUCAÇÃO SEM RUMO

A educação no Brasil é mesmo um caso a parte. As pessoas que trabalham nessa área, em particular, os professores já tiveram seu valor. Isso, as pessoas reconhecem, porque já faz mesmo muito tempo que tal profissão era sinônimo de orgulho e status social.
O lamento e a suplica é generalizada no país pelas melhorias que ora são necessárias para o salto de qualidade que tanto se fala. Que é preciso investir para melhorar esse segmento, todos sabem e falam, porém até então são apenas discursos. Passam-se os anos e nada é feito.
Como se não bastasse, a mesmice que há anos impera no setor educativo continua sem que os gestores desse setor vislumbrem as mudanças advindas do novo século. Tal falta de sensibilidade arrasta cada vez mais a educação brasileira para o buraco.
Quando se pensa que deu um passo para frente criando um piso salarial nacional para o setor, dois passos são dados para trás. Primeiro, porque o piso salarial já vem totalmente defasado em relação às demais categorias. Segundo, pelo fato de que os recursos repassados à educação, como sempre não refletem no cotidiano pedagógico da escola que continua com professores desmotivados.
Afinal, o que está acontecendo com a sociedade que não valoriza mais a educação? Como sonhar com um mundo melhor se as nossas crianças e jovens não estão sendo preparadas para pensar e agir de forma equilibrada no meio onde vivem, com respeito aos seus semelhantes e em harmonia com o meio ambiente?
Pensando a partir de Milton Santos, Geógrafo renomado, por sua geografia critica que transformou o modo de como pensar o mundo globalizado, se refere ao espaço como um conjunto indissociável de objeto e ações, podemos concluir que a educação também é um conjunto indissociável de conhecimentos e ações.
No entanto, a diferença é que essas ações precisam ser planejadas para a devida intervenção neste mesmo espaço, onde todos são atores e não se dão conta da sua importância e do seu papel e poder de transformação.
 O reconhecido educador Paulo Freire é enfático ao questionar sobre o papel de transformação do espaço pelo ser humano quando sensibiliza as pessoas para o protagonismo da sua própria história, dizendo ser necessário que cada pessoa se veja neste mundo como sujeito e não como objeto, e lute para conquistar o seu proprio espaço.
É intrigrante o momento que vivenciamos no setor educacional brasileiro, quando, por exemplo, um profissional que estudou, se especializou lato e strito senso e entra para trabalhar na educação ganhando menos que muitos profissionais de categorias que exigem para o ingresso no mercado de trabalho, de apenas o ensino básico.
A situação critica vivenciada, faz com que o governo federal veicule na mídia o marketing “seja um professor”, o que é mais uma tentativa frustrada para sensibilizar os jovens a aderirem a carreira do magistério. Não deixa de ser também, mais um desperdício de dinheiro.
Que é difícil a gestão da educação no Brasil, isso sem duvida é um fato. No entanto, o que se vê a todo o momento é o uso das secretarias de educação apenas como setores para acomodação de cargos políticos. São práticas antigas no estado brasileiro que se perpetua até hoje e não há perspectivas de mudanças, haja vista a ignorância política do povo que tudo aceita.
A educação no Brasil é um verdadeiro recomeçar de ações sem meio e sem fim. Tais ações, no entanto, não chegam a convencer a sociedade, que atônita vislumbra algum horizonte de melhorias neste setor que tem como premissa melhorar a vida dos seres humanos com oportunidades iguais para todos.

Prof. Ms. Osmair Santos

Um comentário:

  1. Meu caro, tenha certeza que esse fato não deixa de ser um fato e isso é indelével, das quais, são características da política brasileira se é que podemos chama-la de política e entretanto, é lamentável saber que existem pessoas sem competência assumidos cargos de confiança na EDUCAÇÃO ganhando um absurdo, porém, sem a qualificação para tal? Sendo assim, vamos denunciar para o mundo através dos veículos de comunicação não podemos aceitar.

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