O Distrito de Nazaré é uma localidade tradicional localizada na região do Baixo Rio Madeira, no Estado de Rondônia, Região Norte do Brasil e, portanto faz parte da chamada Amazônia Legal. Nesta paragens da região amazônica, a cultura e as tradições ribeirinhas sempre estiveram presente e passa de geração à geração. Um verdadeiro berço cultural que teve inicio com professor Manoel Maciel Nunes , uma verdadeira lenda, hoje lembrado, tanto pelas pessoas que o conheceram quanto pelas novas gerações que resinificaram seu legado a cada momento cultural vivenciada no local.
Um professor que verdadeiramente transformou a história do lugar pela sua capacidade de mobilizar a comunidade nos trabalhos que realizava, bem como pela sua determinação como docente preocupado pelo aprendizado teórico e pratico dos seus alunos. Em um momento em que as comunidades tradicionais não tinha voz nem politicas governamentais de fortalecimento, o professor Maciel, como era conhecido na região, atraia com suas atividades culturais multidões para ver, ouvir e aplaudir as realizações dos seus alunos, como: teatros, festas religiosas e culturais na qual toda a comunidade se envolvia.
Um profissional criativo que envolvia seus alunos e direcionava ao alcance dos seus objetivos. Dentre tantas realizações, na década de 1980, vendo a situação de dificuldade da população local que trabalhava de sol a sol e muitas vezes perdia a produção e não tinha outra fonte de renda para o sustento dos seus familiares, o professor Maciel planeou e pôs em funcionamento o que ele chamou de "Banco Financeiro Guri", um projeto que alem de educar financeiramente os alunos também ajudava a comunidade.
Muitos outros projetos foram desenvolvidos pelo Professor Maciel, que verdadeiramente tinha a cultura no sangue e soube particularmente educar e motivar seus alunos e seus familiares para a continuidade dessa honrosa e brilhante ação. Atualmente a sustentação cultural tem a frente o Instituto Minas Raízes, do qual as práticas culturais ribeirinhas da amazônia transcendem fronteiras, e são vista em todo o planeta.
Como se não bastasse a riqueza cultural produzida no local, Nazaré desponta ainda ainda como um verdadeiro paraíso ecológico natural, não tão somente por estar situada na área de amortecimento da Reserva Extrativista do Lago do Cuniã, mas pela sua própria natureza deslumbrante, seus lagos e igarapés, fauna e flora rica e diversa e a tão comentada nacionalmente, festa da melancia, realizada todos os anos no mês de agosto. Confira os videos: