domingo, 21 de maio de 2017

Da Amazônia para o mundo

A extração e comercialização da borracha na região amazônica no século 19 constituiu uma parte importante da história econômica e social do Brasil. Com a Revolução Industrial, na Europa, a borracha, até então produzida apenas na Amazônia, foi um produto bastante procurado e valorizado pelo mercado internacional.
Nesse período a borracha da Amazônia era matéria prima para muitas empresas estrangeiras. Diante das circunstâncias, o governo brasileiro colocou à venda diversas propriedades no início do século 20, ocorrendo que em 1927, o americano Henry Ford foi o primeiro a comprar terras no vale do Rio Tapajós para produzir os pneus de seus próprios automóveis. A Fordlândia, nome dado por seu comprador recebeu investimento de 125 mil dólares para a exploração dos seringais.
Em pouco tempo, diante das dificuldades do cultivo das seringueiras devido a região ser montanhosa e o solo arenoso, e ainda pela incidência do ataque de um fungo até então desconhecido pelos americanos, a empreitada ocasionou sérios prejuízos para a Companhia Ford Industrial do Brasil.
Na tentativa de recuperar os prejuízos, em 1934, a Ford transferiu-se para Belterra, município de Santarém. Alguns anos se passaram e a mudança não trouxe os resultados esperados. A baixa produtividade, falta de critérios técnicos, queda na demanda mundial por borracha e a produção sintética do produto levaram ao fracasso dos americanos na região do Tapajós, em 1945.

 

O Ciclo da Borracha. http://www.suapesquisa.com/historiadobrasil/ciclo_borracha.htm

Michelle Magri – Estudante de jornalismo da Universidade Nove de Julho (UniNove) e integrante do 5° módulo Descobrir a Amazônia, Descobrir-se Repórter, realizado pela Oboré.

Exploração Da Borracha Na Amazônia Foi Um Marco No Século 19


https://www.ecodebate.com.br/2011/06/08/exploracao-da-borracha-na-amazonia-foi-um-marco-no-seculo-19/

Nenhum comentário:

Postar um comentário