Final
do século XIX e início do século XX:
Novas
teorias na Matemática e Física Clássica (criação de novos modelos).
Teoria
da evolução das espécies (Charles Darwin - 1859):
-
Processo evolutivo de seleção natural;
-
Sec. 20 – Leis da hereditariedade de Mendel
-
Clonagem (Engenharia genética).
Na
matemática:
-Novas
concepções de geometria (geometrias não euclidianas).
P1. É possível traçar uma linha reta de qualquer
ponto a
qualquer ponto.
P2. É possível prolongar um segmento de reta
indefinidamente para a construção de uma linha reta.
P3. É possível traçar um círculo a partir de um
centro e um raio.
P4. Todos os ângulos retos são iguais entre si.
P5. Se uma reta incidindo sobre duas
linhas retas forma ângulos internos de um mesmo lado menores do que dois retos,
prolongando-se essas duas retas indefinidamente elas se interceptarão no lado
em que os dois ângulos são menores do que dois retos.
Física
quântica;
-
O mecanismo determinista (nexos entre causa e efeitos de um fenômeno);
Princípio segundo o qual todos os fenômenos da natureza estão
ligados entre si por rígidas relações de causalidade e leis universais que
excluem o acaso e a indeterminação, de tal forma que uma inteligência capaz de
conhecer o estado presente do universo necessariamente estaria apta tb. a
prever o futuro e reconstituir o passado.
-
Teoria da relatividade (Albert Einstein).
Tempo e espaço são relativos e estão profundamente
entrelaçados.
-
Princípio da incerteza (Werner Karl Heisenberg).
Não
existe a certeza de coisa alguma a 100%, ou seja, os acidentes acontecem e os
imponderáveis são uma certeza da vida.
Atividade:
Exercício 1: (UFF 2009)
O conceito de “Revolução Científica” envolve as novas concepções sobre a
natureza e os métodos de investigação das ciências naturais que predominam a
partir do século XVII. Assinale a opção que combina dois marcos da “Revolução
Científica”.
A) A teoria da evolução, de Charles Darwin, e o desenvolvimento da
tabela periódica dos elementos, por Dmitri Mendeleev.
B) A teoria do eletromagnetismo, de James Clerk Maxwell, e as leis da
hereditariedade, de Gregor Mendel.
C) A teoria geocêntrica de Ptolomeu e o teorema de Pitágoras.
D) A teoria atomística de Demócrito e a medicina científica de
Hipócrates.
E)
A teoria heliocêntrica de Nicolau Copérnico e a lei da gravitação universal, de
Isaac Newton.
Exercícios para o ENEM
1. (Unimontes 2010) A filosofia é a disciplina que permite que o
indivíduo tenha uma atitude de admiração. Por que admiração? Por que
estranhamento? Admiração é a categoria que nos possibilita tomar consciência da
nossa própria ignorância. Ignorância entendida aqui como ausência de
conhecimento. É essa categoria que estimula a abertura para o saber, o
conhecer. (PRATES, Admilson Eustáquio. O Fazer Filosófico.
Montes Claros: Unimontes, 2006.)
Aristóteles, no início da Metafísica, lembra-nos que, “Na verdade, foi
pela admiração que os homens começaram a filosofar tanto no princípio como
agora”.
Das afirmativas abaixo, assinale a correta.
a) A admiração conduz ao devaneio e à distância da filosofia.
b) A admiração liga-se aos sentidos e é falsa em sua origem.
c) A admiração é enganadora e confusa na constituição do
conhecimento.
d) A
admiração constitui possibilidade ímpar para o ato de filosofar.
2. (Ufsj 2010) “Galileu e seus sucessores, atirando
objetos de alturas para o solo, e fazendo rolar esferas sobre planos
inclinados, contrastavam nitidamente seus métodos com a anterior e habitual
especulação inspirada na Metafísica Aristotélica. Achavam-se, pois, abertamente
em jogo os procedimentos adequados para a elaboração do Conhecimento. E era
preciso não somente determinar esses procedimentos, mas trazer a sua
justificação e reeducar-se na condução dos novos métodos. Tanto mais que tais
métodos iam chocar-se em última instância com preconceitos profundamente
implantados em concepções tradicionais que traziam o poderoso selo de
convicções religiosas. As necessidades do momento levavam assim os homens de
pensamento a se deterem atentamente nos problemas do Conhecimento. O que, afora
as estéreis manipulações verbais a que se reduzira a Lógica formal clássica,
praticamente já não detinha a atenção de ninguém”.
Assinale a alternativa que expressa o problema central desse
fragmento de texto.
a) A
tentativa dos modernos em empreender uma nova metodologia para a Ciência e para
a Filosofia.
b) A iminente necessidade de se praticar uma Filosofia conduzida
por novos métodos e técnicas de aprimoramento da metafísica aristotélica.
c) A grande emergência de se fazer uma total integração da
Filosofia com a Ciência através de uma tentativa de equiparação dos seus
métodos.
d) A constatação de que a Filosofia passaria a assumir o
comprometimento com as questões relativas ao problema da retórica aristotélica
bem como do conhecimento teológico.
3. (Ufsj 2010) Assinale a alternativa CORRETA em
relação ao objeto da Filosofia.
a) O
objeto da Filosofia é, notadamente, o Conhecimento considerado em toda a sua
amplitude, a partir do processo da elaboração cognitiva, que é propriamente o
pensamento e a comunicação dessa atividade pensante.
b) A Filosofia tem por objeto a expressão de tudo o que pode o
Homem pensar.
c) O objeto de estudo da Filosofia é idêntico ao objeto de estudo
da Ciência, sendo que a sua convergência é orientada pelo método experimental
utilizado por ambos.
d) A Filosofia tem na Teoria do Conhecimento o seu objeto e a sua
mais ampla conceituação, uma vez que essa teoria é a expressão máxima de tudo o
que se pode entender por Filosofia.
TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Do
princípio do século XVII ao fim do século XVIII, 1o aspecto
geral do mundo natural 2alterou-se de tal forma que Copérnico
teria ficado pasmo. A revolução que ele iniciara desenvolveu-se tão rápido e de
modo tão amplo que não só a astronomia se transformou, mas também a física.
Quando isso aconteceu, dissolveram-se os últimos vestígios do universo
aristotélico. A matemática tornou-se uma ferramenta cada vez mais essencial
para as ciências físicas.
A
visão do universo adotada por Galileu — morto em 1642, ano do nascimento de
Isaac Newton — baseava-se na observação, na experimentação e numa generosa
aplicação da matemática. Uma atitude de certa forma diferente daquela adotada
por seu contemporâneo mais jovem, René Descartes,que começou a formular uma
nova concepção filosófica do universo, que viria a destruir a antiga visão
escolástica medieval.
Em
1687, Newton publicou os Principia, cujo impacto foi imenso. Em um
único volume, reescreveu toda a ciência dos corpos em movimento com uma
incrível precisão matemática. Completou o que os físicos do fim da Idade Média
haviam começado e que Galileu tentara trazer à realidade. As três leis do
movimento, de Newton, formam a base de todo o seu trabalho
posterior. Ronan Colin A.. História ilustrada da ciência: da
Renascença à revolução científica. São Paulo: Círculo do Livro, s/d,
p. 73, 82-3 e 99 (com adaptações).
4. (Unb 2010) Os trabalhos de Aristóteles e Galileu
representam dois momentos marcantes do desenvolvimento das ciências naturais no
Ocidente. Assinale a opção que sintetiza corretamente as contribuições de cada
um deles para a história da ciência.
a) Aristóteles produziu conhecimento acerca do universo de modo
empírico e experimental, ao passo que Galileu defendeu o uso da matemática como
ferramenta de descoberta, relegando a lógica a uso apenas argumentativo.
b) O
conhecimento de Aristóteles acerca do universo era especulativo, embasado na
lógica que ele mesmo criara, diferentemente do conhecimento de Galileu, que
defendia o uso da matemática como ferramenta de descoberta, relegando a lógica
a uso apenas argumentativo.
c) A despeito de diferenças quanto à percepção do universo, como
heliocêntrico ou geocêntrico, tanto Galileu quanto Aristóteles atribuíam à
lógica o poder de desvelar relações de causalidade entre os fenômenos naturais.
d) O conhecimento de Aristóteles acerca do universo era empírico, e
o de Galileu, contemplativo, diferindo ambos quanto ao grau de
manipulação dos fenômenos naturais na construção dos conceitos científicos.
5. (Ufmg 2008) Leia este fragmento de poema:
“E a nova Filosofia coloca tudo em dúvida,
O Elemento fogo é deixado de lado,
O sol está perdido, e também a Terra,
E nenhuma sabedoria humana é capaz de guiar essa busca.
E livremente os homens confessam que este mundo se esgotou,
Quando procuram nos Planetas e no Firmamento tanta novidade
Veem que tudo está de novo pulverizado em Átomos,
Tudo em pedaços, toda coerência se perdeu.”
DONNE, J. An Anatomy of the world (1611).
Nesse fragmento, John Donne, poeta inglês do século XVII, expressa sua
inquietação diante da dissolução do cosmos aristotélico por Copérnico. Com base
na leitura do poema e considerando outros conhecimentos sobre a revolução
científica do século XVII, explique a afirmação:“E a nova
Filosofia coloca tudo em dúvida...”
Gabarito:
1)
D;
2)
A;
3)
A;
4)
B;
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