quinta-feira, 24 de outubro de 2013

O uso da tecnologia como ferramenta pedagógica no ensino da geagrafia

 Atualmente toda a sociedade reconhece que as novas tecnologias é um grande diferencial em qualquer atividade humana. Na educação, se tem buscado a cada dia aprimorar ou até mesmo inserir a tecnologia com uma ferramenta aliada do professor, no sentido de melhorar o seu desempenho e tornar as aulas atrativa para os alunos, uma vez que essa condicionante é uma constante na vida de jovens e adolescente na sociedade atua.
 Minha humilde contribuição, neste sentido, diz respeito ao uso dessa nova ferramenta na sala de aula como recurso pedagógico voltado ao ensino e a aprendizagem dos alunos. Ora, se temos tão próximo de nós algo que tanto causa atração  na sala de aula, por que não utilizar isto em nosso favor? Quando falo em tecnologia, que fique claro, não me refiro apenas ao uso do computador. Hoje as unidades escolares já dispõem de muitos recursos nessa área, tal como: Televisão, DVD, Câmera fotográfica digital, GPS, e muitos outros. O alunos, em grande maioria dispõem de uma ferramenta de massa que é o telefone com acesso as redes sociais.
Diante de toda essa situação, o que precisamos refletir é como utilizar essa ferramentas de forma pedagógica, pois o professor não está sendo preparado (capacitado) para lidar com essa situação no seu cotidiano. O aluno, por incrível que pareça está a léguas de distancia em conhecimento neste quesito em relação ao professor. E agora?
Analisando o Programa de alguns governantes, o que dar a entender é que os mesmos estão preocupados é apenas gastar os recursos da educação na aquisição de equipamentos tecnológicos. No entanto, não há um programa de capacitação para o professor que está em sala de aula sobre como utilizar esses recursos tecnológicos que chegam a escola.
O que acontece é que os materiais acabam ficando ultrapassados, sem qualquer uso por quem deveriam realmente utilizar. A escola continua sendo um ambiente desagradável para o alunos e professor, por não saber lidar com essa situação termina por continuar com aulas tradicionais e o aluno cada vez mais se distanciando da escola, por não entender e perceber que os conteúdos ensinados não tem nada a ver com a sua vida prática no dia-a-dia, o seu mundo real.
Veja alguns resultados que obtive, por ocasião da realização da pesquisa que fiz em 2009, quando concluir o mestrado em geografia, na Universidade Federal de Rondônia. Parece distante, pois acredite, fazendo uma atualização das informações,de lá para cá pouca coisa mudou.

1. Importâncias das novas tecnologias na sala de aula: uso pedagógico.

- Despertam maior interesse, curiosidade e atenção dos alunos;
- Debates e interações com maior profundidade;
- Alunos mais atentos e participativos;
- Melhor comportamento individual;
- Diminuição do número de faltas;
- Maior agilidade na execução das atividades.
 
2. O processo ensino-aprendizagem e o uso dos recursos tecnológicos na escola
- O estimulo dos estudantes a desenvolverem habilidades intelectuais;
- Muitos estudantes mostram mais interesse em aprender e se concentram mais;
- As novas tecnologias estimulam a busca de mais informação sobre um assunto e de um maior número de relações entre as informações;
- O uso das novas tecnologias promove cooperação entre estudantes.
 
  3. Principais dificuldades enfrentadas pelos professores
- Número insuficiente de equipamentos para uso na sala de aula;
- O laboratório de Informática não possui máquinas suficientes para uso dos alunos;
- Local inadequado e muita burocracia para usar o Laboratório de Informática;
- Falta de pessoal responsável e qualificado para gerenciar os recursos tecnológicos disponíveis nas escolas;
- Falta de cursos de capacitação que proporcione ou ampliem as possibilidades de uso da informática pelos professores de Geografia;
- Falta de manutenção dos recursos tecnológicos disponíveis nas escolas;
 
4. Aspectos positivos

- Disposição em investir na aquisição de recursos tecnológicos para uso pedagógicos nas Unidades Educacionais, como forma de proporcionar uma escola atualizada, inovadora, atrativa e acolhedora voltada para as expectativas das demandas estudantis, de acordo com a sua realidade;

- Parcerias com o Ministério da Educação, Universidades e Empresas privadas no sentido de buscar recursos financeiros e técnicos para ampliar a rede de Laboratórios de Informática Educativa;

- Entusiasmo dos professores ao se depararem com esses novos instrumentos e a ansiedade de utilizá-los com os alunos;



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