terça-feira, 29 de março de 2022

O que se discute sobre o uso de novas tecnologias na sala de aula

 

Ao falar em tecnologia, é comum pensar em algo novo, como Internet, iPhone, computador, Smartphone etc. No entanto, Kenski (2012) afirma que a tecnologia é anterior a esses artefatos, ela está nos diferentes lugares de nossa vida cotidiana e acaba se passando por natural, a utilização pelo homem primitivo de um pedaço de pau ou de um osso para se defender já era tecnologia. Lopes (2014) considera que isoladamente e em si mesmos, esses objetos não são tecnologias, constituem-se como tal a partir do momento que são utilizados pelo homem, para facilitar sua vida em sociedade.

Assim, a tecnologia pode ser conceituada como um conjunto de conhecimentos técnicos, que podem ser do tipo mecânico ou industrial, que permite ao ser humano a possibilidade de fabricar objetos, realizar mudanças no meio ambiente, para que a vida do homem se torne mais fácil (LOPES, 2014).

Sendo a escola o lugar em que ocorre a educação formal, esta acaba por ser o espaço privilegiado para o desenvolvimento dos conhecimentos curriculares e para a democratização da tecnologia e promoção das capacidades produtivas. Com a proposição de uma educação voltada para a complexidade, Moraes (1997) afirma que a identificação de novos cenários nos leva a entender que somos cidadãos do mundo e que temos o direito de estar suficientemente preparados para apreender os instrumentos de nossa realidade cultural. Isso significa estarmos preparados para elaborar as informações nele produzidas e que afetam nossa vida.

Nesse contexto, ancorados na perspectiva da compreensão das políticas públicas voltadas à inserção das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDIC nas escolas, alguns teóricos veem no processo educacional com o uso dessa ferramenta mo material didático, um instrumento de transformação social. Contudo, Gadotti afirma que: “se ideais são necessários para dar vida à nossa prática, eles são insuficientes para gerar mudanças” (GADOTTI, 1984, p. 77).

Assim, compreendendo que as mudanças não ocorrem somente pela incorporação de novos paradigmas educacionais e de comportamento da sociedade, faz-se importante também investigar a existência de políticas públicas de inserção das novas tecnologias nas escolas, e se as mesmas têm causado efetividade no exercício da docência, no que se refere não somente a instrumentalização dos ambientes educacionais, mas também às demandas pedagógicas contemporâneas e frente as complexidades metodológicas que exigem o processo ensino e aprendizagem.

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