No aspecto escolar, onde o aluno necessita descobrir suas potencialidades é necessário que a Geografia do século XXI esteja voltada para o desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes onde a associação entre teoria e ação seja uma constante no processo ensino-aprendizagem.
Sendo assim, valorizamos a importância de se perceberem como agentes construtores de paisagens e lugares; entendendo que essas são resultantes de múltiplas interações entre a sociedade, a cultura e a natureza.
Hoje, portanto, a educação inserida em um novo contexto e com novos desafios busca de forma interdisciplinar os conhecimentos historicamente construídos com as informações e linguagens da sociedade atual.
Partindo dessa perspectiva é importantes considerar que: o pensamento geográfico não é homogêneo, mas contraditório e múltiplo; um movimento sempre em constituição, acompanhando-o da própria realidade. Também não é contínuo, apresentando, portanto, descontinuidades, simultaneidades. Nesse sentido, não podemos delimitar uma tendência homogênea e nem hegemônica.
Convém não ignorar que existem várias possibilidades teórico-metodológicas abertas para a Geografia, como condição do conhecimento, posto que o desenvolvimento da ciência repousa na crítica (CARLOS, 2011, p, 22).
É importante envolver o aluno no processo de aprendizagem como sujeito também responsável por ela. Considerando que as experiências vivenciadas interferem na forma como indivíduos enxergam o mundo e desenvolvem seus processos de aprendizagem. Conforme aponta Chauí (2006, p. 217), esses saberes cotidianos e do senso comum “exprimem sentimentos e opiniões individuais e de grupos, variando de uma pessoa para outra ou de um grupo para outro, dependendo das condições em que vivemos” e afetam a maneira de ver e agir no mundo.
Sendo assim, esta proposta visa desenvolver o educando geograficamente, partindo das suas experiências para que assim, ele possa perceber o espaço, a natureza, as relações sociais em uma perspectiva própria, ou seja, como parte integrante, sujeito consumidor e transformador desses elementos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário