quinta-feira, 21 de agosto de 2025

EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO

As pesquisas e estudos voltados aos aspectos geográficos remontam ao pensamento grego da antiguidade, sendo assim, a Geografia, pode ser considerada como um dos saberes mais antigos existentes no mundo. Enquanto ciência é resultado de discussões políticas e científicas que dominaram as relações de poder entre os alemães e franceses nos séculos XVIII e XIX, para então adquirir objeto e conceito próprio de ciência.

Com o surgimento da geografia como uma ciência, também foram surgindo as primeiras correntes do pensamento geográfico. A partir do século XIX, diferentes concepções e abordagens tomaram o campo da geografia, no que diz respeito às relações entre ser humano, sociedade, meio ambiente, espaço.

Algumas linhas de pensamento valorizaram mais a sociedade e a capacidade do homem de transformar o espaço onde vive. Outras correntes se ocuparam mais das forças da natureza, colocando-as à frente.


https://nerdprofessor.com.br/correntes-do-pensamento-geografico/
Acesso em 21/08/2025.

Para Capel (1981) e Christofoletti (1985), foram longos caminhos percorridos, enquanto história natural ou filosofia natural, tendo iniciado sua estruturação com as obras de Alexandre Von Humboldt (1769-1859) e de Carl Ritter (1778-1859), conforme Diniz (2009).

Portanto, é indiscutível a contribuição das correntes do pensamento geográfico nesse processo de evolução do ensino e aprendizagem da Geografia. Em particular, a Geografia Crítica que surge em meados da década de 70, inicialmente na França e posteriormente Espanha, Itália, Brasil, com base epistemológica nas teorias marxistas que originou uma revolução no ensino da Geografia por estimular a criticidade e o engajamento do espaço geográfico comprometido com a justiça social.

Da mesma forma, a Geografia Cultural também trouxe importante contribuição, contemplando as experiências vivenciadas pelos indivíduos, de um grupo ou sociedade buscando entender a partir da diversidade a relação das pessoas com os lugares.

Na atualidade, contamos com várias correntes que formam a evolução do pensamento geográfico. No entanto, é consenso para a maioria dos estudiosos que no processo de ensino da Geografia é importante contemplar três conceitos fundamentais: as categorias geográficas (espaço, paisagem, lugar, território e região), o tempo (geológico e histórico) e a escala (dimensão dos fenômenos).

A Geografia é uma área do conhecimento que tem por objetivo estudar o espaço geográfico, considerando a dinâmica global e sua transformação ao longo do tempo, ou seja, é o estudo do meio ou da realidade material onde a humanidade vive tornando-o compreensível.

Dessa forma, as experiências cotidianas possibilitarão adquirir atitudes, procedimentos e conhecimentos que passam da dimensão do local para a compreensão do global, fazendo comparações, identificando semelhanças e diferenças entre os lugares.

Dada a sua importância, e pela sua contextualização no dia a dia do educando, no decorrer de toda a Educação Básica é fundamental que o estudo dessa ciência proporcione aos alunos práticas e pesquisas, onde os mesmos possam refletir sobre sua realidade, correlacionando-as com o mundo.

É necessário também possibilitar meios para a compreensão da dinâmica social, espacial e temporal em uma escala do local ao global e em uma perspectiva multidisciplinar com a incorporação de conteúdos que vão além dos conceitos geográficos paisagem, espaço e tempo, sociedade, lugar, região e território. Abrangendo, portanto, a diversidade e os temas transversais.

Isso sem deixar de ressaltar o espaço virtual, uma nova dimensão da geografia no contexto atual, no qual as relações em um determinado lugar (físico) ganham diversas representações no espaço da internet (virtual) permitindo a observação crítica em tempo real da dinâmica do planeta.



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