O século 21, entre tantas questões em evidência,
questões que dão destaque a existência humana, o meio ambiente aparece como um
tema largamente discutido. O motivo de tanto alvoroço em torno dessa temática
são as perceptíveis questões relacionada a natureza que todos os dias vemos e
ouvimos. Atualmente, com mais de seis bilhões de habitantes, o nosso planeta
começa a dar sinais inconfundíveis de que a pressão de nossas atividades
cotidianas não é mais absorvida sem nenhuma consequência. As alterações
violentas nos regimes sazonais, o derretimento das calotas polares, o buraco na
camada de ozônio, a extinção de espécies, a poluição de rios e mares, o acúmulo
de lixo e o desmatamento indiscriminado estão aí para quem quiser ver.
A escola, local constituído institucionalmente para
a apreensão e disseminação do conhecimento, apesar dos seus limites também
passa a dar sinais de que esse é um tema relevante e portanto, não pode passar despercebido
nas suas atividades pedagógicas cotidianas. No entanto, nota-se que no momento
em que tantas instituições dão passos significativos direcionados para a
conscientização sobre a necessidade do cuidado com o meio ambiente, a escola
dorme e apenas sonha com novas ações sem a pratica necessária que a sociedade
espera.
Não se pode negar a dificuldade de executar ações ligadas
a educação ambiental no ambiente escolar, pois muitas escolas carregadas com
suas ações sequer admite novas ações no seu currículo. O Brasil, sem dúvida, o
pais que já realizou as melhores ações sobre a temática ambiental editou em
1999, a lei nº 9.795, conhecida como Política Nacional de Educação Ambiental
com o objetivo de disseminar e tornar conhecidas as questões ambientais. A lei
parece não ter sido reconhecida pela sociedade, pois as escolas que deveriam
ser o sustentáculo para a disseminação do referido documento, em muitos casos
priorizam ações que pouco sentido faz a vida dos alunos.
O fato é que um assunto com tanta relevância, e que
está diretamente relacionado com a vida das pessoas está ficando relegado ao
esquecimento uma vez que a degradação ambiental continua em ritmos acelerado.
Hoje se perguntar nas escolas brasileiras para alunos e professores se conhecem
a Lei nº 9795/99, tantos professores e alunos talvez nem saiba que a mesma existe.
Essa é a escola do século 21.
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