terça-feira, 20 de setembro de 2011

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A HORA DA ESCOLA

“Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.”, assim disse Chico Xavier. Essa frase é tão carregada de entusiasmo que até o ser humano mais insensível se mobiliza, e por algum tempo é capaz de pensar nas suas atitudes em relação às outras pessoas e com o meio ambiente em que vive.
Poderá fazer um parêntese, e em meio a este pensamento voltar-se estritamente a refletir nas ações desencadeadas pelos seres humanos para com o ambiente onde vivem. E o caminho que pode nos levar a tal proposição é por ventura a escola. Um local privilegiado para essa discussão e busca de possíveis soluções para tanta falta de educação.
A falta de educação que me refiro é sem dúvida a falta de sensibilidade das pessoas com o mundo. Ora, não é possível ver tantos desastres naturais, tanto pedidos de socorro da natureza e não se dar conta de que é preciso ter um novo pensamento e mudar as atitudes. Neste momento, a aquisição de novos hábitos pelos seres humanos é que o planeta mais precisa.
E a escola, o que está fazendo com as crianças e os jovens, no sentido de promover essa nova forma de discussão, pensamento e atitude? A escola aqui figurada na pessoa dos gestores e professores já deveria está preparadas para essa nova forma de gestão e ação que demanda o século 21. Neste século, vive-se um novo modelo em que a gestão ambiental é parte essencial da boa administração, seja ela pública ou privada.
Nesta linha de pensamento é importante salientar que a educação escolar precisa se atentar para o fato de que a interação entre os homens e o ambiente ultrapassou a questão da simples sobrevivência. No decorrer deste século, para se atender as necessidades humanas foi-se desenhando uma equação desbalanceada: retirar, consumir e descartar.
Não se pode negar o fato do importante papel da escola em educar as pessoas para viver e cuidar do planeta. No entanto, para cuidar do planeta é preciso começar pelo lugar onde vivem: a casa, a escola, a rua, o bairro, a cidade. O mais importante é fazer com que elas saibam que das suas ações depende o futuro das gerações, e assim, vencer essa imensa fronteira que há entre o conhecimento e a ignorância humana sobre sua própria casa, o Planeta Terra.
A educação ambiental, processos por meio do qual o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade deveria está na pauta diária das escolas, no discurso e na prática de todos os professores, e dessa forma, o mundo poderia ser melhor com confiáveis e agradáveis previsões para o futuro.
A história da falta de cuidado com o planeta terra, não é recente. No entanto, nos últimos anos a individualidade e o consumismo têm alcançado índices assustadores que nos levam a pensar até onde vai a capacidade do planeta em absorver todos esses impactos. O fato é que, como nos referimos no inicio nunca é tarde para começar uma nova caminhada e pensar um novo futuro.
Acreditando na educação é possível mudar, e mudar com qualidade. Uma nova historia precisa de um novo homem que pense no seu semelhante. Um ser capaz de compartilhar o que o planeta lhe oferece, sabendo que não há outro lugar capaz de sobreviver. Neste sentido, o papel da escola deverá ser o de sensibilizar o aluno a buscar valores que conduzam a uma convivência harmoniosa com o ambiente.
A escola do século 21 não pode deixar de lado um tema tão importante como a educação ambiental. Os alunos precisam ter a clareza de que a natureza não é fonte inesgotável de recursos, mas que suas reservas são finitas e devem ser utilizadas de maneira racional. É preciso evitar o desperdício e considerar novas possibilidades de utilização do que a natureza produz. A hora é da escola mostrar o seu verdadeiro papel: educar.

Prof. Ms. Osmair Santos

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