Desde o ano de 1999, a Educação Ambiental tornou-se um componente essencial e permanente nas escolas brasileiras. Deve ser ensinada de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal. Sobre o seu significado, veja o que diz a lei:
“Entende-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltados para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à qualidade de vida e sua sustentabilidade”.
Política Nacional de Educação ambiental - Lei nº 9.795/1999.
Sua grande importância reside na formação de cidadãos conscientes quanto ao desenvolvimento de práticas sustentáveis em relação ao uso dos recursos naturais e o cuidado com o meio ambiente. O ensino de Educação Ambiental visa a promoção da mudança de comportamentos para que desde de cedo as pessoas possam saber lidar com as questões que envolvem o seu ambiente individual e coletivo.
Fonte: <https://www.suzano.sp.gov.br/web/prefeitura-realiza-palestra-do-projeto-horta-nas-escolas/>. Acesso em 10/03/2022.
Como prática concretizada nos sistemas educacionais municipais e estaduais de Rondônia, a Educação Ambiental, a começar pelos estudantes, chega até seus familiares promovendo a conscientização da família e automaticamente promovendo uma reeducação ambiental na sociedade através da informação e do conhecimento.
Os 5R’s surgiram a partir do conceito de consumo sustentável que tem como fundamento a redução dos resíduos sólidos gerados pela população. Neste sentido, a politica dos 5R’s foca na mudança de atitudes individuais, uma vez que os diversos problemas ambientais têm sido ocasionados pelo modo de produção e consumo da sociedade moderna.
Fonte: <https://www.espectro3d.com.br/economia-circular-5rs>. Acesso em 11/03/2022.
O consumo responsável pode ser praticado diariamente, basta para isso, antes de adquiri qualquer produto, se questionar sobre as consequências do mesmo para o meio ambiente, desde o processo de fabricação até o seu descarte.
O compromisso que advém dos 5R’s é a responsabilidade que todos precisam assumir em relação ao consumo exagerado e o desperdício. Isso só se faz se os nossos valores e práticas forem repensados.
De maneira resumida os 5R’s significam:
Repensar: significa a necessidade de refletirmos sobre o modo e quanto consumimos e as consequências para o ambiente e para a sociedade.
Reduzir: significa a necessária diminuição da quantidade do que compramos e olhar voltado somente ao necessário.
Recusar: significa dizer não para a compra de um produto quando não concordamos com suas características e procedência.
Reutilizar: significa dar um novo uso para um produto que já foi utilizado.
Reciclar: significa transformar um resíduo em matéria-prima para outros produtos
Em outras palavras, essa é uma forma de gestão do meio ambiente inspirado no modelo cíclico da natureza, nos levando a refletir sobre a nossa forma de consumo e geração de resíduos sólidos. Para o alcance do seu objetivo, a sensibilização é a primeira etapa de um processo gradual que deve ser inserido em nosso dia-a-dia, com vista a mudança de atitude por parte de todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário