As
ferrovias no Brasil surgiram no século XIX quando Irineu
Evangelista de Souza, o Barão de Mauá as trouxe para o país. Na época o café era
o carro chefe da economia no Brasil e em detrimento à falta de transporte,
constantemente perdia-se a produção.
O
sucesso do novo transporte, não demorou muito para que outras regiões entrassem
na moda das ferrovias do Sudeste. Deste modo, o governo brasileiro decidiu
iniciar no estado de Rondônia uma imensa ferrovia que cortaria grande parte da
floresta amazônica e escoaria o produto principal daquela região: a borracha.
A ideia de construí-la surgiu na
Bolívia, em 1846. O país não tinha como escoar a produção de borracha por seu
território. O único jeito seria usar o Oceano Atlântico. Mas, para isso, era
preciso subir os rios Mamoré, em solo boliviano, e Madeira, no Brasil.
O percurso fluvial tinha, porém, 20 cachoeiras que
impediam sua navegação. Pensou-se então na construção de uma estrada de ferro
que cobrisse por terra o trecho problemático. O Brasil tinha interesse no
projeto porque também poderia aproveitar a ferrovia para transportar sua
produção de látex. O produto, chamado na época de ouro branco, muito valorizado
no mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário