Desde a
antiguidade o Homem preocupou-se em buscar respostas para si mesmo e para o
mundo que se volta para ele. Encontrar essas soluções era significativo. Nos
tempos antigos, na era de Pitágoras, Homero, Sócrates não era através de
livros, palestras ou outros meios e sim, apenas pelo pensar.
Percorrendo
o caminho do tempo, chegando aos confins de hoje, o buscar de respostas par ao
homem se inicia na Escola, exercitando o aluno a trabalhar com sua mente, ou
seja, o homem é levado a pensar desde sua infância. Deste modo, o pensar tem
situado na história com ferramenta indispensável par ao Homem.
Se a
filosofia é o exercício do pensar, de buscar a verdade, ou etimologicamente
falando, “amigo da sabedoria”, ela é necessária para a Educação. Pois na
Educação que o saber se eleva, se constrói.
Se o modo de explorar a realidade desde a antiguidade foi pelo meio da
reflexão, do pensamento, hoje não é diferente.
Hoje o
papel da Filosofia é o mesmo desde o tempo de Platão. Levantar questionamentos,
procurar a razão, buscar a verdade e se abster do próprio ponto de vista para
aceitar a realidade que nos cerca.
Filosofia
e Educação caminham juntas. É impossível falar em educação e não falar em
Filosofia. Ainda que de forma inconsciente, o homem vivencia a filosofia em seu
dia-a-dia.
Tendo a
filosofia como o estudo que orienta o indivíduo
tanto na visão concreta na visão de vida, como seus valores e significados, é imprescindível quando se fala em conduta humana no geral.
tanto na visão concreta na visão de vida, como seus valores e significados, é imprescindível quando se fala em conduta humana no geral.
Portanto
no educar, que significa orientar, conduzir, que é uma influência deliberada e
sistemática de um ser "maduro" para um ser "imaturo",
através da instrução, ensino e disciplina e desenvolvimento
"harmonioso" de todas as potencialidades do ser humano, pode-se
afirmar que não existe educação sem a associação filosófica. Não se pode negar
que todas as correntes filosóficas, deram contribuições super valorosas na
construção da educação.
Ainda que o homem não tenha consciência, educar, ensinar, torna-se sinônimo de filosofar.
Ainda que o homem não tenha consciência, educar, ensinar, torna-se sinônimo de filosofar.
A
educação esteve presente em toda a história junto com a Filosofia. Com
Sócrates, o homem voltou-se para sim mesmo, ou seja, o homem começou a
questionar. E este questionamento, este autoconhecimento do homem se dava,
sobretudo com o diálogo mútuo. Sócrates era defensor do diálogo como método da
Educação. É um ponto importante para o ensino, pois, atualmente é essencial que
haja diálogo na sala de aula para um bom crescimento intelectual e humano
também.
Ainda na
antiguidade, para Platão e Aristóteles, apesar de possuírem pensamentos
opostos, idealista e realista, respectivamente, a Educação tinha um ponto em
comum: formava o homem moralmente, em seu caráter. Ou seja, a Educação
transformava o homem.
Percorrendo
dentro da modernidade, chegando até Kant, a afirmação de Platão não é muito
diferente do mesmo. A Educação também transforma o homem em um indivíduo mais
comportamental, ou seja, de boa vivência na lei moral.
Chegando
à contemporaneidade, a reflexão feita por Sócrates é pressuposital à John
Dewey. Na questão do diálogo, Dewey também afirmava de sua importância,
principalmente nos trabalhos grupais. Outra semelhança é no método maiêutico de
Sócrates. Dewey também pensava que o professor devia levar ao aluno conteúdos
em forma de questões fazer com que o aluno refletisse, conseguisse uma
resposta.
Durante a
história, vários ramos de pensamentos surgiram, mas a forma de pensar é única e
a problematização do ser também. E a Educação foi instrumento desde a origem do
pensar, desde a origem da filosofia. Desta forma, não há como separar filosofia
e Educação. A filosofia gera na Educação um método de estudo, um método de
pensamento. Gera um conceito novo de viver, uma forma nova de ver a realidade.
Dentro da
Educação não é somente para o aluno que a filosofia é importante.
As
teorias são importantes para a formação do professor. Todo professor deveria
ter em mente tais teorias para aperfeiçoar seu desempenho em sala de aula;
estudar teorias, através da Filosofia da Educação, adentrando em filosofias
atuais proporciona ao mestre qualidade no seu desempenho enquanto professor.
Pensar sobre a formação do educador em nosso tempo consiste num grande desafio.
A educação assume faces diferentes em cada período histórico, mas a
essencialidade do professor em buscar a interação com seu aluno não modificou.
Para o
aluno, que está numa evolução de conhecimento, de aprendizagem, a Filosofia é a
essencialidade de sua busca do saber. A Filosofia estimula o pensamento, o
estudo, o relacionamento humano e a liberdade da mente. A filosofia ajuda a
partir do momento em que oferece subsídios suficientes para o desenvolvimento
do aluno na atividade intelectual para pensar.
É
imprescindível conhecer os filósofos, suas histórias, seus pensamentos, pois,
são exemplos de homens que chegaram à uma realização, à uma busca pela verdade.
São exemplos de como o aluno pode conseguir compreender o seu redor, de como a
reflexão é importante para uma sociedade que anseia, e de como a autocrítica é
de sumo valor para a sua maturidade.
A
Filosofia é fundamental na vida de todo ser humano, visto que proporciona a
prática de análise, reflexão e crítica em benefício do encontro do conhecimento
do mundo e do homem.
O educando, tendo a filosofia como companheira, se torna em um individuo de bom
discernimento, de bom senso, possível a uma auto-avaliação e sempre buscara o
novo.
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