A questão ambiental no mundo contemporâneo tem sido
foco das maiores preocupações, nos mais variados setores da sociedade. o que
temos visto é que a questão ambiental é um campo de disputas entre as mais
diversas concepções e estratégias políticas.
Por sua vez, a educação formal também se encontra permeada de concepções
que vão desde a mais tradicional e conservadora até as mais avançadas
perspectivas teórico-metodológicas de se conceber o espaço da aprendizagem,
dentro da complexidade que o mesmo apresenta.
Desde a Constituição em 1988, a Lei 9.795/99, foi o grande marco
histórico brasileiro para a reflexão crítica, mudanças de atitudes e o
estabelecimento da educação ambiental nas escolas como prática integrada,
contínua, permanente e transversal a todas as disciplinas.
Discutir as ações da Lei 9.795/99, é propor à sociedade em geral a
reflexão sobre os seus próprios princípios, sua dialeticidade e a práxis na
ação pedagógica que começa a ganhar corpo como eixo gerador das atividades
educativas nas unidades escolares.
Neste sentido, buscamos discutir as grandes ações globais sobre o meio
ambiente, fazendo um breve histórico dos aspectos legais mundial, nacional e
estadual, buscando contextualizar as ações locais, uma vez que a educação, no
nosso entendimento, deve atuar diretamente na realidade das comunidades, sem
perder de vista a sua dimensão planetária.
Enfim, esse é um processo de transformação cultural que objetiva a
construção de uma consciência individual e coletiva baseada no respeito a todas
as formas de vida, uma vez que o princípio da Lei 9.795/99 é viabilizar um
relacionamento harmônico entre o homem e o ambiente, a fim de formar uma
cidadania consciente de que a qualidade de vida das gerações futuras depende
das escolhas que cada um fizer em sua própria vida, hoje.
Referência Bibliográfica
BRASIL. Política Nacional de Educação Ambiental. Lei 9.795/99. Brasília: MMA, 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário