FONTE: http://ultimosegundo.ig.com.br/
Divulgação de ações sobre educação, meio ambiente e as novas tecnologias utilizadas no espaço escolar.
terça-feira, 18 de agosto de 2015
FILOSOFIA: TEMAS NAS PROVAS DO ENEM NOS ULTIMOS TRÊS ANOS
O
planejamento prévio dos estudos ainda é uma das formas mais eficazes de
preparação para a realização de provas. Ainda mais quando o exame
envolve uma série de conteúdos que devem ser dominados pelos candidatos.
E em uma prova como a do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) - que a
cada ano se torna cada vez mais abrangente -, o cada vez mais abrangente -, o candidato que planeja o direcionamento dos seus estudos tende a ter resultados ainda melhores.
segunda-feira, 17 de agosto de 2015
PORTO VELHO: CIDADE DAS OPORTUNIDADES NA AMAZÔNIA BRASILEIRA
Porto Velho é um município brasileiro
e capital do Estado de Rondônia. Situada na margem à leste do Rio Madeira, na
Região Norte do Brasil. Foi fundada pela empresa americana Madeira Mamoré
Railway Company em 4 de julho de 1907, durante a construção da Estrada de Ferro
Madeira-Mamoré, comandada pelo magnata norte-americano Percival Farquhar.
Em 2 de outubro de 1914 foi
legalmente criada como um município do Amazonas, transformando-se em capital do
Estado de Rondônia em 1943, quando criou-se o Território Federal do Guaporé.
Com uma população de 494.013
habitantes (Estimativa IBGE 2013), é o município mais populoso do Estado de
Rondônia, o quarto mais populoso da Região Norte, atrás de Manaus, Belém e
Ananindeua, e o mais populoso município da Região fora do eixo Amazonas-Pará.
Entre todos os municípios
brasileiros, é o 45° mais populoso em 2013, figurando no mesmo ano como a 21ª
capital estadual do país com mais habitantes. Se destaca também por ser a
capital brasileira com maior área territorial, estendendo-se por pouco mais de
34 mil km² (sendo mais extenso que países como Bélgica e Israel), sendo também
o mais populoso município fronteiriço do Brasil (e a única capital inserida
nesse contexto), além de ser, ao lado de Rio Branco e Teresina, a única capital
estadual que faz fronteira com municípios de outro estado brasileiros.
É a única capital estadual que faz
fronteira com outro país, a Bolívia. Em termos econômicos, a cidade detém o
quarto maior PIB da Região Norte, depois de Manaus, Belém e Parauapebas, além
de ser atualmente a capital estadual que mais cresce economicamente no país,
com crescimento do PIB em 30,2% no ano de 2009. Em 2010, o PIB de Porto Velho
foi estimado em R$7,5 bilhões, segundo o IBGE, respondendo por cerca de 1/3 do
PIB de Rondônia naquele ano.
Geografia
A capital rondoniense se localiza na parte oeste da Região Norte do Brasil, na área abrangida pela Amazônia Ocidental no Planalto Sul-Amazônico, uma das parcelas do Planalto Central Brasileiro.
A capital rondoniense se localiza na parte oeste da Região Norte do Brasil, na área abrangida pela Amazônia Ocidental no Planalto Sul-Amazônico, uma das parcelas do Planalto Central Brasileiro.
Hidrografia
Porto Velho está localizada na Bacia do Rio Amazonas. O Rio Madeira é o principal rio que banha o município, vindo do sul da Bolívia.
Porto Velho está localizada na Bacia do Rio Amazonas. O Rio Madeira é o principal rio que banha o município, vindo do sul da Bolívia.
Os principais rios são: Rio Madeira
(principal braço direito do Rio Amazonas): banha Porto Velho, possui grande
quantidade de ouro em seu leito e até pouco tempo, na época da vazante,
abrigava 30 000 garimpeiros. Seu curso é dividido em dois níveis: Alto Madeira,
trecho das cachoeiras e corredeiras, e o Baixo Madeira.
Dois lagos se destacam pela sua
importância biológica: Lago do Cuniã, com 104.000 hectares, na reserva
biológica de Cuniã, e Lago Belmont, no rio Madeira. O rio tem pesca abundante,
destacando-se os seguintes peixes: piraíba, jaú, dourado, caparari, surubim,
pirara, piramutaba, tambaqui, tucunaré, jatuarana, pacu, pirapitinga, curimatá,
a piranha preta e o terrível candiru.
Rio Abunã (afluente da margem direita
do rio Madeira): faz a delimitação da fronteira entre Brasil e Bolívia, banha o
distrito de Fortaleza do Abunã e nasce no Acre. Rio Mutum-Paraná. Rio
Jacy-Paraná. Rio Candeias do Jamari. Rio Ji-Paraná ("Rio Machado").
Clima
O clima predominante é o tropical superúmido, de transição entre clima semiúmido da Região Centro-Oeste e o equatorial predominante na Região Norte. É caracterizado por ser muito quente, mas mesmo assim provido de bastante umidade, com uma estação seca que dura cerca de três meses, entre junho e agosto.
O clima predominante é o tropical superúmido, de transição entre clima semiúmido da Região Centro-Oeste e o equatorial predominante na Região Norte. É caracterizado por ser muito quente, mas mesmo assim provido de bastante umidade, com uma estação seca que dura cerca de três meses, entre junho e agosto.
A temperatura média anual é de 25,6
ºC, sendo setembro o mês mais quente (26,2 ºC e julho o mais frio (24,6 ºC), e
ao mesmo tempo o mais seco (24 mm). O mês mais chuvoso do ano é de janeiro (321
mm), e a precipitação média anual ultrapassa 2.000 milímetros.
Com 156 dias de chuva por ano em
média, a umidade do ar é relativamente elevada durante o ano todo, com médias
acima dos 80 %,e o tempo médio de insolação é de aproximadamente 2.000 horas
por ano, variando desde apenas 98 horas em fevereiro até 260 horas em julho.
Segundo o Instituto Nacional de
Meteorologia (INMET), referentes ao período entre 1961 e 1990, a menor
temperatura registrada em Porto Velho foi de 7,4 °C em julho de 1975,e a maior
atingiu 40,9 °C em 16 de agosto de 1969.O maior acumulado de precipitação
(chuva) em 24 horas foi de 157,6 milímetros em 15 de outubro de 1979.
Fonte das imagens: https://www.google.com.br/search?q=imagem+de+porto+velho
sábado, 15 de agosto de 2015
A Teoria do Deslocamento das Massas
Quando esta teoria foi apresentada pela primeira vez pelo
prof. Charles Hapgood, a comunidade científica não se manifestou, com uma
notável excessão: Albert Einstein. Em sua teoria, o prof. Hapgood propôs que em
certos períodos de tempo, toda a crosta terrestre poderia se movimentar, como
uma casca solta de laranja. Isto explicaria o desaparecimento de civilizações
como a Atlântida e a Lemúria. Segundo Einstein, "…não se pode duvidar que
ocorreram deslocamentos significativos da crosta terrestre repentinamente, em
curto período de tempo."
O professor, para elaborar sua teoria, se baseou em fatos
aceitos. Antes existia a Pangéia, depois os continentes foram se separando e
temos a formação de hoje. Mas ainda não acabou. Os continentes continuam se
movimentando. Isto é possível porque a crosta terrestre "flutua" em
uma camada semi-líquida. O elo final para a teoria de Hapgood veio com o
descobrimento, em 1977, de um mamute congelado, perfeitamente preservado, no
norte da Sibéria, o qual culminou no descobrimento de milhares de espécies de
grandes mamíferos nestas condições tanto no norte da Sibéria como no norte do
Canadá.
Por quê elo final? Primeiro porque foram achados, em seu
estômago, vegetais de clima quente. Segundo, que estes vegetais não estavam
digeridos, o que sugere uma morte súbita. Terceiro, é que para se congelar
animais deste porte de uma maneira que, estes se mantivessem preservados de uma
maneira tão fabulosa, seria necessário que estes animais tivessem sido expostos
a um frio muito intenso, repentinamente (ver caso do Mamute Congelado).
Hoje esta teoria já é aceita. De acordo com ela, houve, ha
cerca de 12 mil anos atrás, um deslocamento da crosta terrestre, a qual se
moveu em torno de 3,6 mil quilômetros. Com este deslocamento, a Antártida foi
englobada pela zona polar, enquanto que, ao mesmo tempo, a América do Norte foi
liberada do Círculo Polar se tornando área temperada.
Hapgood documentou deslocamentos ocorridos nos últimos 100
mil anos. Acredita-se que estes ocorram a cada 41 mil anos. O último ocorreu ha
11,5 mil anos atrás, portanto o próximo deve ser esperado para daqui a 29,5 mil
anos. De acordo com Hapgood, este movimento repentino da crosta se deve ao
acúmulo de gelo nas calotas terrestres. Depois de milhares de anos acumulando
gelo, chegando a uma espessura de até 3,6 quilômetros, há um desequilíbrio no
globo, ocasionando o deslocamento das massas. O gelo se desloca, arrastando
consigo a crosta externa e os continentes em um bloco, para novas posições.
Com isso, as calotas polares alcançam um clima mais quente
e começam a derreter, enquanto que as terras de clima temperado vão para
regiões polares nas quais congelam e acumulam gelo.
Cálculos realizados ha poucos anos, indicam que a crosta
poderia ter alcançado, em seu movimento, uma velocidade aproximada de 70 km/h
(setenta quilômetros por hora).
Se a teoria do prof. Charles Hapgood estiver correta, poderia explicar dentre outras coisas, o desaparecimento de continentes inteiros como a Atlântida.
Se a teoria do prof. Charles Hapgood estiver correta, poderia explicar dentre outras coisas, o desaparecimento de continentes inteiros como a Atlântida.
Fonte: http://www.itajaionline.com.br/index.php?gs=enigma/05
AULA DE FILOSOFIA: CIÊNCIA NA HISTÓRIA
AS
TRÊS PRINCIPAIS CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA
Racionalismo afirma que a
ciência é um conhecimento racional dedutivo e demonstrativo como a matemática, portanto, capaz de provar a
verdade necessária universal de seus enunciados e resultados sem deixar
qualquer duvida possível.
Empirista afirma que a
ciência é uma interpretação dos fatos baseados em observações e experimentos
que permitem estabelecer indução e que, ao serem completadas, oferecem a
definição do objeto.
Construtivista considera a ciência uma construção de modelos
explicativos para a realidade e não uma representação da própria realidade.
São três exigências
do seu ideal científico:
● Que haja coerência entre os princípios que orienta que orientam a
teoria.
● Que os modelos dos objetos sejam construídos com base na observação e na
experimentação.
● Que os resultados obtidos possam alterar os modelos construídos e também
o princípio da teoria.
DIFERENÇAS
ENTRE A CIÊNCIA ANTIGA E MODERNA
A
ciência Antiga era uma ciência teorética, a técnica era um saber empírico,
ligada as práticas necessárias à vida e nada tinha a oferecer à ciência nem a
receber dela.
A
ciência Moderna nasce vinculada à ideia de intervir na Natureza, de conhecê-la
para apropria-se dela, para controlá-la e dominá-la. A ciência moderna
tornou-se inseparável da tecnologia.
AS
MUDANÇAS CIENTIFÍCAS
A primeira mudança se refere à
passagem do racionalismo e empirismo ao construtivismo.
A segunda mudança refere-se a
passagem da ciência antiga teorética, qualitativa – a ciência moderna
tecnológica, quantitativa.
DESMITINDO
A EVOLUÇÃO E O PROGRESSO CIENTÍFICO
Verificou-se,
uma descontinuidade e uma diferença temporal entre as teorias científicas como
consequência não de uma forma mais evoluída, mais progressiva ou melhor de
fazer ciência, e sim como resultado de diferentes maneiras de conhecer e
construir os objetos científicos, de elaborar os métodos e inventar
tecnologias.
O Campo das Ciências da Natureza
As
ciências da Natureza estudam duas ordens de fenômenos:
· Os físicos ou
coisas;
· Os vitais ou
organismos vivos.
Subdivide-se em
duas ciências:
Ø Física: de que fazem parte a química,
mecânica, óptica, acústica, astronomia, e o estudo dos sólidos, líquidos e
gasosos;
Ø Biologia:
ramificada em fisiologia, botânica, zoologia, paleontologia, anatomia, genética
e etc.
As
ciências da natureza teve sua origem nas primeiras observações de grandes
filósofos, e posteriormente nas observações controlada(experimentação).
A
experimentação permite ao cientista formular hipóteses que podem ser:
Ø Hipotético -
indutivo;
Ø Hipotético -
dedutivo.
As
ciências humanas
A
expressão ciências humanas refere-se àquelas ciências que têm o próprio
ser humano como objeto. Do século XV ao inicio do século XX, a investigação do
humano realizou-se de três maneiras:
Período
do humanismo:
O humanismo não separa homem e Natureza, mas considera o homem um ser natural
diferente dos demais, manifestando essa diferença como ser racional e livre,
agente ético, político, técnico e artístico.
Período
do positivismo: O
homem como um ser social e propõe o estudo científico da sociedade: assim
como há uma física da Natureza, deve haver uma física do social, a sociologia,
que deve estudar os fatos humanos usando procedimentos, métodos e técnicas
empregados pelas ciências da Natureza.
Período
do historicismo:
insiste na diferença profunda entre homem e Natureza e entre ciências naturais
e humanas, chamadas por Dilthey de ciências do espírito ou da cultura.
Relativismo,
marxismo, fenomenologia e estruturalismo
O marxismo permitiu compreender que os fatos humanos
são historicamente determinados e que a historicidade, longe de impedir que
sejam conhecidos, garante a interpretação racional deles e o conhecimento de
suas leis.
A fenomenologia permitiu a definição e a delimitação
dos objetos das ciências humanas
O estruturalismo permitiu uma metodologia que chega
às leis dos fatos humanos, sem que seja necessário imitar ou copiar os
procedimentos das ciências natural.
Os
campos de estudo das ciências humanas
Psicologia: estudo das estruturas, do desenvolvimento das operações da mente humana
Sociologia: estudo das estruturas sociais: origem e forma das sociedades, tipos de
organizações sociais, econômicas e políticas;
Economia: estudo das condições materiais (naturais e sociais) de produção e
reprodução da riqueza, de suas formas de distribuição, circulação e consumo
Antropologia: estudo das estruturas ou formas culturais em sua singularidade ou
particularidade, isto é, como diferentes entre si por seus princípios internos
de funcionamento e transformação.
História: estudo das transformações das sociedades e comunidades como resultado e
expressão de conflitos, lutas, contradições internas às formações sociais
Linguística: estudo das estruturas da linguagem como sistema dotado de princípios
internos de funcionamento e transformação.
Psicanálise: estudo da estrutura e do funcionamento do inconsciente e de suas
relações com o consciente.
Atividades:
1. Na sua opinião, se um conhecimento científico pode ser refutado com o passar do tempo, por que as opiniões dos cientistas tendem a ser mais valorizadas que as de outras pessoas na maioria das sociedades ocidentais contemporâneas? Haveria um endeusamento ou uma mitificação do cientista? Ou há uma boa razão para que isso ocorra. Justifique sua resposta.
Atividades:
1. Na sua opinião, se um conhecimento científico pode ser refutado com o passar do tempo, por que as opiniões dos cientistas tendem a ser mais valorizadas que as de outras pessoas na maioria das sociedades ocidentais contemporâneas? Haveria um endeusamento ou uma mitificação do cientista? Ou há uma boa razão para que isso ocorra. Justifique sua resposta.
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