sábado, 15 de agosto de 2015

AULA DE FILOSOFIA: CIÊNCIA NA HISTÓRIA



AS TRÊS PRINCIPAIS CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA
Racionalismo afirma que a ciência é um conhecimento racional dedutivo e demonstrativo como  a matemática, portanto, capaz de provar a verdade necessária universal de seus enunciados e resultados sem deixar qualquer duvida possível.
Empirista afirma que a ciência é uma interpretação dos fatos baseados em observações e experimentos que permitem estabelecer indução e que, ao serem completadas, oferecem a definição do objeto.
Construtivista   considera a ciência uma construção de modelos explicativos para a realidade e não uma representação da própria realidade.

São três exigências do seu ideal científico:
       Que haja coerência entre os princípios que orienta que orientam a teoria.      
       Que os modelos dos objetos sejam construídos com base na observação e na experimentação.  
       Que os resultados obtidos possam alterar os modelos construídos e também o princípio da teoria.

DIFERENÇAS ENTRE A CIÊNCIA ANTIGA E MODERNA
A ciência Antiga era uma ciência teorética, a técnica era um saber empírico, ligada as práticas necessárias à vida e nada tinha a oferecer à ciência nem a receber dela. 

A ciência Moderna nasce vinculada à ideia de intervir na Natureza, de conhecê-la para apropria-se dela, para controlá-la e dominá-la. A ciência moderna tornou-se inseparável da tecnologia.  

AS MUDANÇAS CIENTIFÍCAS
A primeira mudança se refere à passagem do racionalismo e empirismo ao construtivismo.
A segunda mudança refere-se a passagem da ciência antiga teorética, qualitativa – a ciência moderna tecnológica, quantitativa.

DESMITINDO A EVOLUÇÃO E O PROGRESSO CIENTÍFICO
Verificou-se, uma descontinuidade e uma diferença temporal entre as teorias científicas como consequência não de uma forma mais evoluída, mais progressiva ou melhor de fazer ciência, e sim como resultado de diferentes maneiras de conhecer e construir os objetos científicos, de elaborar os métodos e inventar tecnologias.

O  Campo das Ciências da Natureza
As ciências da Natureza estudam duas ordens de fenômenos:
·  Os físicos ou coisas;
·  Os vitais ou organismos vivos.

Subdivide-se em duas ciências:
Ø   Física: de que fazem parte a química, mecânica, óptica, acústica, astronomia, e o estudo dos sólidos, líquidos e gasosos;
Ø  Biologia: ramificada em fisiologia, botânica, zoologia, paleontologia, anatomia, genética e etc.

As ciências da natureza teve sua origem nas primeiras observações de grandes filósofos, e posteriormente nas observações controlada(experimentação).

A experimentação permite ao cientista formular hipóteses que podem ser:
Ø  Hipotético - indutivo;
Ø  Hipotético - dedutivo.
As ciências humanas
A expressão ciências humanas refere-se àquelas ciências que têm o próprio ser humano como objeto. Do século XV ao inicio do século XX, a investigação do humano realizou-se de três maneiras:

Período do humanismo: O humanismo não separa homem e Natureza, mas considera o homem um ser natural diferente dos demais, manifestando essa diferença como ser racional e livre, agente ético, político, técnico e artístico.

Período do positivismo: O homem como um ser social e propõe o estudo científico da sociedade: assim como há uma física da Natureza, deve haver uma física do social, a sociologia, que deve estudar os fatos humanos usando procedimentos, métodos e técnicas empregados pelas ciências da Natureza.

Período do historicismo: insiste na diferença profunda entre homem e Natureza e entre ciências naturais e humanas, chamadas por Dilthey de ciências do espírito ou da cultura.

Relativismo, marxismo, fenomenologia e estruturalismo
O marxismo permitiu compreender que os fatos humanos são historicamente determinados e que a historicidade, longe de impedir que sejam conhecidos, garante a interpretação racional deles e o conhecimento de suas leis.
A fenomenologia permitiu a definição e a delimitação dos objetos das ciências humanas
O estruturalismo permitiu uma metodologia que chega às leis dos fatos humanos, sem que seja necessário imitar ou copiar os procedimentos das ciências natural.

Os campos de estudo das ciências humanas
Psicologia: estudo das estruturas, do desenvolvimento das operações da mente humana
Sociologia: estudo das estruturas sociais: origem e forma das sociedades, tipos de organizações sociais, econômicas e políticas;
Economia: estudo das condições materiais (naturais e sociais) de produção e reprodução da riqueza, de suas formas de distribuição, circulação e consumo
Antropologia: estudo das estruturas ou formas culturais em sua singularidade ou particularidade, isto é, como diferentes entre si por seus princípios internos de funcionamento e transformação.
História: estudo das transformações das sociedades e comunidades como resultado e expressão de conflitos, lutas, contradições internas às formações sociais
Linguística: estudo das estruturas da linguagem como sistema dotado de princípios internos de funcionamento e transformação.
Psicanálise: estudo da estrutura e do funcionamento do inconsciente e de suas relações com o consciente.

Atividades:
1. Na sua opinião, se um conhecimento científico pode ser refutado com o passar do tempo, por que as opiniões dos cientistas tendem a ser mais valorizadas que as de outras pessoas na maioria das sociedades ocidentais contemporâneas? Haveria um endeusamento ou uma mitificação do cientista? Ou há uma boa razão para que isso ocorra. Justifique sua resposta.




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