No período de 27 a 31 de agosto de 2012 foi realizado pela Secretaria de Estado da Educação de Rondônia, no Município de Ouro Preto do Oeste, um fórum com a participação de instituições governamentais, professores e lideranças indígenas com o objetivo de apresentar uma proposta de implantação do Ensino Médio nas Escolas Indígenas.
Em Rondônia, atualmente apenas a Escola Kiowã, localizada na Terra Indígena Karitiana oferece o ensino médio aos seus alunos. Iniciado no ano de 2011, o atendimento ainda é feito com muita dificuldade devido a falta de professores para as áreas de ciências exatas.
A oferta do Ensino Médio nas Terras Indígenas é uma necessidade urgente que começa a ganhar forma com o apoio do Estado que reconhece o direito constitucional de oferecer educação escolar de qualidade aos povos indígenas, assim como os demais serviços básicos que possa proporcionar uma melhor qualidade de vida aos habitantes de comunidades tradicionais.
O fórum mostrou que as comunidades indígenas aspiram à implantação de um ensino médio que possa desenvolver nos alunos habilidades especificas e técnicas que lhes proporcione a sustentabilidade social, cultural e econômica do território. Um ensino que respeite sua cultura, voltado para o desenvolvimento de pesquisas sem deixar de lado os conhecimentos gerais ensinado nas escolas urbanas.
Concluíram por um ensino médio de quatro anos, que deverá começar a ser implantado de forma gradativa, a partir do ano de 2013, nas escolas que possuem estrutura física, pedagógica e demanda de alunos. Um desafio, para o Estado de Rondônia e uma necessidade urgente para os povos indígenas que somente agora vêem seus direitos educacionais serem reconhecidos.