segunda-feira, 31 de maio de 2021

Criação do Estado de Rondônia

Os fluxos migratórios ocorridos na década de 70, em função da construção da Br - 364, que liga os Estados do Mato Grosso, Rondônia e Acre, os garimpos de cassiterita, ouro e outras pedras preciosas e a crise estrutural do sistema de territórios federais foram fatores determinantes para a elevação de Rondônia à categoria de Estado.



Brasil – Divisão Político-administrativo. Fonte: http://baixarmapas.via12.com

A partir do governo do Coronel Humberto da Silva Guedes (1975 – 1979) já se discutiam possíveis caminhos para a concretização da emancipação de Rondônia. A criação de novos municípios e campanhas sobre as potencialidades da Amazônia como terra que precisava ser ocupada foi o passo significativo para o cumprimento dessa meta.

Presidente João Batista Figueiredo com o Governador de Rondônia Jorge Teixeira. Fonte: http://www.gentedeopiniao.com.br

No ano de 1979, Rondônia recebe como governador, o Coronel Jorge Teixeira de Oliveira, que se incumbe dos procedimentos estruturais e políticos para a criação do estado.


Em 22 de dezembro de 1981 é criado Estado de Rondônia, e em 04 de janeiro de 1982 é instalado. O Estado de Rondônia, criado pela Lei Complementar n° 41, de 22 de dezembro de 1981, originou-se do Território Federal do mesmo nome, criado pelo Decreto-Lei n° 5.812 de 13 de setembro de 1943, com a denominação de Território Federal do Guaporé.

O espaço geográfico do Estado de Rondônia. 
Fonte: http://aquicidadesrondonia.blogspot.com.br

O nome Rondônia é uma homenagem, através da Lei n° 21.731, de 17 de fevereiro de 1956, de autoria do Deputado Federal pelo Estado do Amazonas, Áureo de Melo, ao Marechal Candido Mariano da Silva Rondon, militar sertanista e grande desbravador, pelo grande trabalho realizado na integração da Amazônia com os demais estados brasileiros.


Candido Mariano da Silva Rondon. Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A2ndido_Rondon

Em Rondônia, a comissão Rondon foi responsável pela construção de 372 km de linhas e mais cinco estações telegráficas: Pimenta Bueno, Presidente Hermes, Presidente Pena (depois Vila de Rondônia e atual Ji Paraná), Jaru e Ariquemes, na área do atual estado de Rondônia.

Em 1º de janeiro de 1915 conclui sua missão com a inauguração da estação telegráfica de Santo Antônio do Madeira.

Divisão político-administrativo do Estado

Atualmente, o estado de Rondônia apresenta 52 municípios sendo a terceira unidade federativa mais populosa da região Norte, com aproximadamente 1,6 milhão de habitantes, sendo superado pelos Estados do Pará e Amazonas. No entanto, apenas dois de seus municípios possuem acima de 100 mil habitantes: a capital Porto Velho e Ji-Paraná.

Divisão político-administrativo do Estado de Rondônia. Fonte: Sedam, 1999.

Considerando os fatores socioeconômicos desencadeares das políticas de crescimento, o Estado de Rondônia é dividido geograficamente pelo IBGE em duas mesorregiões e oito microrregiões:

Mesorregiões: Madeira-Guaporé e Leste Rondoniense.

Microrregiões: Alvorada D'Oeste, Ariquemes, Cacoal, Colorado do Oeste, Ji-Paraná, Vilhena, Guajará-Mirim e Porto Velho.

Mesorregião do Estado de Rondônia. Fonte: www.a-rondonia.com/.../mapa-ro-estado.

1 Alvorada D'Oeste2 Ariquemes; 3 Cacoal; Colorado do Oeste5 Ji-ParanáVilhenaGuajará-MirimPorto VelhoFonte: https://pt.wikipedia.org.

Gentílico

Quem nasce em Rondônia é rondoniense ou rondoniano e quem nasce na capital do estado é portovelhense.





Nenhum comentário:

Postar um comentário