A educação está em constante processo de mudança, por isso, é relevante fazer uma reflexão em relação à infância, a importância e os impactos do uso das novas tecnologias aliadas ao ensino e aprendizagem nessa etapa escolar. Estes fatores que estão inseridos no cotidiano devem ser estudados não apenas pelos professores que atuam, na Educação Infantil, mas também, pelos familiares e pela sociedade em geral, pois são fatores que estão interligados e trazem influências a todos os âmbitos.
É evidente que as crianças do século XXI são diferentes das gerações anteriores, a forma de brincar, de falar, de se comunicar e socializar são diferentes, muitos desses fatores se devem ao fato do surgimento da era digital que está intrínseca em todos os lugares e o quanto influenciam diretamente no desenvolvimento do ensino e da aprendizagem.
As políticas públicas do governo federal para o uso e presença das novas tecnologias nas escolas públicas fazem-se presente desde a década de 1990, com objetivos que devem ser alcançados pelo sistema educacional em todas as esferas e níveis e segmentos de ensino, visando melhorar a qualidade da aprendizagem dos alunos e a prática pedagógica por parte dos professores.
A cultura digital na educação tem por objetivos oferecer condições de acesso á internet no âmbito escolar de forma pública e gratuita para a comunidade. Enseja a integração crítica, ética e criativa das tecnologias digitais no ensino, preparando alunos para um mundo conectado, desenvolvendo habilidades como pensamento crítico e colaboração, e transformando a aprendizagem em algo mais ativo, personalizado e envolvente, conforme previsto pela Base Nacional Comum Curricular-BNCC, para formar cidadãos digitais responsáveis e aptos para o futuro.
Neste sentido é importante discutir de que forma o uso das novas tecnologias pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem e se justifica, pois conforme afirmado por vários pesquisadores e documentos relacionados ao tema, a criança tem o direito de vivenciar a cultura de sua época, e como a era vivida é conhecida como digital, a escola deve proporcionar ao educando o aprendizado com o uso das tecnologias, para que possam adquirir conhecimento condizente ao momento histórico ao qual estão vivenciando.
Essa deverá ser uma discussão que alcance os vários seguimentos educacionais , campos de atuação e lugares, particularmente os amis distantes, como é o caso das escolas localizadas em áreas rurais ribeirinhas da Amazônia, onde o acesso aos meios de informação e comunicação são escassos ou chegam com dificuldades.
As áreas ribeirinhas, ou seja, comunidades tradicionais localizadas as margens dos rios, são regiões de difícil acesso e são impactadas pela falta de estrutura física, pedagógica e de pessoal qualificado nas poucas escolas que existentes. A sua inclusão digital e a utilização dessas novas ferramentas como recursos didáticos poderá ser uma ferramenta significativa para ofertar uma educação de qualidade e promoção do conhecimento, da cultura, dos valores e das identidades de todos que fazem parte da região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário