terça-feira, 25 de janeiro de 2022

Comunidade de Nazaré - Amazônia - Brasil

O Distrito de Nazaré, apresenta um ecossistema de várzea e terra firme, formado por 17 comunidades, além da sua sede. Neste ecossistema, as terras representam para a população que nela vive, uma relação de propriedade provisória, dependendo de sua utilização para o trabalho (CHAVES, 1990). 

São terras baixas da Amazônia Legal, inundadas periodicamente, ocupadas em grande parte por caboclos ribeirinhos (FABRÉ, et al, 2007), populações tradicionais que têm suas vidas inseridas num modo peculiar de viver, trabalhar e construir saberes.

 

Determina a economia local, as atividades de pesca, agricultura, extrativismo e criação de animais de pequeno porte. Este modo de vida é marcado por uma cultura diferenciada, caracterizada principalmente pelo contato com as águas, terras e floresta (FERREIRA, 2008). São esses homens e mulheres que decidem o que manter, criar e desenvolver em cada ecossistema, por meio de um conjunto de recursos, técnicas e estratégias apropriadas ao longo do tempo (AMÂNCIO, 2000), eles são camponeses amazônicos possuidores de um vasto conhecimento sobre o clima e conservação da biodiversidade e da ecologia dos ambientes onde vivem e trabalham (BARREIRA, 2007).

Distritos de Porto Velho - Rondônia


As comunidades que fazem parte do Distrito de Nazaré além da sua Sede, são: Curicacas, Vista Alegre, Boa Hora, Tira Fogo, Pombal, Santa Catarina, Laranjal, Conceição do Galera, Mururé, Papagaios, Espirito Santo, São José da Paria, Prainhas, Boa Vitória, Bom Será e Ilhas dos Periquitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário