quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

A ESCOLA IDEAL E A ESCOLA REAL

No século atual a geografia mundial passa por grandes transformações. O espaço, esse conjunto indissociavel de objetos e ações, como afirma o geógrafo Milton Santos, parece estar prestes a sofrer um colápso, tamanha é a pressão imposta pelos seres humanos.
Será que tudo poderia melhorá se tivéssemos uma educação voltada à realidade imposta pelo meio ambiente onde vivemos? Escola atrativa em que sentido seria boa para os alunos? Fico a refletir as grandes teorias educacionais. Aliás, convivo com muitos teóricos visionários. Aqueles que idealizam uma a escola e uma educação transformadora, inovadora.
No entanto, também há pessoas que ao fincarem os pés no chão, rebatem dialéticamente o argumento da escola ideal afirmando que educação inovadora existe apenas no papel. A teoria não condiz com a pratica docente. O fato é quando se trata de educação, o nosso país não é bem o modelo para ser seguido.
Para quem se envolve verdadeiramente com as questões da escola brasileira, Paulo Freire é um divisor de águas. O sábio pernambucano elevou o discurso educacional a um patamar superior, legando-nos um modelo de pensamento e posicionamento histórico, político e ético que não apenas abrange os aspectos relativos à alfabetização no curso dos descaminhos sócio-econômicos de um país complicado como o Brasil, mas também alcança o que é importante para nos formarmos como cidadãos na total acepção da palavra (http://www.duplipensar.net/artigos/2006-Q2/o-ideal-e-o-real-na-escola-brasileira.html).
 O panorama atual vivenciado nas escola, nos permite a afirmar que a escola dos sonhos não existe, e jamais existirá. Não que eu seja um educador pessimista. Apenas observo a realidade do ambiente onde vivo. Escolas superlotadas, pais disputando vagas para os seus filhos. Essas são algumas das questões de milhares de outras que conhecemos. O governo faz de conta que investe, ou investe muito mal neste setor. O incrivel é que algumas pessoas ainda o aplaudem. A vida segue e a escola ideal ainda estar por existir. Mesmo assim nos acreditamos.

Prof. Ms. Osmair Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário