domingo, 7 de junho de 2015

A POLITICA



Política:
-Arte ou ciência de governar
-Arte ou ciência da organização, direção e administração de nações ou Estados; ciência política.

A filosofia política pode ser definida como a reflexão filosófica sobre a melhor forma de organizar nossa vida coletiva.

Aristóteles:
-Política é a continuação da ética (aplicada a vida pública).
- O homem é por natureza um animal social e político.

Conceito grego de política: esfera de realização do bem comum.

Norberto Bobbio: (conceito moderno).
Política está estreitamente ligada ao poder.

Fenômeno do poder
Poder: capacidade de fazer os demais realizarem aquilo que queremos (Bertrand Russel).

Categorias do poder:
-Do ser humano sobre a natureza;
-Do ser humano sobre outros seres humanos – poder social.

Questões:
Fazer resumo conceituado sobre as formas de poder





PENSADORES DE HELEIA



Escola de Eleia: Forma de reflexão da realidade opositora da reflexão fisicista de Mileto como ao mobilismo de Heráclito.

Parmênides – o ar.
Equivoco conceder importância aos dados dos sentidos.
Contraditório buscar a essência naquilo que não é essencial, que não permanece.
Razão e não os sentidos – existe o ser (o ser é e o não ser não é).

O ser é o arché.
Princípio da identidade – A=A.

Dois caminhos para a compreensão da realidade:
- a verdade – razão, essência.
- a opinião – aparência enganosa.
Reflexão sobre o ser constituíram os primeiros passos da ontologia e da lógica.

Questões:
  1. Resumir
a)      Zenão de Hileia
- Quem foi.
- Descrever sua discussão sobre a noção de movimento.


A CONSCIÊNCIA



Entendimento da consciência
Consciência de si, do que pensa, sente e faz, do tempo, do mundo, e dos outros.

Consciência:
Fenômeno ligado à mente, esfera em que ocorrem diversos processos psíquicos, especialmente o conhecimento.

A consciência caracteriza o ser humana – permite estar no mundo com saber.

Capacidade de pensar – base para as grandes criações humanas como:
-ética, direito, arte, a ciência e a filosofia.

Estar consciente – ato de conhecer, sentir.

No processo de conhecer – a consciência é:
- padrão mental entre o sentimento de si e o objeto.

Questões:
Descrever o conceito de consciência.



O PLANETA NÃO PODE ESPERAR

Há algum tempo li um artigo postado na internet sobre o desequilíbrio ecológico que me chamou a atenção por enfatizar o meio ambiente com o cotidiano das pessoas. Evidências em todo o planeta quanto a escassez de matérias-primas, a extinção de espécies da fauna e da flora nos deixa perplexos e preocupados quanto a sobrevivência do planeta e a consequência manutenção da vida. Na verdade, para o planeta, as transformações são perfeitamente lógicas e aceitáveis quando pensamos na teoria da evolução das espécies. Para os seres humanos é o fim da sua existência.
A poluição acelerada em todas as partes do mundo, a ganância do homem pelo poder e a permanente exploração dos recursos da Terra estão levando o planeta a sua extinção.  O progresso das nações está diretamente relacionado à exploração e devastação da terra em todos os sentidos. O pior de tudo, é que a humanidade parece não estar nem aí para as evidências que a natureza mostra todos os dias. É a lei d física, “toda ação gera um reação”.
O entendimento da humanidade de transformar danificando as paisagens naturais, desmatar as florestas justificando a necessidade de aumentar a produção e proporcionar qualidade de vida as pessoas, acaba por destruir o habitat de muitos animais, interfere diretamente na mudança do clima e acaba comprometendo a sua própria sobrevivência.
De nada adianta controlar a taxa de natalidade para não colocar a sobrevivência do país em risco, como fez a alguns anos a China. Se a população toda a população não se conscientizar de que o planeta é a sua casa. E, como um lugar comum, todos precisam cuidar para manter-se em harmonia, sabendo que suas ações interferem diretamente na vida e no bem estar dos outros.
Além do acelerado processo de destruição da natureza motivado pelo aumento do processo de industrialização, o desperdício é outro fator que contribui para o desequilíbrio ambiental em todas as partes doo mundo. A produção em massa de produtos descartáveis ou feitos para durarem pouco, para estimular o consumismo e alimentar as leis do capitalismo acabam por, de forma silenciosa, modificar o nosso estilo vida, na medida em que o mais prejudicado é o próprio planeta.

 
O fato é que as pessoas não pensam para onde vai todo este lixo produzido pela humanidade. O ser humano produz, mas não reflete sobre o que fazer com os resíduos produzidos e, desta maneira, vai sobrecarregando o planeta de lixo e poluição. Os mares, lagos e rios estão virando depósitos de detritos. As doenças respiratórias estão aumentando, a cada ano, crianças nascendo com problemas pulmonares e ficando doentes com facilidade.
Conservantes, pesticidas e toda forma de produtos químicos utilizados na produção de alimentos gerando doenças, alergias e diversos problemas de saúde para adultos e crianças que os consomem, também interferem na dinâmica do planeta, uma vez que acabam por matar animais, insetos e as pragas causando desiquilíbrio ecológico.

 
Isso tudo nos leva a fazer indagações sobre os valores humanos, a fé e a moral. A final, a humanidade parece ter perdido o senso de valorização, inclusive da própria vida do seu semelhante. É o caos do seu próprio egoísmo e produzir e crescer a qualquer custo, mesmo se isso custe a vida das pessoas. O fato é que atualmente, sobra ambição nas pessoas e falta inteligência. A vida do planeta segue o seu curso, criando e recriando, só nos resta saber até quando. A certeza é que o planeta não pode esperar, e por consequência a vida também não.

domingo, 31 de maio de 2015

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO SÉCULO 21

O século 21, entre tantas questões em evidência, questões que dão destaque a existência humana, o meio ambiente aparece como um tema largamente discutido. O motivo de tanto alvoroço em torno dessa temática são as perceptíveis questões relacionada a natureza que todos os dias vemos e ouvimos. Atualmente, com mais de seis bilhões de habitantes, o nosso planeta começa a dar sinais inconfundíveis de que a pressão de nossas atividades cotidianas não é mais absorvida sem nenhuma consequência. As alterações violentas nos regimes sazonais, o derretimento das calotas polares, o buraco na camada de ozônio, a extinção de espécies, a poluição de rios e mares, o acúmulo de lixo e o desmatamento indiscriminado estão aí para quem quiser ver.
A escola, local constituído institucionalmente para a apreensão e disseminação do conhecimento, apesar dos seus limites também passa a dar sinais de que esse é um tema relevante e portanto, não pode passar despercebido nas suas atividades pedagógicas cotidianas. No entanto, nota-se que no momento em que tantas instituições dão passos significativos direcionados para a conscientização sobre a necessidade do cuidado com o meio ambiente, a escola dorme e apenas sonha com novas ações sem a pratica necessária que a sociedade espera.
Não se pode negar a dificuldade de executar ações ligadas a educação ambiental no ambiente escolar, pois muitas escolas carregadas com suas ações sequer admite novas ações no seu currículo. O Brasil, sem dúvida, o pais que já realizou as melhores ações sobre a temática ambiental editou em 1999, a lei nº 9.795, conhecida como Política Nacional de Educação Ambiental com o objetivo de disseminar e tornar conhecidas as questões ambientais. A lei parece não ter sido reconhecida pela sociedade, pois as escolas que deveriam ser o sustentáculo para a disseminação do referido documento, em muitos casos priorizam ações que pouco sentido faz a vida dos alunos.
O fato é que um assunto com tanta relevância, e que está diretamente relacionado com a vida das pessoas está ficando relegado ao esquecimento uma vez que a degradação ambiental continua em ritmos acelerado. Hoje se perguntar nas escolas brasileiras para alunos e professores se conhecem a Lei nº 9795/99, tantos professores e alunos talvez nem saiba que a mesma existe. Essa é a escola do século 21.