O termo infraestrutura territorial designa os serviços ou obras que fazem parte de um determinado espaço territorial, como por exemplo: rede de energia elétrica, saneamento básico, gás, edifícios utilizados para fins públicos, etc. São fenômenos econômicos que suportam qualquer sociedade. Assim, infraestrutura é o conjunto de atividades e estruturas da economia de um país que servem de base para o desenvolvimento de outras atividades.
Infraestrutura e desenvolvimento
Em síntese, podemos
entender o termo infraestrutura sob dois conceitos distintos e complementares:
a) urbano e social – provimento ou a adequada regulação de serviços de habitação,
saneamento e transporte urbano aos cidadãos e;
b) econômico – estrutura sobre a qual se organizam as atividades produtivas. Os principais serviços que compõem a infraestrutura
são transporte, energia, telecomunicações e saneamento
ambiental.
Transporte
Considerando o seu posicionamento geográfico estratégico, Rondônia tem demandado grandes investimentos nos últimos anos para suprir as necessidades das regiões brasileiras que necessitam de produtos fabricados em outro local ou que utilizam o sistema logístico disponível no Estado para escoamento internacional. Podemos identificar, no Estado, cinco tipos básicos de modais: rodoviário, aquaviário e aeroviário.
a) Transporte rodoviário
O sistema rodoviário do Estado de Rondônia é ainda incipiente, embora esteja ligado às outras regiões do país, em sua maioria, por meio de rodovias asfaltadas. A rede rodoviária federal tem, na região, 3.931 km de estradas asfaltadas e 8.974 km de estradas não pavimentadas. As principais vias da malha federal são:
· Rodovia Cuiabá/Porto Velho/Rio
Branco/Boqueirão da Esperança (fronteira com o Peru) – BR-364. Estrada
pioneira, principal responsável pela ocupação do Sudoeste Amazônico, na
fronteira oeste do Brasil com a Bolívia e o Peru;
· Rodovia Abunã/Guajará-Mirim
(BR-425) no estado de Rondônia. Fundamental para a conjugação dos meios
rodoviário e fluvial e para a integração das regiões amazônicas do Brasil e
Bolívia. É parte da rodovia La Paz/Caracas, do Sistema Pan-Americano de
Rodovias;
· Rodovia Porto Velho/Manaus
(BR-319) – Também parte integrante da rodovia La Paz/Caracas, do Sistema
Pan-Americano de Rodovias, é fundamental para manter a conexão terrestre entre
Manaus e a região no norte dos rios Negro e Amazonas com o restante do país. Os
estados de Rondônia e Mato Grosso desenvolvem intensos programas rodoviários
para dar aos agricultores acesso à BR-364 – Porto Velho/Cuiabá e aos mercados
do Centro-Sul.
b) Transporte Hidroviário
As principais vias de transporte fluvial no estado são constituídas pelos rios Madeira, Guaporé e Machado. O Rio Guaporé, com 1.224 km de extensão, serve de linha divisória entre o Brasil e a Bolívia, desaguando no Rio Mamoré cerca de 190 km a montante da cidade brasileira de Guajará-Mirim. Seu trecho navegável, desde a foz até Vila Bela, no estado do Mato Grosso, estende-se por 1.180 km. Somado ao trecho navegável do Mamoré, forma uma hidrovia com cerca de 1.400 km de extensão.
O Rio Madeira é navegável desde Porto Velho até sua foz, numa extensão de 1.100 km. O trânsito fluvial é possível durante todo o ano entre os municípios de Porto Velho e Belém, uma hidrovia de cerca de 3.750 km, formada pelos rios Madeira e Amazonas/Solimões. Devido às precárias condições de trafegabilidade na BR-319, que interliga Porto Velho a Manaus, é por meio do Rio Madeira que circula a quase totalidade da carga entre estes dois municípios, inclusive, aquela produzida nas indústrias da Zona Franca de Manaus.
c) Transporte aeroviário
Rondônia dispões de uma razoável infraestrutura aeroviária. O aeroporto de Porto Velho atualmente opera com aeronaves de classe internacional. Dispõe de Base Aérea da FAB, e de Serviço de Proteção ao Voo, equipado para aumentar a eficácia e a segurança às operações.
Os municípios de Guajará-Mirim,
Ji-Paraná e Vilhena também dispõem de aeroportos com capacidade de operar
jatos, sendo que o de Vilhena é alternativa internacional. Diversos municípios,
entre os quais: Ariquemes, Cacoal, Pimenta Bueno, Espigão D’Oeste, Rolim de
Moura, Colorado D’Oeste e Costa Marques contam com pistas para atendimento a
aeronaves de pequeno e médio porte.
Energia
Rondônia tem aumentado gradativamente a oferta de energia elétrica, nos últimos anos, propiciando a elevação dos indicadores de desenvolvimento do Estado. As Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A. – Eletronorte, sociedade anônima de economia mista e subsidiária das Centrais Elétricas Brasileiras S.A. – Eletrobrás, é a concessionária de serviço público de energia elétrica que também fornece energia a compradores das demais regiões do País.
Região Norte População: 16.335
milhões; Consumo na rede:
29.049 GWh/ano; Consumo per capita
1.778 kwh/ano; Clientes totais:
4.285 milhões; Clientes
residenciais: 3.512 milhões; Consumo total
médio: 565,0 KWh/mês; Consumo residencial médio: 160,5 KWh/mês. Fonte: Anuário estatístico de Energia Elétrica, 2013 |
Região Norte – Distribuição de energia pela Eletrobrás |
O Estado abriga atualmente duas hidrelétricas de grande porte denominado Complexo Hidrelétrico do Rio Madeira formado pelas usinas de Jirau e Santo Antônio, Samuel no rio Machado e inúmeras PCH’s (Pequenas Centrais Hidrelétricas).
Telecomunicação
Os serviços de telecomunicações garantem a comunicação entre indivíduos localizados em diferentes pontos do planeta, sendo fundamental para a troca de informações entre pessoas e empresas, sobretudo numa economia globalizada.
A privatização dos serviços de telecomunicações
trouxe modernização das redes digitais de alta confiabilidade, concebidas para
o trânsito de sinais de dados, que fizeram surgir toda uma nova geração de
serviços identificados com os padrões exigidos nos países dotados da mais
avançada tecnologia. Equipamentos avançados tecnologicamente e modernos serviços vêm sendo implantados seguidamente. Consequentemente, o serviço vem sendo ampliado e cada vez mais alcança um público diversificado em todo o Estado. |
Saneamento básico
Apenas as cidades de Ariquemes, Pimenta Bueno, Ji-Paraná, Rolim de Moura, São Miguel do Guaporé, Nova Mamoré e Espigão d’Oeste possuem um plano de coleta de esgoto e água tratada. Porto Velho, capital do Estado, é a penúltima cidade no ranking das 100 maiores cidades do país, no que se refere a esgoto e água tratada.
O município que possui melhores dados de saneamento
básico é Cacoal. O município apresenta 42% de água tratada e 25% do esgoto
coletado. São números pequenos, mas já faz uma diferença. Vilhena possui 97,9%
de água tratada, ou seja, quase toda a população tem acesso à água potável.
A Companhia de Águas e Esgotos (Caerd) é a empresa de abastecimento de água e de saneamento básico do estado de Rondônia. Criada em 11 de setembro de 1969 tem sede na capital, Porto Velho e atende atualmente 42 municípios, incluindo as principais cidades do estado.
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