segunda-feira, 18 de abril de 2011

O espaço vazio da escola

A chegada das novidades às escolas, particularmente as novas tecnologias, trouxeram um ânimo novo ao processo educacional, tanto para alunos e, sobretudo aos professores. Vygotsky dizia que “o pensamento propriamente dito é gerado pela motivação, isto é, por nossos desejos e necessidades, nossos interesses e emoções.
Com certeza, é essa nova motivação que fará com que os alunos tenham mais curiosidade ao aprender e os professores se qualifiquem melhor para suprir uma nova demanda do mercado: a informação e, acima de tudo, a formação de si e de seus alunos.
Para os alunos, a tecnologia tem, acima de tudo, um papel de inclusão grupal. Nos dias atuais quem não conhece os sites de relacionamento, não domina o celular de última geração e etc…, está quase que condenado  a ser menosprezado pela turma.
O grande salto que se espera seja dado na educação é sem dúvida, a formação pedagógica dos professores voltada para o uso dessa nova ferramenta na sala de aula. O ensino do século XXI está estreitamente ligado ao uso das novas tecnologias, ou seja, da utilização dos meios que os próprios alunos usam no seu dia-a-dia. O aluno não é o mesmo de 30 anos atrás, Ele tem acesso a diferentes recursos tecnológicos em casa e um mundo de informações pela internet, e isso não pode ser ignorado.
A geração atual já nasceu sob influência da tecnologia e a encara com a maior naturalidade. Sendo assim, como deve ser a escola ideal para atender aos anseios das "crianças digitais"? E como devem ser preparados os professores?
De acordo com especialistas, o problema reside no fato de que o professor precisa aceitar que vivemos em uma sociedade diferente. Mais do que nunca, ele deve atuar como um "facilitador" de ensino, em sintonia com as necessidades reais de seus alunos e procurando se ajustar à realidade atual.
Isso inclui estarem capacitados para lidar com modernos recursos tecnológicos e procurar formas de integrá-los às atividades pedagógicas.
A nova posição do educador deverá ser a de aprendiz. É neste contexto que se fazem os questionamentos sobre o papel determinante da escola e seu planejamento pedagógico que deveria colaborar sobre este profissional no sentido de procurar inserir na sua prática cotidiana o uso desses recursos.
No entanto, o que se percebe é o distanciamento do professor das novas tecnologias na sala de aula, apesar das escolas estarem abarrotadas de todo tipo de parafernália tecnológica. A pergunta é como o professor pode utilizar esse recurso na sala de aula se não tem conhecimento operacional sobre o mesmo? E o vexame que se passará diante dos alunos, se algo der errado?
O fato é que nossos jovens estão pensando diferente, com recursos diferentes. Por isso, o professor deve estar em contínua transformação e inovação das suas práticas pedagógicas. A educação precisa ser repensada de forma que atenda os anseios da sociedade desse século que é altamente digital. O pensamento não é mais o de ter uma escola tecnológica, mas o de capacitar constantemente o professor para utilizar a tecnologia disponibilizada nos espaços escolares e tê-la como sua aliada.
Do contrário, os espaços criados para o uso das ferramentas tecnológicas na escola continuarão cheios de equipamentos, porém vazios e carentes de protagonizadores do conhecimento. Um fato visível, simplesmente pela falta do saber fazer pedagógico. E dessa forma não se poderá cobrar do professor um conhecimento que não lhe fora oferecido.

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