sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

HIDROGRAFIA DO ESTADO DE RONDÔNIA

Os rios no Estado de Rondônia fazem parte da grande Bacia Amazônia, considerada como a maior bacia hidrográfica do planeta que tem o Amazonas como o principal rio formado pela junção dos rios Negro e Solimões.

          

Toda a rede hidrográfica disposta no Estado rondoniense é formada por uma bacia principal, a do rio Madeira, e por cinco bacias tributarias; Guaporé, Mamoré, Abunã, Jamari e Machado ou Ji-paraná.

Todos os rios que nascem ao longo do estado são afluentes ou sub-afluentes do rio Madeira e a maioria deles tem a foz dentro dos limites geográficos do próprio estado com exceção dos afluentes do rio Roosevelt, que tem suas nascentes no município de Vilhena, na região Sudeste do estado de Rondônia, desse no sentido norte, atravessa o estado de Mato Grosso e tem sua foz no rio Madeira no estado do Amazonas.

 BACIA DO MADEIRA
Área: 31.422,1525 ha

O Madeira, principal rio de Rondônia, é formado pela junção dos rios Mamoré e Beni. Essa junção ocorre na região oeste de Rondônia, próximo à cidade de Nova Mamoré. Os rios Mamoré e Beni têm suas nascentes na república da Bolívia, nas proximidades dos contrafortes dos Andes.
A partir de sua formação, o rio Madeira nasce no sentido norte fazendo fronteira entre o Brasil e a Bolívia até  foz do rio Abunã. A partir daí, ele atravessa o estado de Rondônia no sentido noroeste, norte, até a foz do igarapé Maici, divisa dos estados de Rondônia e Amazonas. Após essa divisa, o Madeira percorre o estado do Amazonas e tem sua foz no rio Amazonas.
O rio Madeira é um dos principais afluentes da margem direita do rio Amazonas, tem uma extensão de aproximadamente 1.056 km de Porto Velho até a foz, no rio Amazonas, sendo aproximadamente 180 km dentro dos limites de Rondônia e 876 km no estado do Amazonas.
Em um trecho de aproximadamente 360 km, a partir de sua formação, o Madeira tem um desnível de declividade de 20 cm/km e passa por dezoito cachoeiras e corredeiras, sendo as maiores: Jiral, Teotônio e Santo Antônio.
Entre a Cachoeira de Santo Antônio e a foz do rio Madeira é navegável durante o ano inteiro, porém com alguns obstáculos, no período de seca, ocasionado por assoreamento no leito do rio, o que não impede a navegação.
No rio Madeira, no curso navegável, encontram-se muitas ilhas, algumas com extensão considerável.
BACIA DO GUAPORÉ
Área: 59.339,3805 ha
O rio Guaporé nasce na região noroeste do estado de Mato Grosso, desce no sentido norte do Brasil e, no percurso que se inicia logo abaixo da cidade de Vila Bela da Santíssima Trindade (ex capital da capitania de Mato Grosso), até a sua foz no rio Mamoré ele faz fronteira entre o Brasil e República da Bolívia.
Os principais afluentes do rio Guaporé, na margem direita, lado brasileiro, são os rios Gelera, Sararé, Piolinho e Guariterê em território mato-grossense e os rios: Cabixi, Corumbiara, Verde, Mequéns, Massaco, Branco, São Miguel, São Domingo e Cautário, em território rondoniense.
Leia mais http://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_guapor%C3%A9
BACIA DO MAMORÉ
Área: 22.790,6631 ha
O rio Mamoré tem suas nascentes nos contrafortes dos Andes bolivianos, desce no sentido leste da Bolívia até a foz do rio Guaporé. A partir daí, ele passa a fazer à fronteira entre o Brasil e a República da Bolívia, até encontrar o rio Beni, que também nasce nos Andes bolivianos. O encontro dos rios Mamoré e Beni formam o rio Madeira.
Os principais afluentes do rio Mamoré, na margem direita, em território brasileiro, são os rios Guaporé e Pacaás Novos, Ouro Preto, Lage e Novo.
BACIA DO ABUNÃ
Área: 4.792,2105 ha
O rio Abunã nasce na região sul do estado do Acre, na fronteira com a República da Bolívia, e tem sua foz no rio Madeira. Seu principal afluente da margem esquerda, lado brasileiro, em terras de Rondônia, é o rio Marmelo.
BACIA DO JAMARI
Área: 29.102,7078 ha
O rio Jamari tem suas nascentes nas proximidades das serras dos Pacaás Novos, no município de Campo Novo de Rondônia e desce no sentido norte do Estado, recebe as águas do rio Candeias e tem a foz no rio Madeira.
No rio Jamari esta instalada a Usina Hidrelétrica de Samuel, que tem potencial de geração de 216 Mw de energia elétrica. A usina de Samuel está situada no município de Candeias do Jamari, e o lago da represa de Samuel abrange o território dos municípios de Candeias do Jamari e Itapuã do Oeste.
BACIA DO ROOSEVELT
Área: 15.538,1922 ha
O rio Roosevelt tem suas nascentes na região sudeste de Rondônia, nas proximidades da cidade de Vilhena, desce no sentido norte e, a partir da foz do rio Capitão Cardoso, atravessa o estado de Mato Grosso, entra pela porção sul do estado do Amazonas e tem sua foz no rio Madeira.
BACIA DO MACHADO OU JI-PARANÁ
Área: 80.630,5663 ha
O rio Machado ou Ji-Paraná é o principal afluente do rio Madeira, dentro dos limites de Rondônia, é também a segunda mais importante bacia hidrográfica do Estado. Ele é formado pela junção dos rios Comemoração ou Melgaço com o Apediá ou Pimenta Bueno, cuja confluência ocorre nas proximidades da cidade de Pimenta Bueno. Os afluentes, formadores do rio Machado, tem suas nascentes na Chapada dos Parecis, no município de Vilhena. Portanto, o rio Machado têm suas nascentes na região sudeste de Rondônia, desce no sentido norte e atravessa as regiões leste, nordeste e tem a foz no rio Madeira, na região norte do Estado.
Os afluentes da margem direita do Machado são poucos e pequenos, os principais deles são: Riozinho, Igarapé Grande e Igarapé Lurdes.
Os maiores afluentes do rio Machado ou Ji-Paraná estão na margem esquerda e os principais são os rios Rolim de Moura, Muqui, Urupá, Jaru, Anari, Machadinho e Rio Preto.

Fonte: rondoniaemsala.blogspot.com/2012/01/hidrografia-ro.html

EDUCAÇÃO AMBIENTAL PRA TODOS

Em tempos de dengue, zika virus e chikungunya é que o país se vê em meio ao dilema da falta de educação ambiental para todos. Parece irrelevante falar desse tema. Até mesmo sem sentido para muitos que nunca se deram conta da diferença que faz um meio ambiente equilibrado. Se todos pensassem e cuidasse para manter o sei ambiente saudável, certamente esse tipo de doença não tivesse alcançado a dimensão que hoje se encontra.
Quando falamos em educação ambiental recorremos ao seu conceito para podermos fazer uma análise sensata. "Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade."
Como podemos observar a educação ambiental pode ser entendida como toda ação educativa que contribui para a formação de cidadãos conscientes da preservação do meio ambiente e devidamente preparados para tomar decisões coletivas sobre questões necessárias para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável.
Deve-se considerar também que sua aplicação não se restringe apenas ao universo escolar, mas a escola deverá ser o ponto de partida para o necessário entendimento do valor, da necessidade e do dever que todos devem ter com o planeta facilitando assim o entendimento dessas questões e suas aplicações no dia a dia.
Uma das alternativas para a inclusão da temática ambiental no meio escolar é "a aprendizagem em forma de projetos". Segundo Capra (2003), essa é uma proposta alinhada com o novo entendimento do processo de aprendizagem que sugere a necessidade de estratégias de ensino mais adequadas e torna evidente a importância de um currículo integrado que valorize o conhecimento contextual, no qual as várias disciplinas sejam vistas como recursos a serviço de um objeto central.
Esse objeto central também pode ser entendido como um tema transversal que permeia as outras disciplinas já constituídas e consegue trazer para a realidade escolar o estudo de problemas do dia a dia.

Além disso, as atividades de educação ambiental precisam extrapolar o âmbito escolar e promover o aprendizado e, até, a transformação de todos nós. Segundo Nalini (2003), proteger a natureza precisa ser tarefa permanente de qualquer ser pensante e aprender a conhecê-la e respeitá-la pode levar uma vida inteira. Não há limite cronológico, em termos de educação ambiental, para que todos estejam em processo de aprendizado constante. Entretanto, como a maioria dos temas transversais, educação ambiental é um muito abrangente e a maioria dos projetos que se propõem a trabalhar o assunto procuram concentrar-se em focos mais específicos dentro deste grande assunto.
O fato é que desde a publicação da Lei nº 9.795/99 - Politica Nacional de Educação Ambiental, Inúmeras conferências nacionais e internacionais discutindo sobre essa temática, poucas ações concretas foram feitas, ou seja,pouca importância foi dado ao assunto. Algumas das consequências começam a aparecer, entre elas, a pauta do dia zika virus e chikungunya.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

LIVRO DIDÁTICO: O AMIGO DA HORA

Nunca me correu que falar sobre o livro didático tivesse tamanha importância diante do momento em que vivemos, onde as novas tecnologias fazem frente às inúmeras ferramentas de trabalho e ensino nas instituições educacionais. Há quem diga que no século 21 não tem mais espaço para o velho livro didático. De velho não tem nada, dizem outros. E a partir da daí nasce a discussão.
O importante é destacar que as ferramentas, ou recursos didáticos com os quais os professores realizam seu trabalho, que são inúmeros, ganham a cada dia novos olhares e perspectivas sobre a forma de utilização. Aí, muitos concordarão que não é o material em si que vai proporcionar um bom desempenho docente e a consequente aprendizagem por parte dos estudantes, mas a forma como esse material é utilizado. A falta de rendimento acadêmico está diretamente ligado a falta metodologia adequada utilizada pelo professor.
Certamente, o livro didático ainda é o melhor recursos a ser utilizado nas salas de aula, no entanto, para que isso ocorra é necessário saber utilizá-lo. Se não há conhecimento sobre uma ferramenta de trabalho é provável que este trabalho também não seja realizado de forma satisfatória. Como alguém pode construir uma casa, pintar uma parede ou qualquer outro trabalho se não conhece a ferramenta que irá utilizar? Como instalar um equipamento se não leu o manual?
Diante destes e de outros questionamentos estão as novas tecnologias com todos os seus discursos de revolução educacional. No entanto, a reflexão que todos os professores devem fazer é pura e simplesmente quanto as metodologias que deverão ser aplicadas na utilização desses novos recursos na sala de aula. Ninguém poderá negar aspectos como atratividade, novidade e inovação que o uso das novas tecnologias proporcionam aos alunos. O desafio é a forma como essas ferramentas entrarão no contexto do dia-adia da sala de aula.
Nesse oceano de discussões, o velho livro didático continua sendo o amigo de todas as horas. Uma fonte inesgotável de conhecimentos que certamente nunca sairá da pauta do dia e do planejamento do mais catedrático dos professores.


sábado, 2 de janeiro de 2016

UMAS PALAVRAS

Osmair Santos

Gostaria de falar algo novo, tão novo que, quem ouvisse pudesse dizer: isso é
maravilhoso, nunca ouvir algo assim, nem pensava que alguém tivesse tamanha
imaginação, mansidão e suavidade com as palavras.
Que fosse algo agradável, romântico, sonoro para os ouvidos e sensibilizador para
todos os sentimentos do coração e da alma. Que todos, ao ouvir sorrissem, e ao mesmo
tempo chorassem de tanta alegria e emoção.
Mais que fosse um choro contido, silencioso, cheio de emoção e paz interior, por ouvir
algo tão extraordinário, tendo a certeza de que jamais ouviu palavras tão lindas.
A criança que estivesse por perto parasse de brincar e dissesse aos seus colegas, à sua
mãe e ao seu pai, vamos, vamos depressa ouvir o que ele fala. É muito lindo, é
maravilhoso como uma orquestra, como o canto dos pássaros, e ao mesmo tempo,
como uma história, daquelas contadas pela mãe ao seu único filho. Daquelas que o faz
dormir e sonhar com um mundo perfeito.
E nesse momento, em meio a muitos sorrisos, sonhos e aspirações se encantassem com
minhas palavras.
Que a doçura da minha fala fizesse o seu coraçãozinho pulsar um pouco mais
acelerado e, ao mesmo tempo tão suave, ao ponto de lhe encher de amor e entusiasmo
para uma vida de realizações que apenas está começando.
O jovem adolescente com suas inquietações e em meio a tantos anseios parasse para
prestar atenção nas minhas palavras, e depois de ouvi-las, renovado espiritualmente,
dissesse: como não havia pensado nisso antes? ele tem razão...
E nesse momento prometesse a si mesmo ouvir mais os outros e a acreditar mais na sua
capacidade de superação e de transformação. E assim, entendesse que o ser humano
ainda é capaz de se emocionar, sensibilizar-se e conscientizar a si mesmo e aos outros.
O casal sentado no banco da praça na ocasião suspirasse profundamente e embebidos
por minhas palavras pudessem esquecer-se dos seus problemas.
E sorrindo como nunca sorriram juntos pensassem: puxa que besteira que estamos
fazendo da nossa vida, criando problemas e com tanta pressa para resolver as coisas,
olha como a vida é linda, vale apenas viver, amar e sonhar....
E olhando para o infinito se embalassem em sonhos, na certeza que o amanhã será bem
melhor, prospero e repleto de realizações e de felicidade.
O senhor e a senhora, depois de uma vida cheia de lutas, sofrimentos, encontros e
desencontros, quando justamente pensavam que nunca mais seriam capazes de se
emocionar, ao ouvir minhas palavras sussurrassem com suas vozes cansada, mais
altiva e cheia de sentimento: quem é esse que fala assim tão bem? São as mais lindas
palavras que já ouvi...
E na suavidade das minhas palavras refletissem profundamente, pensando nos
momentos maravilhosos vividos juntos, e sorrindo um para outro como num passe de
mágica dissessem com o mais sincero dos sentimentos e com toda a força que vem do
coração: eu te amo e sempre irei te amar...
E, de mãos dadas e um largo sorriso no rosto, sentindo a intensidade do seu amor para
com o outro saíssem caminhando doce e lentamente.
Ambos desfrutando de uma paixão incomum que evidenciasse a grandeza, beleza e
graciosidade do amor e ao mesmo tempo dizendo: foi bom ter conhecido e vivido ao seu
lado todos esses anos, faria tudo de novo e ainda amaria com mais intensidade.Minha
vida não teria sentido se não tivesse sido vivida com você...
Gostaria que minhas palavras ao serem ouvidas pelo casal que entrou no hospital por
causa de uma enfermidade ocorrida com a mulher, de repente, parassem e se sentissem
aliviados de qualquer dor, e logo se abraçassem com tamanha emoção que seus
corações pudessem bater no mesmo compasso.
E assim todo sofrimento, angústia ou rancor fossem afastados de suas vidas, e uma
nova caminhada de alegria, felicidade, harmonia e muito amor neste momento, juntos
iniciassem.
O enfermo, até mesmo aquele que fora desenganado por algum médico, que na
tentativa de fazer o melhor de si não obteve sucesso devido ao nível elevado da doença.
Neste momento, ao ouvir minhas palavras, emocionado e agradecido dissesse: vivi tudo
o que a vida me proporcionou, estou em paz comigo e com todas as pessoas que fizeram
parte dela, agora só quero repousar na certeza de que fiz o melhor para os meus
semelhantes, e por isso sigo em paz comigo mesmo e com todos os que conviveram ao
meu lado.
Gostaria que minhas palavras se transformassem em livro, romance poema, poesia,
conto, filme. Que fosse letra das mais lindas canções que ninguém jamais sonhou que
um dia pudesse existir.
Até os animais, os mais temíveis do planeta se encantassem com minhas palavras.
Apenas ao ouvi-las se tornassem mansos, amáveis e num gesto demonstrasse que tudo o
que precisam é de carinho para compartilhar toda a maravilha que existe na natureza.
Gostaria que minhas palavras tivessem força e emoção, para que até o mais temível dos
seres humano que fora encarcerado, depois de uma vida de crimes brutais, ao ouvi-las
pudesse dizer: que besteira que eu fiz!
Como não percebi que o sentido da vida é amar e fazer o bem sem esperar nada em
troca!
Gostaria tanto, de que as minhas palavras, ao serem ouvida por aquela moça triste e
desiludida da vida pela perda do seu primeiro amor, se tornasse a mais alegre e
otimista das moças que já conheci.
Que voltasse a ter sonhos e a se encantar com o mundo, como fazia nos tempos de
crianças, quando ao brincar ficava pensando em contos de fadas e príncipes
encantados.
Gostaria de falar as mais belas palavras que a humanidade precisa ouvir para pensar e
fazer de cada dia, um novo dia de certezas, e assim pudessem os homens, viver cada dia
como se fosse o ultimo dia de sua vida fazendo somente o bem.
Gostaria que minhas palavras tocassem tão forte o coração das pessoas, ao ponto de
fazer com que deixassem de pensar ou fazer guerras, destruições, causar tristezas e
maldades.
A fome, ah, quando alguém falasse de fome, todos pudessem sorrir a pensar que essa
foi uma palavra deixada de ser pronunciado há muito tempo pela humanidade.
Que hoje todas as mesas são fartas e as pessoas dividem o seu pão com quem precisa...
Gostaria de falar de forma simples, mas que na simplicidade minhas palavras
encantassem as pessoas e as aliviasse de todo sofrimento, angústia decepção e solidão,
para que um mundo novo e de paz pudesse existir.
Um mundo cheio de sonhos e realizações onde todas as pessoas pudessem ter a certeza
de um novo amanhã.
Que ao acordar com o sorriso das crianças, saíssem de suas casas, e ao passar por um
jardim cheio de flores na varanda olhassem o sol nascendo e dissessem: que maravilha
ter acordado cedo para contemplar toda essa beleza.
Gostaria que a sinceridade das minhas palavras tocasse o coração de todas as pessoas,
até aquelas que deixaram de acreditar na capacidade de amar e ser amado e na
existência e um mundo melhor...
Que minhas palavras, chegassem a todos os lugares, e todos quantos a ouvissem
pudessem se emocionar e repeti-las por todos os tempos, passando de geração em
geração como uma oração...
Como a mais sublime das orações, tão angelical que as pessoas ao ouvi-las sentissem a
alma elevar-se...
Gostaria apenas que minhas palavras tivessem a capacidade de fazer as pessoas
sonharem e a se amarem sem distinção.
E assim, se amando uns aos outros, pudessem compartilhar de forma irmanada, um
mundo de paz, certos de que o amanhã será bem melhor.
Enfim, só gostaria que minhas palavras pudessem, nem que seja por um instante, fazer
você pensar,...
Pensar que apesar de todas as decepções, tristezas e maldades, amanhã o sol
novamente vai nascer, e sua luz brilhará para todos...
Mais um dia de esperança, paz e de muitos sonhos...

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

FEIRA DE CONHECIMENTO IEE CARMELA DUTRA

Feira de Conhecimento ou Feira de Ciência é o termo utilizado pelas escolas para designar os trabalhos de pesquisa realizado pelos alunos e apresentados na forma de exposição à comunidade escolar. O Instituto Estadual de Educação Carmela Dutra, em Porto Velho, capital do Estado de Rondônia se destaca pela sua história de muitos anos no que se refere ao comprometimento em oferecer à população portovelhense um ensino de qualidade.
No período de 26 a 28/11/2015, na própria escola, turnos da tarde e da noite, os alunos estarão realizando a II Feira Interdisciplinar do Conhecimento, onde além de apresentação de pesquisas sobre várias temáticas, os visitantes poderão ver aspectos relacionados a manifestações culturais, culinários históricos, geográficos e tecnológicos e ter a oportunidade de comprovar em loco o compromisso, a performance e alto nível dos trabalhos apresentados.
Esta é uma ação muito esperada pela comunidade escolar que gera expectativa pelos alunos e envolve toda a escola. Um incentivo a pesquisa, principalmente, por se tratar de alunos do Ensino Médio, alguns despontando ruma a faculdade depois de anos de dedicação aos estudos, empenho e incentivo dos seus professores.
Mais uma vez, o Instituto Estadual Carmela Dutra mostra o porquê do seu conceito na comunidade e se firma como uma das melhores escolas públicas do Estado de Rondônia.
Confira imagens do evento.



















segunda-feira, 23 de novembro de 2015

O SAERO - E AGORA PROFESSOR?

O Sistema de Avaliação Educacional de Rondônia - SAERO aplica provas de Língua Portuguesa e Matemática aos estudantes e coleta informações sobre o sistema de ensino e a realidade da escola. Os resultados obtidos pelos estudantes nas provas são agrupados em quatro Padrões de Desempenho: Abaixo do básico, Básico, Adequado e Avançado.
Os Padrões indicam os conhecimentos e as habilidades que os estudantes já desenvolveram e quais são os desafios que eles ainda estão enfrentando em sua busca para melhorar cada vez mais. Os resultados após analisados pela equipe gestora e docentes, serão utilizados para orientar o processo de intervenção pedagógica com vista a melhoria da qualidade da educação. Por isso, a participação de todos é fundamental!
O sistema de avaliação Educacional de Rondônia foi criado em 2012 e tem como objetivo implementar mudanças viáveis em busca de uma educação de qualidade.
Inicialmente O SAERO avaliou alunos do 2º, 5º, 6º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio. Em sua quarta edição, neste dia 24/11/2015, os alunos serão novamente avaliados e com eles todo o Sistema Educacional do Estado de Rondônia. Em que pese seus objetivos, o sistema constitui-se em uma ferramenta que se for algum dia bem utilizada pelo governo poderá trazer grandes benefícios para a educação estadual.
No entanto, algumas questões merecem destaque e muitos questionamentos. Entres estas, as principais são: a) O que mudou no sistema estadual de educação de Rondônia, desde a primeira edição do SAERO? Porque pagar uma instituição de tão longe para esta ação? Não temos profissionais capacitados n estado? Porque o sistema de avaliação não é amplamente divulgado na sociedade e comunidade escolar? Os próprios alunos, principais protagonistas do processo, em sua grande maioria não sabe o que é, nem para que serve o SAERO.

As Matrizes para elaboração do SAERO

Enfim, o Sistema de avaliação tem como base a matriz curricular da Secretaria Estadual de Educação. A Matriz Curricular de Ensino e os referenciais curriculares básicos são amplos e espelham as diretrizes de ensino cujo desenvolvimento deve ser obrigatório para todos os alunos.

Essa é a diferença entre uma Matriz de Referência para Avaliação, que é utilizada como fonte para os testes de avaliação em larga escala, e a Matriz Curricular de Ensino, que é muito mais ampla e retrata as diretrizes de ensino.
A Matriz de Referência para Avaliação, utilizada para elaborar os testes de larga escala, surge da Matriz Curricular de Ensino e contempla apenas aquelas habilidades consideradas fundamentais e possíveis de serem avaliadas, sobretudo em testes de múltipla escolha.
Uma Matriz de Referência é composta por um conjunto de descritores que explicitam dois pontos básicos do que se pretende avaliar: o conteúdo programático a ser avaliado em cada período de escolarização e o nível de operação mental necessário para a realização de determinadas tarefas. Tais descritores são selecionados para compor a matriz, considerando-se aquilo que pode ser avaliado por meio de um teste de múltipla escolha, cujos itens implicam a seleção de uma resposta em um conjunto dado de respostas possíveis.

O que esperá do SAERO
E agora professor? Este foi o titulo que escolhemos para este texto com base no que argumentamos anteriormente. Ora, diante de tantos sistemas de avaliação externos que já temos nas escolas, como: Provinha Brasil, Prova Brasil, ENEM, SAEB e outros tantos, realmente faz sentido fazer mais uma avaliação, cujo intuito é a armazenagem de informações.
A sociedade precisa ver resultados das ações politicas desencadeadas pelos governantes e não uma quantidade de números que são decifrados por técnicos especialistas do assunto. Os alunos querem uma escola melhor, agradável e com ferramentas pedagógicas que contextualize os avanços do seculo 21. Os professores precisam é de salários decente, com o qual possam manter dignamente seus familiares.
O fato é que na sociedade Pós Moderna, tudo muda. Apenas as escolas permanecem do mesmo jeito. Sem professores motivados, o reflexo recaio sobre o aluno. Esse é o fruto de um pais que aposta em tudo, menos na educação. E agora professor? 





ATIVIDADES DE FILOSOFIA

1. De modo geral, podemos dizer que a preocupação principal dos estudiosos da lógica concentra-se na relação que se estabelece quando raciocinamos, entre o que sabemos – ou colocamos como hipótese – (o ponto de partida) e a quilo que concluímos (o ponto de chagada). Assim, a Lógica é uma área da filosofia em que se estudam:
A) Os pensamentos filosóficos;
B) Os raciocínios ou argumentos;
C) Os hemisférios do cérebro humano;
D) As razões da verdade;
E) As abstrações e consequências.

2. Se você observar, quando raciocina, perceberá que, de maneira geral, desenvolve mentalmente um processo em que escolhe e manipula certas informações buscando obter, como consequência delas, outra informação. Tal processo é o que geralmente chamamos de raciocínio, mas a denominação mais especifica e técnica inferência. Inferir quer dizer:
A) Chegar a algum lugar;
B) Ponto de partida do pensamento;
C) Chegar a algum juízo ou ideia a partir de outros juízos ou ideias.
D) Obter um novo argumento;
E) Observar as premissas e conclusões dos argumentos.

3. Analise o conceito:
Processo mental no qual se interconectam ideias para se chegar a algum entendimento, solução ou decisão sobre determinado assunto.

Nas alternativas abaixo, marque o termo que se refere ao conceito acima.
A) Mundo das ideias;
B) Experiência privada;
C) Premissa;
D) Silogismo;
E) Raciocínio.

4. O argumento é a parte visível de um raciocínio, isto é, a parte que foi explicitada na procura de sustentar a sua conclusão, e esse é o principal objeto de estudo da lógica desde seu surgimento. Podemos dizer a estrutura básica dos argumentos é constituída de duas partes. Identifique-as nas alternativas abaixo:
A) Premissas e conclusão;
B) Premissas e lógica;
C) Conclusão e silogismo;
D) Lógica e argumento;
E) Argumento e premissas.

5. Em seus estudos sobre as proposições, Aristóteles também notou que as relações entre os termos (ou conceitos) e entre as proposições (ou juízos) são regidas por certos princípios, isto é, noções tão evidentes e fundamentais do pensamento que não podemos contrariá-las, pois correspondem à maneira como pensamos. Os três princípios lógicos fundamentais são:
A) Principio da Identidade, Princípio da não contradição e Princípio do Terceiro excluído;
B) Principio da Identidade, Princípio da não contradição e Princípio do fim;
C) Principio da Identidade, Princípio da não contradição e Princípio do Primeiro excluído;
D) Princípio da não contradição, Princípio do Terceiro excluído e Quadros opostos;
E) Princípio da não contradição, Princípio do Terceiro excluído e Premissas.

6. Considere as premissas:
I - Todo homem é mortal.
II - Sócrates é homem.

A conclusão verdadeira é:

A) Sócrates é homem;
B) Sócrates é mortal e homem;
C) Sócrates é homem e mortal;
D) Sócrates é mortal;
E) Sócrates é a verdade.

7. Considere o Silogismo:
- Todo brasileiro é sul-americano.
- Todo catarinense é brasileiro.
- Logo, todo catarinense é sul-americano,

O argumento acima é um exemplo de silogismo na chamada forma prática. Portanto, podemos dizer que o mesmo é constituído por três termos que são respectivamente denominados:
A) Frases e conclusão;
B) Conclusão e premissas;
C) Indução e dedução;
D) Premissas e dedução.
E) Premissas e conclusão.

8. Leia a frase:
Como ele é inglês, pensei que seria mais pontual.
Tradicionalmente se distinguem dois tipos de argumentação: um é conhecido como dedução, e o outro como indução. Na frase acima, temos uma argumentação do tipo:
A) Indução;
B) Dedução;
C) Descrição da Indução;
D) Descrição da dedução;
E) Dedução indutiva.

9. Por volta do século XV, com o Movimento Renascentista, surgiu a Filosofia Moderna como rompimento à Filosofia Clássica. Ora, a Filosofia Moderna refletia sobre os seguintes temas, com EXCEÇÃO de:
A) Questões do conhecimento.
B) Questões da razão.
C) Questões da experiência.
D) Questões da Mitologia Grega
E) Questão do capital comercial.

10. No Período conhecido como Idade Moderna, ocorreu uma série de transformações nas sociedades europeias, boa parte delas ligadas a processos iniciados durante a Baixa Idade Média. Nas alternativas abaixo, marque a que corresponde ao período da Idade Moderna.
A) Período que vai do século 7 a.C., ao século II d.C.
B) Período que vai do século II d. C. ao século IV d.C
C) Período que vai do século XV d.C. ao século XVII d.C.
D) Período a partir do século XIX d.C.
E) Período a partir do século XXI d.C.

11. A imprensa dera um passo importante na propagação do conhecimento a partir de Gutenberg. A invenção da bússola motivou navegantes a avançarem cada vez mais em suas descobertas marítimas, derrubando crenças nunca antes questionadas. Uma Nova Era estava sendo construída. A essa época de grandes mudanças universais denominamos de Renascença podemos afirmar que foi:
A) Transição do pensamento grego para teocêntrico e medieval.
B) Pensamento humano em caminho de libertação das crenças cristãs medievais.
C) Transição do Capitalismo para o Comunismo.
D) O fim do feudalismo e início da formação das cidades-estados (polis).
E) Uma nova concepção de pensamento como base na filosofia clássica.

12. O Renascimento designa o movimento de renovação artístico e intelectual iniciado na Itália no século XIV, atingindo seu apogeu no século XVI e expandindo-se por toda Europa. Sobre a íntima relação entre Renascimento e filosofia, é CORRETO afirmar:
A) A vida contemplativa se torna mais importante que a vida ativa, tendo em vista a sobrevalorização da visão religiosa do mundo.
B) Neste momento histórico é inaugurada uma nova visão de mundo chamada de teocêntrica.
C) É o momento por excelência da releitura filosófica dos gregos.
D) A filosofia neste período foi destacada como serva da teologia.
E) Foi o filósofo Agostinha de Hipona o grande protagonista desse movimento.

13. No que se refere a Idade Moderna, todos os acontecimentos contribuíam para modificar, em várias regiões, o modo de ser, viver e perceber a realidade de grande número de europeus, o que se expressava em suas artes, ciências e filosofia. Desse modo, a visão teocêntrica (que tem Deus como centro) que havia predominado ao longo de toda a Idade Medieval passo a ser substituída por outra tendência que tem o ser humano como centro. Essa nova tendência é denominada de:
A) Racionalismo;
B) Antropocentrismo;
C) Humanismo;
D) Liberdade;
E) Mercantilista.

14. Entre os problemas e conceitos fundamentais da filosofia moderna destaca-se a busca de uma base segura, algo que garantisse a verdade de um raciocínio. Assim, um dos principais problemas da filosofia nesse período relacionou-se com o processo de entendimento humano e, mais especificamente, com a seguinte questão: Que garantia posso ter de que um pensamento é verdadeiro? A essa disposição de regras certas e fáceis que, observadas corretamente, levarão quem as seguirem a atingir o conhecimento verdadeiro de tudo o que for possível, Descartes denomina de:
A) Matemática;
B) Representação;
C) Saber racional;
D) Relações geométricas;
E) Método

15. Nascido em Londres, Francis Bacon (1561-1626), pertencia a uma família de nobres. Depois de concluir seus estudos em Cambridge, iniciou, em 1577, sua carreira política, através da qual conquistaria os mais importantes postos do reino britânico. Bacon realizou uma obra cientifica de inegável valor e é considerado como um dos fundadores do método:
A) Indutivo;
B) Dedutivo;
C) Matemático;
D) Organizacional;
E) Qualitativo.

16. Uma das mais extraordinárias contribuições de Galileu Galilei foi a criação do método matemático-experimental, cuja metodologia tinha como base:
A) Observação e valorização da matemática como instrumento capaz de enunciar as regularidades observadas nos fenômenos;
B) Experimentação e valorização da matemática como instrumento capaz de enunciar as regularidades observadas nos fenômenos;
C) Valorização da matemática como instrumento capaz de enunciar as regularidades observadas nos fenômenos
D) Observação, experimentação e valorização da matemática como instrumento capaz de enunciar as regularidades observadas nos fenômenos.
E) Observação e experimentação.

17. A estética constitui um tipo de conhecer que é o extremo oposto do conhecimento lógico-matemático, pois este se fundamenta na razão para constituir um saber claro e distinto. A partir desse princípio marque a alternativa que condiz com o sentido de estética utilizado pelo filósofo Alexander Beaumgarten.
A) O termo, estética foi introduzido no vocabulário filosófico em 1750 pelo filosofo alemão Alexander Baumgarten.
B) Etimologicamente a palavra estética é de origem grega AISTHESIS, significa faculdade de sentir, compreensão pelo sentido, percepção totalizante.
C) Hegel introduz o conceito de história ao estudo do belo para ele o belo mudo de face e de aspecto através dos tempos depende mais da cultura e da visão do mundo vigentes do que de uma exigência interna do belo.
D) Subjetivo é individual, valido para cada sujeito; baseado em valores, preferencial, limites e possibilidades individuais. Objetivo o que tem validade para todos.
E) Teoria do belo e das suas manifestações através da arte.

18. Estética é a parte da Filosofia que procura investigar os fundamentos da arte e do belo; os diferentes tipos de arte; as relações da arte com a sociedade. Considerando a arte como a prática de criar formas perceptíveis expressivas do sentimento humano, seu valor essencial é:
A) A ênfase no fator utilidade, aplicação;
B) O produto de condicionamentos históricos ou ideológicos;
C) A capacidade de transmitir os sentimentos mais autênticos da natureza humana.
D) A ênfase no fator beleza;
E) A percepção social pelo público;

19. Leia o texto:
A teoria das ideias é provavelmente a pioneira nas concepções filosóficas idealistas. Onde está o ser para Platão? Está além do mundo, da realidade. Os objetos, as coisas, são percepcionados pelos nossos sentidos, mas são cópia imperfeitas das ideias puras. A realidade verdadeira, para o filósofo, está no mundo das ideias, e o acesso acontece somente pela razão.
O texto nos remete ao entendimento de que:
A) Platão era um defensor da Teoria Idealista.
B) Platão era contra o Idealismo.
C) O pai do idealismo foi apenas Sócrates.
D) O idealismo nunca foi aceito como teoria pelos filósofos clássicos.
E) O dualismo platônico não faz parte da Teoria Idealista.

20. Dos filósofos citados abaixo, qual deles, considerado materialista-empirista, o belo é subjetivo, ou seja, beleza não está propriamente nos objetos mas, depende do gosto individual, da maneira como cada pessoa vê e valoriza o objeto.
A) David Hume.
B) Platão.
C) Susanne Langer.
D) Aristóteles.
E) Sócrates.

21. Por que, tradicionalmente, a estética está ligada à questão do belo?
A) Porque o uso da palavra estética, seja no cotidiano, seja em filosofia da arte, desde a Grécia Antiga, implica um único valor: a beleza.
B) Devido a utilização da palavra estética nas clínicas que cuidam da beleza.
C) Devido a relação da Estética com funções morais, sociais e políticas.
D) Porque o uso da palavra Estética originária da Grécia significa"belus".
E) Porque algumas as pessoas se acham feias.

22. (Uema 2012) Kant definiu a Estética como sendo ciência. E completando, Alexander Brumgarten a definiu como sendo a teoria do belo e das suas manifestações através da arte. Como ciência e teoria do belo, a Estética pretende alcançar um tipo específico de conhecimento que é aquele captado
A) pela lógica.
B) pela razão.
C) pela alma.
D) pelos sentidos.
E) pela emoção.

23. (UEMA, 2008) Considere o texto a seguir para responder à questão.
O juízo estético em Kant é uma intuição do inteligível no sensível, em que o sujeito não proporciona nenhum conhecimento do objeto que provoca, não consiste em um juízo sobre a perfeição do objeto, é válido independentemente dos conceitos e das sensações produzidas pelo objeto. (TAVARES, Manoel; FERRO, Mário. Análise da obra fundamentos da metafísica dos costumes de Kant. Lisboa- Portugal: Editorial Presença, [s.d.]. p. 43-44).

Então, para Kant, a estética é uma intuição de ordem:
A) objetiva.
B) cognitiva.
C) subjetiva e cognitiva.
D) subjetiva e objetiva.
E) subjetiva.

24. Para o filosofo alemão Georg W. Friedrich Hegel, o relativo consenso acerca de quais são as coisas belas mostra apenas que o entendimento do que é belo depende:
A) Do estado de emoção dos seres humanos.
B) Do momento histórico e do desenvolvimento cultural.
C) Da imaginação que caracteriza a estrutura sensível das pessoas.
D) Da materialidade como o pensamento é apresentado.
E) Do conceito que cada indivíduo faz em relação à beleza.
 ________________________
GABARITO:

1(B), 2(C), 3(E), 4(A), 5(A), 6(D), 7(E), 8(B) 9(D), 10(C), 11(B), 12(C), 13(B), 14(E), 15(A), 16(D) 17(E), 18(C), 19(A), 20(A), 21(A), 22(D), 23(E), 24(B)