sábado, 15 de agosto de 2015

AULA DE FILOSOFIA: PLATÃO


O pensamento Platônico é dividido em três períodos:

Socrático:
Buscou resgatar a imagem de Sócrates;
Ocorre a valorização da razão e da ética;
Diálogos em forma de aporia (nenhuma conclusão estabelecida).

Intermediário:
Filosofia baseada não somente em Período questões éticas / morais.
Formulação da teoria das ideias;
A reminiscência platônica;
Método dialético.

Maturidade:
Considerado o período de auto-crítica, maturidade platônica.
Identificação e antecipação dos pontos vulneráveis de sua teoria.

Para Platão: O MUNDO DAS IDEIAS (o conhecimento verdadeiro) é dividido hierarquicamente em:

MUNDO INTELIGÍVEL
Eterno e imutável
Onde reside a verdade
Responsável pelo mundo sensível
Mundo da razão = causa de tudo que existe
Verdade

MUNDO SENSÍVEL
Percebido pelos sentidos
 Universo material
Responsável pelo mundo sensível
Prevalecem as aparências = nos enganam
Opinião

Atividades em sala de aula:
1.      Explicar a concepção dualista platônica.

AULA DE FILOSOFIA: SOCIEDADE E FILOSOFIA


Sociedade (societas): associação amistosa com outros.
- Sistema de interações humanas que seguem um padrão cultural.

Sociedade (senso comum):
- Conjunto de cidadãos de um país (Ex: sociedade brasileira).
- Regras e instituições que orientam as relações entre as pessoas.

Definições sociológicas:
Karl Marx:
- Relações de produção – transformação do mundo pelo trabalho.
- Ideologias dominantes.
- Conflitos.
Emile Durkheim:
- Conjunto de normas, padrões de conduta e valores.
- Um todo harmônico.
- Coletivo.
Max Weber:
- Sistema de poder.
- Se constitui nas relações.
- Ação individual.

Sociedade – Estado – Organizações -Poder político.

Atividades: Leia o texto:
“Eu quero dizer que o mal [...] não tem profundidade, e que por esta mesma razão é tão terrivelmente difícil pensarmos sobre ele [...] O mal é um fenômeno superficial [...] Nós resistimos ao mal em não nos deixando ser levados pela superfície das coisas, em parando e começando a pensar, ou seja, em alcançando uma outra dimensão que não o horizonte de cada dia. Em outras palavras, quanto mais superficial alguém for, mais provável será que ele ceda ao mal.” (ARENDT, H. Carta a Grafton, apud ASSY, B. Eichmann, Banalidade do Mal e Pensamento em Hannah Arendt. In JARDIM, E.; BIGNOTTO, N. (org.). Hannah Arendt, diálogos, reflexões, memórias. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001. P. 145).

A partir da leitura desse trecho, redija um texto, argumentando a favor de ou contra esta afirmativa: “Para se prevenir do mal é preciso reflexão”.

Identifique as afirmações que podem ser consideradas noções de senso comum e as que constituem meras opiniões ou crenças pessoais.
a)      Toda criança de receber educação escolar.
b)      Os dias de chuva são belos.
c)      O cão é o melhor amigo do ser humano.
d)     Quanto maior a velocidade, maior o risco de acidentes.
e)      Os sorvetes de morango são os mais gostosos.
f)       Domingo é dia santo.
  
Responda a questão:
Que tipo de consciência se destaca na filosofia e no filosofar. Justifique.






segunda-feira, 10 de agosto de 2015

EDUCAÇÃO DE RESULTADOS

Há algum tempo o sistema educacional brasileiro impôs o que muitos especialistas do campo educacional chama de "educação de resultados". Tais resultados são mostrados todos os anos através dos Índices de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB. São resultados provenientes de vários modelos de avaliações realizadas durante o ano nos segmentos de ensino desenvolvido por cada unidade escolar.
Os resultados mostram a fraqueza do sistema educacional quanto ao desenvolvimento de politicas que possam alcançar a escola e os professor. Todos concordam que ha muito tempo a educação deixou de ser prioridade no país. Tal condição é vista todos os dias por aqueles que estão em sala de aula, inclusive pelos alunos que já não tem a mesma objetividade de antes, estão na escola para passar um tempinho fora de casa ou por imposição dos pais.
Não adianta, alvoroço depois que os resultados são divulgados, nem fazer pressão aos professores, pois só então se percebe alguma preocupação pelos gestores escolares.  Bons resultados devem ser buscados desde os primeiros dias do ano quando se começa o ano letivo, ou mesmo na perspectiva do desenvolvimento da cultura do estudo, não como alcance de bons resultados, mas como meio de melhorar sua própria qualidade de vida.
Acima de tudo, o sistema não contribui ultimamente, para melhorar a situação. A nível de país, então é que o problema aumenta. Como dizer que o Brasil não tem dinheiro para investir na educação se todos os dias prevalecem os noticiários de corrupção e desvios de dinheiro por aqueles que deveriam administrar tais recursos para proporcionar o bem estar do povo? Nada faz sentido, os discursos dos nossos governantes.
O fato é que em meio a correria de todos os dias, a sociedade parece imóvel ou finge que nada acontece. E o bonde vai passando...

sábado, 8 de agosto de 2015

AULA DE FILOSOFIA: TRANSITORIEDADE DAS TEORIAS CIENTIFICAS

Teoria cientifica: explica as regularidades entre os fenômenos
– compreensão ampla: explicar e prever.

Conhecimentos científicos de uma época não são inquestionavelmente certos, coerentes e infalíveis para todo o sempre.

Consenso entre os defensores da ciência;
-as teorias cientificas cumpre sua função de fornecer explicações dignas de confiança, bem fundada e sistemática para numerosos fenômenos.

Filosofia da ciência (epistemologia):
-estudo do método de investigação cientifica;
-classificação da ciência;
-natureza das teorias cientificas e sua capacidade de explicar a realidade;
-papel da ciência e sua utilização na sociedade.

Atividades práticas:
1.      Como você analisa o fato de que muitas teorias cientificas que reinaram absolutas foram mais tarde refutadas e substituídas por outras.

2.      Caracterize o que se entende hoje por ciência.






AULA DE FILOSOFIA – SOCRATES: A DIALÉTICA

Saber filosófico em praça pública – conversando com os jovens.

Demonstração de que era preciso:
-unir a vida concreta ao pensamento;
-unir o saber ao fazer;
-unir a consciência intelectual à consciência prática ou moral.

Concentração na problemática do ser humano.
-oposição ao relativismo quanto a moralidade
-uso da retórica para atingir interesses particulares.

Principal debate com os sofistas:
-fundamento ultimo para as interrogações humanas;
-essência do ser humano – alma – razão – eu consciente.

Ponto básico da filosofia socrática – o autoconhecimento.

Dialogo critico (dialética):
-refutação ou ironia;
-maiêutica.

Atividades;

  1. Faça uma análise crítica comparativa entre a filosofia de Sócrates e os sofistas.
  2. Pesquisa sobre a dialética socrática: refutação ou ironia e maiêutica.



AULA DE FILOSOFIA: CONSCIÊNCIA E FILOSOFIA

Ato de filosofar:
-Estranhamento, a dúvida e o questionamento por meio do diálogo.
-Fundado na consciência racional.

Consciência racional: senso crítico ou consciência crítica.

Senso comum:
-Crenças admitidas por determinado grupo social;
-Verdades absolutas.
-Sabedoria popular.
-Aglutinação acrítica de juízos.

O que caracteriza o senso comum: a falta de fundamentação;






Conhecimento e sabedoria:
-Lato sensu – percepção ou consciência que se tem de algo.
-Stricto sensu – consciência do que algo realmente é (verdade).

Atividades:
a)      Explique o que é senso comum.
b)      Estabeleça as diferenças entre conhecimento e sabedoria.



sábado, 1 de agosto de 2015

AULA DE FILOSOFIA 2: O MÉTODO E AS LEIS CIENTÍFICAS

PESQUISA: Conjunto de atividades orientadas para a busca de um determinado conhecimento.

A pesquisa cientifica se distingue de outra modalidade qualquer de pesquisa pelo método, pelas técnicas, por estar voltada para a realidade empírica e pela forma de comunicar o conhecimento obtido.

Atividade prática
Dividir os alunos em grupos de dois ou três. Cada grupo recebe um saco fechado de balas ou balões ou outros confeitos coloridos. Cada grupo de alunos escolherá uma pergunta sobre seu saco de doces que deseja que seja respondida. Exemplos de perguntas incluem "Quantos doces têm em cada saco?" ou "Quantos de cada cor têm no saco?". Os alunos vão adivinhar a resposta e depois abrir o saco para coletar dados. Cada grupo irá, então, partilhar a sua pergunta, hipótese e dados com a classe.

Compartilhar os resultados:
- Problema? (O que pesquisar) - Quantos doces há no saco?
- Hipótese? (Possível resultado) - Acredita-se que no saco há 20 doces.
- Método: Quantitativo
- Metodologia (como fazer) – coleta de dados (Passo a passo da pesquisa): Abrir o saco de balas; separar as balas por cores; Contar a quantidade de balas por cores;

- Conclusão (Divulgar o resultado) – Relatar o resultado encontrado.

Método científico é um conjunto de regras básicas para desenvolver uma experiência a fim de produzir novos conceitos, também corrigir e integrar conhecimentos já existentes.

Metodologia científica é o conjunto de técnicas e processos empregados para a pesquisa e a formulação de uma produção científica.